A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espacialidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334 |
Resumo: | This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable students to reflect on the importance of historical points in the city, such as: O Poço de Sant'Ana; the Stone House; the Church of Rosário; and the Itans Dam. Through the field class, as a methodology, students had the opportunity to work on the concept of memory as a mythical, architectural narrative space; with the syncretism of Catholic and Afro-Brazilian religious practices and, finally, a landscape memory. Through theoretical foundation, Heritage Education reveals its importance for the intellectual development of students. |
id |
UFRN-10_65b4308fda2308f9832bf2df148dc76f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/26334 |
network_acronym_str |
UFRN-10 |
network_name_str |
Espacialidades |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RNCaicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID.This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable students to reflect on the importance of historical points in the city, such as: O Poço de Sant'Ana; the Stone House; the Church of Rosário; and the Itans Dam. Through the field class, as a methodology, students had the opportunity to work on the concept of memory as a mythical, architectural narrative space; with the syncretism of Catholic and Afro-Brazilian religious practices and, finally, a landscape memory. Through theoretical foundation, Heritage Education reveals its importance for the intellectual development of students.O presente artigo surgiu a partir de uma intervenção realizada nas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA), localizado em Caicó-RN, pelo programa PIBID - História, abordando o tema do surgimento da supracitada cidade sertaneja. A pretensão foi possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a importância de pontos históricos da cidade, tais como: O Poço de Sant´Ana; a Casa de pedra; a Igreja do Rosário; e o Açude Itans. Através da aula de campo, como metodologia, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar o conceito de memória como um espaço de narrativa mítica, arquitetural; com o sincretismo de práticas religiosas católicas e afro-brasileiras e, por fim, uma memória paisagística. Por meio do embasamento teórico, a Educação Patrimonial revela a sua importância para o desenvolvimento intelectual dos discentes.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/2633410.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-2331984-817X10.21680/1984-817X.2022v18n1reponame:Espacialidadesinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334/15586Copyright (c) 2022 Revista Espacialidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Brito, Allyson IquesacLeite, Eduardo Permínio2022-04-18T21:32:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/26334Revistahttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/oaiespacialidades@gmail.com||1984-817X1984-817Xopendoar:2022-04-18T21:32Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN |
title |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN de Brito, Allyson Iquesac Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN |
author |
de Brito, Allyson Iquesac |
author_facet |
de Brito, Allyson Iquesac Leite, Eduardo Permínio |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Eduardo Permínio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Brito, Allyson Iquesac Leite, Eduardo Permínio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID. |
topic |
Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID. |
description |
This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable students to reflect on the importance of historical points in the city, such as: O Poço de Sant'Ana; the Stone House; the Church of Rosário; and the Itans Dam. Through the field class, as a methodology, students had the opportunity to work on the concept of memory as a mythical, architectural narrative space; with the syncretism of Catholic and Afro-Brazilian religious practices and, finally, a landscape memory. Through theoretical foundation, Heritage Education reveals its importance for the intellectual development of students. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334 |
identifier_str_mv |
10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334/15586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 reponame:Espacialidades instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Espacialidades |
collection |
Espacialidades |
repository.name.fl_str_mv |
Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
espacialidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797069108373618688 |