Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Cicero Nestor Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Robson Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista odisséia
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9901
Resumo: Este artigo objetiva discutir a importância da sala de aula invertida nos processos pedagógicos em um curso de pós-graduação (ProfLetras) destacando-se que este modelo de ensino impulsiona significativamente a aprendizagem e favorece as práticas colaborativas. A pesquisa mostra a importância que este modelo traz, aliada à tecnologia da rede social virtual do FACEBOOK, e à mediação docente, com ganhos significativos na realização de trabalhos pedagógicos, caracterizando-se como um modelo híbrido que não destitui o modelo tradicional de aula. Esse desenho didático-metodológico pode proporcionar uma adequada interação entre professores e alunos, assim como entre os próprios alunos de pós-graduação, proporcionando uma aprendizagem significativa utilizando os recursos tecnológicos da internet.
id UFRN-7_760ef1b95d2b95439289d7af8c3b9d25
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/9901
network_acronym_str UFRN-7
network_name_str Revista odisséia
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.Pedagogia. Facebook. Aprendizagem híbrida. Profletras.Este artigo objetiva discutir a importância da sala de aula invertida nos processos pedagógicos em um curso de pós-graduação (ProfLetras) destacando-se que este modelo de ensino impulsiona significativamente a aprendizagem e favorece as práticas colaborativas. A pesquisa mostra a importância que este modelo traz, aliada à tecnologia da rede social virtual do FACEBOOK, e à mediação docente, com ganhos significativos na realização de trabalhos pedagógicos, caracterizando-se como um modelo híbrido que não destitui o modelo tradicional de aula. Esse desenho didático-metodológico pode proporcionar uma adequada interação entre professores e alunos, assim como entre os próprios alunos de pós-graduação, proporcionando uma aprendizagem significativa utilizando os recursos tecnológicos da internet.UFRN2016-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/990110.21680/1983-2435.2016v1n2ID9901Odisseia; Vol. 1 No. 2 (2016); p. 48 - 61Revue Odisseia; Vol. 1 No. 2 (2016); p. 48 - 61Revista Odisseia; v. 1 n. 2 (2016); p. 48 - 611983-243510.21680/1983-2435.2016v1n2reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9901/7206Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Cicero Nestor PinheiroOliveira, Robson Santos2021-10-07T11:29:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/9901Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2021-10-07T11:29Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.
title Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.
spellingShingle Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.
Francisco, Cicero Nestor Pinheiro
Pedagogia. Facebook. Aprendizagem híbrida. Profletras.
title_short Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.
title_full Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.
title_fullStr Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.
title_sort Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras.
author Francisco, Cicero Nestor Pinheiro
author_facet Francisco, Cicero Nestor Pinheiro
Oliveira, Robson Santos
author_role author
author2 Oliveira, Robson Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Cicero Nestor Pinheiro
Oliveira, Robson Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia. Facebook. Aprendizagem híbrida. Profletras.
topic Pedagogia. Facebook. Aprendizagem híbrida. Profletras.
description Este artigo objetiva discutir a importância da sala de aula invertida nos processos pedagógicos em um curso de pós-graduação (ProfLetras) destacando-se que este modelo de ensino impulsiona significativamente a aprendizagem e favorece as práticas colaborativas. A pesquisa mostra a importância que este modelo traz, aliada à tecnologia da rede social virtual do FACEBOOK, e à mediação docente, com ganhos significativos na realização de trabalhos pedagógicos, caracterizando-se como um modelo híbrido que não destitui o modelo tradicional de aula. Esse desenho didático-metodológico pode proporcionar uma adequada interação entre professores e alunos, assim como entre os próprios alunos de pós-graduação, proporcionando uma aprendizagem significativa utilizando os recursos tecnológicos da internet.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9901
10.21680/1983-2435.2016v1n2ID9901
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9901
identifier_str_mv 10.21680/1983-2435.2016v1n2ID9901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9901/7206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Odisseia; Vol. 1 No. 2 (2016); p. 48 - 61
Revue Odisseia; Vol. 1 No. 2 (2016); p. 48 - 61
Revista Odisseia; v. 1 n. 2 (2016); p. 48 - 61
1983-2435
10.21680/1983-2435.2016v1n2
reponame:Revista odisséia
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista odisséia
collection Revista odisséia
repository.name.fl_str_mv Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaodisseia2016@gmail.com
_version_ 1798329422529429504