O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Leonardo Cândido
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/377
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a estruturaçáo interna das oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati, tomando como objeto principal os trabalhadores que produziam - direta ou indiretamente - o charque, pois, a ocupaçáo econômica dos moradores da Vila durante o tempo "das carnes" girava em torno da feitura e comercializaçáo das carnes secas. Além disso, se propõe a discussáo sobre a dinâmica e a sazonalidade da máo-de-obra das oficinas. Analisar a criaçáo de gado no interior da Capitania do Siará Grande também é de bastante relevância, pois, dentro dos currais pode-se observar uma clara divisáo do trabalho. Levando em consideraçáo o grande número de rezes que chegavam à Vila do Aracati para serem "charqueadas" pode-se inferir a quantidade de máo-de-obra necessária para produzir as carnes secas.     
id UFRN-6_738d7378d1cb8c420bbf622166dc6ce7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/377
network_acronym_str UFRN-6
network_name_str Mneme (Caicó. Online)
repository_id_str
spelling O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)AracatiCarnes secasMão-de-obra O objetivo deste artigo é analisar a estruturaçáo interna das oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati, tomando como objeto principal os trabalhadores que produziam - direta ou indiretamente - o charque, pois, a ocupaçáo econômica dos moradores da Vila durante o tempo "das carnes" girava em torno da feitura e comercializaçáo das carnes secas. Além disso, se propõe a discussáo sobre a dinâmica e a sazonalidade da máo-de-obra das oficinas. Analisar a criaçáo de gado no interior da Capitania do Siará Grande também é de bastante relevância, pois, dentro dos currais pode-se observar uma clara divisáo do trabalho. Levando em consideraçáo o grande número de rezes que chegavam à Vila do Aracati para serem "charqueadas" pode-se inferir a quantidade de máo-de-obra necessária para produzir as carnes secas.     Mneme - Revista de Humanidades2010-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/377Mneme - Revista de Humanidades; v. 10 n. 25 (2009): Revista Mneme 251518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/377/349Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim, Leonardo Cândido2011-12-23T19:20:48Zoai:periodicos.ufrn.br:article/377Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2011-12-23T19:20:48Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
title O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
spellingShingle O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
Rolim, Leonardo Cândido
Aracati
Carnes secas
Mão-de-obra
title_short O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
title_full O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
title_fullStr O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
title_full_unstemmed O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
title_sort O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
author Rolim, Leonardo Cândido
author_facet Rolim, Leonardo Cândido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Leonardo Cândido
dc.subject.por.fl_str_mv Aracati
Carnes secas
Mão-de-obra
topic Aracati
Carnes secas
Mão-de-obra
description O objetivo deste artigo é analisar a estruturaçáo interna das oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati, tomando como objeto principal os trabalhadores que produziam - direta ou indiretamente - o charque, pois, a ocupaçáo econômica dos moradores da Vila durante o tempo "das carnes" girava em torno da feitura e comercializaçáo das carnes secas. Além disso, se propõe a discussáo sobre a dinâmica e a sazonalidade da máo-de-obra das oficinas. Analisar a criaçáo de gado no interior da Capitania do Siará Grande também é de bastante relevância, pois, dentro dos currais pode-se observar uma clara divisáo do trabalho. Levando em consideraçáo o grande número de rezes que chegavam à Vila do Aracati para serem "charqueadas" pode-se inferir a quantidade de máo-de-obra necessária para produzir as carnes secas.     
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/377
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/377/349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades; v. 10 n. 25 (2009): Revista Mneme 25
1518-3394
reponame:Mneme (Caicó. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Mneme (Caicó. Online)
collection Mneme (Caicó. Online)
repository.name.fl_str_mv Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||muirakytan@uol.com.br
_version_ 1799769956564336640