INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciência Plural |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283 |
Resumo: | Introdução: A interação ensino-serviço-comunidade é um trabalho pactuado e integrado entre a universidade e os serviços de saúde, favorecendo as experiências dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo visa analisar de forma crítica publicações na literatura que realizam avaliações desta interação pelos atores dos cenários de práticas, de forma a revelar contribuições e desafios dessa interação para o ensino, serviço e comunidade, bem como identificar lacunas no conhecimento científico acerca desta temática. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2001 e 2016 em periódicos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Resultados: A amostra final constou de 25 publicações. A maioria dos estudos enfatizou contribuições desta interação para a academia como indutor de mudanças no processo formativo e no modelo de atenção. Quanto ao serviço, as contribuições referem-se à melhoria da qualidade e diversificação das práticas nas unidades. As contribuições para a comunidade foram menos abordadas nos estudos e referiu-se principalmente a interação da comunidade com o serviço e fortalecimento de vínculos. Ficou evidente a insuficiência na literatura de avaliações da interação ensino-serviço pelos gestores e usuários. Conclusões: A inserção dos alunos nos campos de práticas é uma experiência desafiadora, sendo fundamental a institucionalização dessa interação. Apesar de existirem resistências e importantes fragilidades a serem superadas, a interação ensino-serviço-comunidade foi avaliada de forma positiva em todos os estudos analisados. |
id |
UFRN-4_4f411179dedc62f5113be53c162d72be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/14283 |
network_acronym_str |
UFRN-4 |
network_name_str |
Revista Ciência Plural |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVAServiços de Integração Docente-AssistencialEducação SuperiorAvaliaçãoSistema Único de SaúdeEnsinoPreceptoriaIntrodução: A interação ensino-serviço-comunidade é um trabalho pactuado e integrado entre a universidade e os serviços de saúde, favorecendo as experiências dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo visa analisar de forma crítica publicações na literatura que realizam avaliações desta interação pelos atores dos cenários de práticas, de forma a revelar contribuições e desafios dessa interação para o ensino, serviço e comunidade, bem como identificar lacunas no conhecimento científico acerca desta temática. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2001 e 2016 em periódicos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Resultados: A amostra final constou de 25 publicações. A maioria dos estudos enfatizou contribuições desta interação para a academia como indutor de mudanças no processo formativo e no modelo de atenção. Quanto ao serviço, as contribuições referem-se à melhoria da qualidade e diversificação das práticas nas unidades. As contribuições para a comunidade foram menos abordadas nos estudos e referiu-se principalmente a interação da comunidade com o serviço e fortalecimento de vínculos. Ficou evidente a insuficiência na literatura de avaliações da interação ensino-serviço pelos gestores e usuários. Conclusões: A inserção dos alunos nos campos de práticas é uma experiência desafiadora, sendo fundamental a institucionalização dessa interação. Apesar de existirem resistências e importantes fragilidades a serem superadas, a interação ensino-serviço-comunidade foi avaliada de forma positiva em todos os estudos analisados.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2018-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1428310.21680/2446-7286.2018v4n1ID14283Revista Ciência Plural; v. 4 n. 1 (2018); 98-1162446-728610.21680/2446-7286.2018v4n1reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283/9823Copyright (c) 2018 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Tatiana de Medeiros CarvalhoBezerra, Héllyda de SouzaCarvalho, Yasmin de Medeirosda Silva, Letícia GoesSouza, Chintia Maria Cibelle de LimaAndrade, Fábia Barbosa de2021-12-01T12:46:38Zoai:periodicos.ufrn.br:article/14283Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2021-12-01T12:46:38Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho Serviços de Integração Docente-Assistencial Educação Superior Avaliação Sistema Único de Saúde Ensino Preceptoria |
title_short |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho |
author_facet |
Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho Bezerra, Héllyda de Souza Carvalho, Yasmin de Medeiros da Silva, Letícia Goes Souza, Chintia Maria Cibelle de Lima Andrade, Fábia Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Héllyda de Souza Carvalho, Yasmin de Medeiros da Silva, Letícia Goes Souza, Chintia Maria Cibelle de Lima Andrade, Fábia Barbosa de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho Bezerra, Héllyda de Souza Carvalho, Yasmin de Medeiros da Silva, Letícia Goes Souza, Chintia Maria Cibelle de Lima Andrade, Fábia Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços de Integração Docente-Assistencial Educação Superior Avaliação Sistema Único de Saúde Ensino Preceptoria |
topic |
Serviços de Integração Docente-Assistencial Educação Superior Avaliação Sistema Único de Saúde Ensino Preceptoria |
description |
Introdução: A interação ensino-serviço-comunidade é um trabalho pactuado e integrado entre a universidade e os serviços de saúde, favorecendo as experiências dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo visa analisar de forma crítica publicações na literatura que realizam avaliações desta interação pelos atores dos cenários de práticas, de forma a revelar contribuições e desafios dessa interação para o ensino, serviço e comunidade, bem como identificar lacunas no conhecimento científico acerca desta temática. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2001 e 2016 em periódicos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Resultados: A amostra final constou de 25 publicações. A maioria dos estudos enfatizou contribuições desta interação para a academia como indutor de mudanças no processo formativo e no modelo de atenção. Quanto ao serviço, as contribuições referem-se à melhoria da qualidade e diversificação das práticas nas unidades. As contribuições para a comunidade foram menos abordadas nos estudos e referiu-se principalmente a interação da comunidade com o serviço e fortalecimento de vínculos. Ficou evidente a insuficiência na literatura de avaliações da interação ensino-serviço pelos gestores e usuários. Conclusões: A inserção dos alunos nos campos de práticas é uma experiência desafiadora, sendo fundamental a institucionalização dessa interação. Apesar de existirem resistências e importantes fragilidades a serem superadas, a interação ensino-serviço-comunidade foi avaliada de forma positiva em todos os estudos analisados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283 10.21680/2446-7286.2018v4n1ID14283 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283 |
identifier_str_mv |
10.21680/2446-7286.2018v4n1ID14283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283/9823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ciência Plural info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ciência Plural |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural; v. 4 n. 1 (2018); 98-116 2446-7286 10.21680/2446-7286.2018v4n1 reponame:Revista Ciência Plural instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Ciência Plural |
collection |
Revista Ciência Plural |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||irisdoceu.ufrn@gmail.com |
_version_ |
1809455197031759872 |