Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402 |
Resumo: | O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso. |
id |
UFRN-9_618fa9b6c45df7766ed953adce6d17ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4402 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar SociológicoO presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso.UFRN2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402/3589Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amurabi2021-04-18T00:52:11Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4402Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-04-18T00:52:11Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
spellingShingle |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico Oliveira, Amurabi |
title_short |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_full |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_fullStr |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_full_unstemmed |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_sort |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
author |
Oliveira, Amurabi |
author_facet |
Oliveira, Amurabi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amurabi |
description |
O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402/3589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138116288512 |