UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Raphael Miranda Saavedra de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5808
Resumo: Análise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização.
id UFRJ_ff769e29c6b523397258a9f35059b03f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5808
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling UFC na televisão: a popularização do MMA no BrasilJornalismo esportivoArtes marciaisTelevisãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnálise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFernandez Júnior, Fernando Ewertonhttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199Nóra, Gabrielahttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Paula, Raphael Miranda Saavedra de2018-11-23T17:16:34Z2023-12-21T03:05:45Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/5808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5808Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
title UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
spellingShingle UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
Paula, Raphael Miranda Saavedra de
Jornalismo esportivo
Artes marciais
Televisão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
title_full UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
title_fullStr UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
title_full_unstemmed UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
title_sort UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
author Paula, Raphael Miranda Saavedra de
author_facet Paula, Raphael Miranda Saavedra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
http://lattes.cnpq.br/7356730160050199
Nóra, Gabriela
http://lattes.cnpq.br/9743115177041525
Refkalefsky, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Raphael Miranda Saavedra de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo esportivo
Artes marciais
Televisão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Jornalismo esportivo
Artes marciais
Televisão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Análise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
2018-11-23T17:16:34Z
2023-12-21T03:05:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/5808
identifier_str_mv PAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/5808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455962059767808