O slogan empresarial como construção discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10314 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos slogans empresariais, compreendendo-os como uma construção discursiva. Desenvolvemos uma análise quali-quantitativa, objetivando investigar as propriedades formais e funcionais dos slogans, bem como verificar e quantificar aspectos recorrentes envolvidos em sua construção, com vistas a captar padrões configuracionais subjacentes à sua formação. Os dados advêm de slogans coletados em lojas de produtos e/ou de serviços na região metropolitana da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. No trabalho, tomamos como base teórica a Linguística Cognitivo-Funcional, que conjuga a tradição funcionalista norte-americana com a Linguística Cognitiva. |
id |
UFRN-7_faf1f0a4f75f139280c208b86c56712c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/10314 |
network_acronym_str |
UFRN-7 |
network_name_str |
Revista odisséia |
repository_id_str |
|
spelling |
O slogan empresarial como construção discursivaConstrução discursiva. Slogan. Linguística Cognitivo-Funcional. Neste artigo, analisamos slogans empresariais, compreendendo-os como uma construção discursiva. Desenvolvemos uma análise quali-quantitativa, objetivando investigar as propriedades formais e funcionais dos slogans, bem como verificar e quantificar aspectos recorrentes envolvidos em sua construção, com vistas a captar padrões configuracionais subjacentes à sua formação. Os dados advêm de slogans coletados em lojas de produtos e/ou de serviços na região metropolitana da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. No trabalho, tomamos como base teórica a Linguística Cognitivo-Funcional, que conjuga a tradição funcionalista norte-americana com a Linguística Cognitiva.UFRN2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10314Odisseia; No. 12 (2014); p. 43 - 57Revue Odisseia; No. 12 (2014); p. 43 - 57Revista Odisseia; n. 12 (2014); p. 43 - 571983-2435reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10314/7319Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSabino, Marília CamposSilva, José Romerito2017-05-31T16:29:46Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10314Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2017-05-31T16:29:46Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O slogan empresarial como construção discursiva |
title |
O slogan empresarial como construção discursiva |
spellingShingle |
O slogan empresarial como construção discursiva Sabino, Marília Campos Construção discursiva. Slogan. Linguística Cognitivo-Funcional. |
title_short |
O slogan empresarial como construção discursiva |
title_full |
O slogan empresarial como construção discursiva |
title_fullStr |
O slogan empresarial como construção discursiva |
title_full_unstemmed |
O slogan empresarial como construção discursiva |
title_sort |
O slogan empresarial como construção discursiva |
author |
Sabino, Marília Campos |
author_facet |
Sabino, Marília Campos Silva, José Romerito |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Romerito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabino, Marília Campos Silva, José Romerito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção discursiva. Slogan. Linguística Cognitivo-Funcional. |
topic |
Construção discursiva. Slogan. Linguística Cognitivo-Funcional. |
description |
Neste artigo, analisamos slogans empresariais, compreendendo-os como uma construção discursiva. Desenvolvemos uma análise quali-quantitativa, objetivando investigar as propriedades formais e funcionais dos slogans, bem como verificar e quantificar aspectos recorrentes envolvidos em sua construção, com vistas a captar padrões configuracionais subjacentes à sua formação. Os dados advêm de slogans coletados em lojas de produtos e/ou de serviços na região metropolitana da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. No trabalho, tomamos como base teórica a Linguística Cognitivo-Funcional, que conjuga a tradição funcionalista norte-americana com a Linguística Cognitiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10314 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10314/7319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Odisseia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Odisseia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Odisseia; No. 12 (2014); p. 43 - 57 Revue Odisseia; No. 12 (2014); p. 43 - 57 Revista Odisseia; n. 12 (2014); p. 43 - 57 1983-2435 reponame:Revista odisséia instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista odisséia |
collection |
Revista odisséia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaodisseia2016@gmail.com |
_version_ |
1809282348416499712 |