A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Brito, Allyson Iquesac
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leite, Eduardo Permínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espacialidades
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334
Resumo: This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable students to reflect on the importance of historical points in the city, such as: O Poço de Sant'Ana;  the Stone House;  the Church of Rosário;  and the Itans Dam. Through the field class, as a methodology, students had the opportunity to work on the concept of memory as a mythical, architectural narrative space; with the syncretism of Catholic and Afro-Brazilian religious practices and, finally, a landscape memory.  Through theoretical foundation, Heritage Education reveals its importance for the intellectual development of students.
id UFRN-10_65b4308fda2308f9832bf2df148dc76f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/26334
network_acronym_str UFRN-10
network_name_str Espacialidades
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RNCaicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID.This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable students to reflect on the importance of historical points in the city, such as: O Poço de Sant'Ana;  the Stone House;  the Church of Rosário;  and the Itans Dam. Through the field class, as a methodology, students had the opportunity to work on the concept of memory as a mythical, architectural narrative space; with the syncretism of Catholic and Afro-Brazilian religious practices and, finally, a landscape memory.  Through theoretical foundation, Heritage Education reveals its importance for the intellectual development of students.O presente artigo surgiu a partir de uma intervenção realizada nas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA), localizado em Caicó-RN, pelo programa PIBID - História, abordando o tema do surgimento da supracitada cidade sertaneja. A pretensão foi possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a importância de pontos históricos da cidade, tais como: O Poço de Sant´Ana; a Casa de pedra; a Igreja do Rosário; e o Açude Itans. Através da aula de campo, como metodologia, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar o conceito de memória como um espaço de narrativa mítica, arquitetural; com o sincretismo de práticas religiosas católicas e afro-brasileiras e, por fim, uma memória paisagística. Por meio do embasamento teórico, a Educação Patrimonial revela a sua importância para o desenvolvimento intelectual dos discentes.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/2633410.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-2331984-817X10.21680/1984-817X.2022v18n1reponame:Espacialidadesinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334/15586Copyright (c) 2022 Revista Espacialidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Brito, Allyson IquesacLeite, Eduardo Permínio2022-04-18T21:32:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/26334Revistahttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/oaiespacialidades@gmail.com||1984-817X1984-817Xopendoar:2022-04-18T21:32Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
de Brito, Allyson Iquesac
Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID.
title_short A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_full A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_sort A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
author de Brito, Allyson Iquesac
author_facet de Brito, Allyson Iquesac
Leite, Eduardo Permínio
author_role author
author2 Leite, Eduardo Permínio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Brito, Allyson Iquesac
Leite, Eduardo Permínio
dc.subject.por.fl_str_mv Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID.
topic Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID.
description This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable students to reflect on the importance of historical points in the city, such as: O Poço de Sant'Ana;  the Stone House;  the Church of Rosário;  and the Itans Dam. Through the field class, as a methodology, students had the opportunity to work on the concept of memory as a mythical, architectural narrative space; with the syncretism of Catholic and Afro-Brazilian religious practices and, finally, a landscape memory.  Through theoretical foundation, Heritage Education reveals its importance for the intellectual development of students.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334
10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334
identifier_str_mv 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334/15586
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233
Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233
Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233
Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233
1984-817X
10.21680/1984-817X.2022v18n1
reponame:Espacialidades
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Espacialidades
collection Espacialidades
repository.name.fl_str_mv Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv espacialidades@gmail.com||
_version_ 1797069108373618688