Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17139
Resumo: A área de pedagogia corporativa é um campo considerado relativamente novo seja no debate teórico seja na prática da formação universitária. Esta monografia teve como problema discorrer sobre a atuação do profissional de pedagogia em ambientes corporativos, seus limites e possibilidades e buscou esclarecer e mostrar a atuação do pedagogo em empresas, em específico na Transpetro. Buscou-se mostrar que o papel do pedagogo ultrapassa os limites do muro da escola e se faz muito importante dentro de uma organização empresarial. A metodologia se deu através de análise documental, análise bibliográfica e entrevistas realizadas com duas pedagogas atuantes na Transpetro. Em relação à atuação em ambientes corporativos, acreditamos que o Pedagogo tem um papel essencial e de grande responsabilidade no sentido de transformação de pessoas e, consequentemente do ambiente em que estão inseridos. Consideramos que o Pedagogo possui grandes possibilidades de atuação nas empresas, trabalhando em conjunto com outros profissionais, possibilitando que o processo de desenvolvimento e treinamento de pessoas tragam melhores resultados. É notório o diferencial que o Pedagogo traz para as organizações empresariais por oportunizar propostas educativas que vão ao/de encontro aos fundamentos e propósitos das empresas, valorizando as pessoas e a aquisição de novas aprendizagens. Seu papel, portanto, está ligado às ações que contemplem a aprendizagem, com o objetivo de alinhar os talentos dos colaboradores com as estratégias das empresas. O que se pode pontuar é que, em decorrência da sua formação, de seus saberes específicos, voltados para a formação dos sujeitos, para humanização e a emancipação do homem, o pedagogo tem condições de atuar com competência em uma empresa. Por mais que não tenha uma definição exata das atribuições de um pedagogo na empresa, existem várias possibilidades de atuação.
id UFRJ_fd40d9fdfcf4a8ab3afd2d5526db0e60
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17139
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivasEducação corporativaPedagogosFormação e capacitação de recursos humanosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEA área de pedagogia corporativa é um campo considerado relativamente novo seja no debate teórico seja na prática da formação universitária. Esta monografia teve como problema discorrer sobre a atuação do profissional de pedagogia em ambientes corporativos, seus limites e possibilidades e buscou esclarecer e mostrar a atuação do pedagogo em empresas, em específico na Transpetro. Buscou-se mostrar que o papel do pedagogo ultrapassa os limites do muro da escola e se faz muito importante dentro de uma organização empresarial. A metodologia se deu através de análise documental, análise bibliográfica e entrevistas realizadas com duas pedagogas atuantes na Transpetro. Em relação à atuação em ambientes corporativos, acreditamos que o Pedagogo tem um papel essencial e de grande responsabilidade no sentido de transformação de pessoas e, consequentemente do ambiente em que estão inseridos. Consideramos que o Pedagogo possui grandes possibilidades de atuação nas empresas, trabalhando em conjunto com outros profissionais, possibilitando que o processo de desenvolvimento e treinamento de pessoas tragam melhores resultados. É notório o diferencial que o Pedagogo traz para as organizações empresariais por oportunizar propostas educativas que vão ao/de encontro aos fundamentos e propósitos das empresas, valorizando as pessoas e a aquisição de novas aprendizagens. Seu papel, portanto, está ligado às ações que contemplem a aprendizagem, com o objetivo de alinhar os talentos dos colaboradores com as estratégias das empresas. O que se pode pontuar é que, em decorrência da sua formação, de seus saberes específicos, voltados para a formação dos sujeitos, para humanização e a emancipação do homem, o pedagogo tem condições de atuar com competência em uma empresa. Por mais que não tenha uma definição exata das atribuições de um pedagogo na empresa, existem várias possibilidades de atuação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJAmaral, Daniela Patti doMoehlecke, SabrinaSouza, Marta Lima deOliveira, Gabriela Ribeiro de2022-06-10T20:16:07Z2023-12-21T03:08:53Z2022-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Gabriela Ribeiro de. Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/17139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17139Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
title Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
spellingShingle Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
Oliveira, Gabriela Ribeiro de
Educação corporativa
Pedagogos
Formação e capacitação de recursos humanos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
title_short Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
title_full Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
title_fullStr Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
title_full_unstemmed Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
title_sort Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
author Oliveira, Gabriela Ribeiro de
author_facet Oliveira, Gabriela Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Daniela Patti do
Moehlecke, Sabrina
Souza, Marta Lima de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriela Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação corporativa
Pedagogos
Formação e capacitação de recursos humanos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
topic Educação corporativa
Pedagogos
Formação e capacitação de recursos humanos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
description A área de pedagogia corporativa é um campo considerado relativamente novo seja no debate teórico seja na prática da formação universitária. Esta monografia teve como problema discorrer sobre a atuação do profissional de pedagogia em ambientes corporativos, seus limites e possibilidades e buscou esclarecer e mostrar a atuação do pedagogo em empresas, em específico na Transpetro. Buscou-se mostrar que o papel do pedagogo ultrapassa os limites do muro da escola e se faz muito importante dentro de uma organização empresarial. A metodologia se deu através de análise documental, análise bibliográfica e entrevistas realizadas com duas pedagogas atuantes na Transpetro. Em relação à atuação em ambientes corporativos, acreditamos que o Pedagogo tem um papel essencial e de grande responsabilidade no sentido de transformação de pessoas e, consequentemente do ambiente em que estão inseridos. Consideramos que o Pedagogo possui grandes possibilidades de atuação nas empresas, trabalhando em conjunto com outros profissionais, possibilitando que o processo de desenvolvimento e treinamento de pessoas tragam melhores resultados. É notório o diferencial que o Pedagogo traz para as organizações empresariais por oportunizar propostas educativas que vão ao/de encontro aos fundamentos e propósitos das empresas, valorizando as pessoas e a aquisição de novas aprendizagens. Seu papel, portanto, está ligado às ações que contemplem a aprendizagem, com o objetivo de alinhar os talentos dos colaboradores com as estratégias das empresas. O que se pode pontuar é que, em decorrência da sua formação, de seus saberes específicos, voltados para a formação dos sujeitos, para humanização e a emancipação do homem, o pedagogo tem condições de atuar com competência em uma empresa. Por mais que não tenha uma definição exata das atribuições de um pedagogo na empresa, existem várias possibilidades de atuação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-10T20:16:07Z
2022-01-06
2023-12-21T03:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Gabriela Ribeiro de. Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/17139
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gabriela Ribeiro de. Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/17139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456029877469184