Posições axiológicas na escrita de artigos científicos do ProfLetras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Liliane Borges da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29152
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as posições axiológicas assumidas por professores-pesquisadores, ao dialogarem com as vozes citadas no texto e ao discutirem o seu objeto de pesquisa, constituem a tessitura textual de artigos científicos produzidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Para tanto, parte da hipótese de que, na escrita de artigos científicos, as posições axiológicas assumidas pelos professores-pesquisadores mostram-se a partir da construção de um senso crítico, da elaboração de questionamentos e quando se problematiza um dizer, na reflexão sobre os problemas do contexto da sala de aula e no diálogo com as vozes citadas no texto. O trabalho tem como objetivos específicos: a) verificar como se configuram as vozes reportadas nos artigos científicos, observando-as na constituição da voz do professor-pesquisador; b) investigar o funcionamento de elementos linguístico-discursivos, configuradores de posições axiológicas, nas discussões apresentadas pelo professor-pesquisador acerca de seu objeto de estudo, considerando os resultados da pesquisa; c) analisar como professores-pesquisadores dialogam com a palavra do outro, observando seus posicionamentos, e como a relacionam à sua experiência profissional; e d) averiguar as posições axiológicas na organização macroestrutural do artigo científico. Os pressupostos teóricometodológicos utilizados na pesquisa compreendem, de modo central, os estudos do Círculo de Bakhtin (2010, 2011, 2016, 2017) especialmente sobre as concepções de linguagem, de signo ideológico, de posições axiológicas e de discurso alheio. Também contribuem para a pesquisa os estudos de Authier-Revuz (1990, 1998, 2004 e 2008), acerca da heterogeneidade enunciativa, e de Coracini (1991), sobre a modalidade no discurso científico. O corpus é constituído por seis artigos científicos produzidos por egressos do ProfLetras e publicados em uma revista científica, disponível em formato eletrônico. Filiada à linha de pesquisa Estudos Linguísticos do Texto e tendo natureza qualitativa, esta pesquisa adota o método interpretativo do Paradigma Indiciário proposto por Ginzburg (1989). Os resultados apontam que: a) para imprimirem suas posições axiológicas, os professores-pesquisadores fazem uso de diferentes estratégias, como recorrer aos discursos diariamente veiculados em seu contexto, e reportar autores, dicionários, além de documentos referenciais do ensino de Língua Portuguesa, buscando corroborar as ideias defendidas; b) nas discussões acerca do objeto de estudo, seja de forma implícita ou de modo explícito (por meio do uso de algumas expressões, verbos, por exemplo), os professores-pesquisadores avaliam, recomendam, revelando um discurso prescritivo; c) no diálogo com a palavra do outro, predominam movimentos de concordância com as vozes citadas nos textos, bem como de convocação do dizer outro para dar sustentação à voz dos pesquisadores; e d) na organização macroestrutural do artigo científico, as posições axiológicas ora aparecem de forma mais explícita, com um tom avaliativo mais marcado, ora são expressas de modo mais implícito.
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spelling Silva, Maria Liliane Borges daRodrigues, Maria das Graças SoaresBessa, José Cezinaldo RochaCampos, Sulemi Fabiano2020-06-04T18:21:28Z2020-06-04T18:21:28Z2020-03-06SILVA, Maria Liliane Borges da. Posições axiológicas na escrita de artigos científicos do ProfLetras. 2020. 106f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29152Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as posições axiológicas assumidas por professores-pesquisadores, ao dialogarem com as vozes citadas no texto e ao discutirem o seu objeto de pesquisa, constituem a tessitura textual de artigos científicos produzidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Para tanto, parte da hipótese de que, na escrita de artigos científicos, as posições axiológicas assumidas pelos professores-pesquisadores mostram-se a partir da construção de um senso crítico, da elaboração de questionamentos e quando se problematiza um dizer, na reflexão sobre os problemas do contexto da sala de aula e no diálogo com as vozes citadas no texto. O trabalho tem como objetivos específicos: a) verificar como se configuram as vozes reportadas nos artigos científicos, observando-as na constituição da voz do professor-pesquisador; b) investigar o funcionamento de elementos linguístico-discursivos, configuradores de posições axiológicas, nas discussões apresentadas pelo professor-pesquisador acerca de seu objeto de estudo, considerando os resultados da pesquisa; c) analisar como professores-pesquisadores dialogam com a palavra do outro, observando seus posicionamentos, e como a relacionam à sua experiência profissional; e d) averiguar as posições axiológicas na organização macroestrutural do artigo científico. Os pressupostos teóricometodológicos utilizados na pesquisa compreendem, de modo central, os estudos do Círculo de Bakhtin (2010, 2011, 2016, 2017) especialmente sobre as concepções de linguagem, de signo ideológico, de posições axiológicas e de discurso alheio. Também contribuem para a pesquisa os estudos de Authier-Revuz (1990, 1998, 2004 e 2008), acerca da heterogeneidade enunciativa, e de Coracini (1991), sobre a modalidade no discurso científico. O corpus é constituído por seis artigos científicos produzidos por egressos do ProfLetras e publicados em uma revista