Uma nova união: reconfigurações da família ayahuasqueira no Alto da Paz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/966 |
Resumo: | Este artigo direciona sua atençáo ao estudo de caso de um dos núcleos do Centro de Harmonizaçáo Interior Essência Divina; o Alto da Paz Chá do Cruzeiro, irmandade ayahuasqueira nordestina situada no distrito de Riacho Doce no estado de Alagoas. Para tal acompanharemos alguns fenômenos comuns ao campo religioso da ayahuasca diante do surgimento de grupos dissidentes, que compartilham do uso ritual dessa beberagem psicoativa de origem xamânica. Os conceitos de legitimidade, encantamento e desencantamento do mundo de Max Weber, assim como os de Michel Maffesoli sobre errância e sedentarismo seráo fundamentais diante da compreensáo e análise dos fatores que influenciaram o surgimento desse grupo específico, para que possamos entender tanto os fenômenos institucionais como àqueles que levam à busca pelas novas práticas do campo ayahuasqueiro brasileiro, que vem sendo influenciado pelo universo Nova Era. |
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Uma nova união: reconfigurações da família ayahuasqueira no Alto da PazAyahuascaDissidênciaLegitimidadeDesencantamentoReencantamentoEste artigo direciona sua atençáo ao estudo de caso de um dos núcleos do Centro de Harmonizaçáo Interior Essência Divina; o Alto da Paz Chá do Cruzeiro, irmandade ayahuasqueira nordestina situada no distrito de Riacho Doce no estado de Alagoas. Para tal acompanharemos alguns fenômenos comuns ao campo religioso da ayahuasca diante do surgimento de grupos dissidentes, que compartilham do uso ritual dessa beberagem psicoativa de origem xamânica. Os conceitos de legitimidade, encantamento e desencantamento do mundo de Max Weber, assim como os de Michel Maffesoli sobre errância e sedentarismo seráo fundamentais diante da compreensáo e análise dos fatores que influenciaram o surgimento desse grupo específico, para que possamos entender tanto os fenômenos institucionais como àqueles que levam à busca pelas novas práticas do campo ayahuasqueiro brasileiro, que vem sendo influenciado pelo universo Nova Era.Mneme - Revista de Humanidades2011-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa etnográficaapplication/pdfimage/pjpeghttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/966Mneme - Revista de Humanidades; v. 12 n. 29 (2011): Dossiê Religião e religiosidade1518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/966/958https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/966/10065Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Wagner Lins2015-07-16T19:31:45Zoai:periodicos.ufrn.br:article/966Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2015-07-16T19:31:45Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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