UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5808 |
Resumo: | Análise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização. |
id |
UFRJ_ff769e29c6b523397258a9f35059b03f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5808 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
UFC na televisão: a popularização do MMA no BrasilJornalismo esportivoArtes marciaisTelevisãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnálise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFernandez Júnior, Fernando Ewertonhttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199Nóra, Gabrielahttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Paula, Raphael Miranda Saavedra de2018-11-23T17:16:34Z2023-12-21T03:05:45Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/5808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5808Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
spellingShingle |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil Paula, Raphael Miranda Saavedra de Jornalismo esportivo Artes marciais Televisão CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title_full |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title_fullStr |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title_full_unstemmed |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
title_sort |
UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil |
author |
Paula, Raphael Miranda Saavedra de |
author_facet |
Paula, Raphael Miranda Saavedra de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandez Júnior, Fernando Ewerton http://lattes.cnpq.br/7356730160050199 Nóra, Gabriela http://lattes.cnpq.br/9743115177041525 Refkalefsky, Eduardo http://lattes.cnpq.br/9511577097026908 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Raphael Miranda Saavedra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo esportivo Artes marciais Televisão CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Jornalismo esportivo Artes marciais Televisão CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Análise do processo de popularização que o MMA sofreu no Brasil nos últimos anos, mais precisamente depois que a Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, passou a exibir alguns eventos organizados pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em sua grade. Para tanto, é traçado um histórico do vale-tudo desde o seu início, com a Família Gracie no século XX, passando pelas primeiras tentativas de misturar diferentes artes marciais, até a criação do Mixed Martial Arts (MMA), conceito que engloba o esporte atualmente. Durante o trabalho, são analisados como a criação de ídolos foi importante para popularizar o esporte no Brasil, como Hélio Gracie, o primeiro grande lutador do país, e depois com Anderson Silva, que se transformou em uma figura midiática com as suas vitórias no octógono. Além disso, buscou-se entender a importância dos meios de comunicação nesse processo, principalmente com a televisão, que impulsionou o esporte e ajudou na sua popularização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 2018-11-23T17:16:34Z 2023-12-21T03:05:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/5808 |
identifier_str_mv |
PAULA, Raphael Miranda Saavedra de. UFC na televisão: a popularização do MMA no Brasil. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455962059767808 |