científica, disponível em formato eletrônico. Filiada à linha de pesquisa Estudos Linguísticos do Texto e tendo natureza qualitativa, esta pesquisa adota o método interpretativo do Paradigma Indiciário proposto por Ginzburg (1989). Os resultados apontam que: a) para imprimirem suas posições axiológicas, os professores-pesquisadores fazem uso de diferentes estratégias, como recorrer aos discursos diariamente veiculados em seu contexto, e reportar autores, dicionários, além de documentos referenciais do ensino de Língua Portuguesa, buscando corroborar as ideias defendidas; b) nas discussões acerca do objeto de estudo, seja de forma implícita ou de modo explícito (por meio do uso de algumas expressões, verbos, por exemplo), os professores-pesquisadores avaliam, recomendam, revelando um discurso prescritivo; c) no diálogo com a palavra do outro, predominam movimentos de concordância com as vozes citadas nos textos, bem como de convocação do dizer outro para dar sustentação à voz dos pesquisadores; e d) na organização macroestrutural do artigo científico, as posições axiológicas ora aparecem de forma mais explícita, com um tom avaliativo mais marcado, ora são expressas de modo mais implícito.This research aims to understand how axiological positions adopted by research professors, when in dialogue with the voices mentioned in the text and when discussing the aim of their research, compose the textual organization of scientific papers produced in the scope of the Professional Master's Degree Program in Letters (ProfLetras). To this end, the research is based on the hypothesis that, when writing scientific papers, the axiological positions adopted by the research professors are revealed through the development of a critical sense, through the elaboration of questions and when problematizing a certain discourse, by reflecting upon the issues involving the classroom and through the dialogue with the voices mentioned in the text. The specific aims of this study are: a) to verify how the voices reported in the scientific papers are configured, observing them in the constitution of the professor-researcher's voice; b) to investigate the operation of linguistic-discursive elements, which configure axiological positions, in the discussions introduced by the research professors regarding their object of study, considering the research results; c) to analyze how research professors dialogue with one another, observing their positionings and how they relate this dialogue to their professional experience; and d) to investigate the axiological positions in the macrostructural organization of scientific papers. The theoretical-methodological assumptions used in this research comprise, generally, the studies of the Bakhtin Circle (2010, 2011, 2016, 2017), especially regarding the conceptions of language, ideological sign, axiological positions, and the discourse of others. In addition, Authier-Revuz’s studies (1190, 1998, 2004 and 2008) on enunciative heterogeneity and Coracini’s (1991) on the modality in scientific discourse also contributed to the research. The research corpus is composed of six scientific papers produced by ProfLetras’ egress students and published in a scientific journal, available in electronic format. This study is related to the Linguistic Studies of the Text line of research, it presents a qualitative approach and adopts the interpretative method of the Evidential Paradigm proposed by Ginzburg (1989). The results showed that: a) research professors use multiple strategies in order to print their axiological positions, such as appealing to the daily discourses spread in their context, and quote authors, dictionaries, and other documents of reference in the teaching of Portuguese, seeking to corroborate the ideas which they have defended; b) the research professors evaluate, advise the students in discussions about the subject of study, either implicitly or explicitly (through the use of some expressions, verbs, for example), revealing a prescriptive discourse; c) when in the dialogue with other voices, a sense of agreement with the ones mentioned in the texts predominates, as well as the summoning of the other’s discourse to support the researcher’s voice; and d) in the macro-structural organization of the scientific paper, the axiological positions sometimes appear in a clearer way, with a stronger evaluative tone, and sometimes are expressed in a more implicit way.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPosições axiológicasEscrita acadêmico-científicaProfLetrasPosições axiológicas na escrita de artigos científicos do ProfLetrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPosicoesaxiologicasescrita_Silva_2020.pdfapplication/pdf1197368https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29152/1/Posicoesaxiologicasescrita_Silva_2020.pdfc9564aa228455fc5cb63dac9956cfddfMD51TEXTPosicoesaxiologicasescrita_Silva_2020.pdf.txtPosicoesaxiologicasescrita_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain251305https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29152/2/Posicoesaxiologicasescrita_Silva_2020.pdf.txtfb3a5f6bffef60722ec0d08c07c73530MD52THUMBNAILPosicoesaxiologicasescrita_Silva_2020.pdf.jpgPosicoesaxiologicasescrita_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29152/3/Posicoesaxiologicasescrita_Silva_2020.pdf.jpg9744ad539aa24ce8d32a6108bcc9bd29MD53123456789/291522020-06-07 04:36:30.903oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29152Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-07T07:36:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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