Uma arte do cuidado e uma política do corpo: a LBA e o governo da infância na Paraíba (1948)
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8087 |
Resumo: | Longe de ser um objeto natural e meramente biológico, o corpo infantil é urdido nas tramas e relações de força em que o nascimento ocorre e o processo educativo se efetiva sobre os sujeitos que a partir do século XVIII chamamos de crianças (ARIÈS, 2006). O texto problematiza, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso, como o saber médico presente no boletim da Comissão Estadual da Legião Brasileira de Assistência (LBA) na Paraíba construiu visibilidades e dizibilidades para a infância, produzindo significados e formas de atuação sobre o corpo infantil. Os modos de conceber o cuidado da criança, as estratégias de convencimento da população, a construção de identidades a partir do saber médico e a puericultura como ciência do bem-viver são alguns dos temas presentes na abordagem que este texto apresenta e que significa mais um passo na construção do canteiro de estudos da história da infância. |
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Uma arte do cuidado e uma política do corpo: a LBA e o governo da infância na Paraíba (1948)Infância. Paraíba. Corpo. Assistência Social.Longe de ser um objeto natural e meramente biológico, o corpo infantil é urdido nas tramas e relações de força em que o nascimento ocorre e o processo educativo se efetiva sobre os sujeitos que a partir do século XVIII chamamos de crianças (ARIÈS, 2006). O texto problematiza, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso, como o saber médico presente no boletim da Comissão Estadual da Legião Brasileira de Assistência (LBA) na Paraíba construiu visibilidades e dizibilidades para a infância, produzindo significados e formas de atuação sobre o corpo infantil. Os modos de conceber o cuidado da criança, as estratégias de convencimento da população, a construção de identidades a partir do saber médico e a puericultura como ciência do bem-viver são alguns dos temas presentes na abordagem que este texto apresenta e que significa mais um passo na construção do canteiro de estudos da história da infância. Mneme - Revista de Humanidades2016-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8087Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 37 (2015): Dossiê História do Corpo; 37-711518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8087/6193https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8087/10329Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Júnior, José Santos2018-07-11T12:15:59Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8087Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2018-07-11T12:15:59Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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