Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amurabi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402
Resumo: O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso.
id UFRN-9_618fa9b6c45df7766ed953adce6d17ee
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4402
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar SociológicoO presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso.UFRN2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402/3589Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amurabi2021-04-18T00:52:11Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4402Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-04-18T00:52:11Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
spellingShingle Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
Oliveira, Amurabi
title_short Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_full Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_fullStr Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_full_unstemmed Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_sort Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
author Oliveira, Amurabi
author_facet Oliveira, Amurabi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amurabi
description O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402/3589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138116288512