O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bodart, Cristiano das Neves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sampaio Silva, Roniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820
Resumo: Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escolar INEP (de 2007 a 2012). O objetivo é apresentar elementos que venham a colaborar na busca pela compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio, assim como identificar elementos que nos possibilitem evidenciar suas condições de prática docente a partir de sua percepções. Dentre os resultados, destacamos as dificuldades no uso de recursos didáticos, a desvalorização da disciplina e a falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir para repensarmos as políticas educacionais ligadas à docência em Sociologia.
id UFRN-9_b6579e2155aad7fc49e0e1ea9705d9aa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10820
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTEEnsino de Sociologia. Perfil do Professor. Condição da Prática Docente.Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escolar INEP (de 2007 a 2012). O objetivo é apresentar elementos que venham a colaborar na busca pela compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio, assim como identificar elementos que nos possibilitem evidenciar suas condições de prática docente a partir de sua percepções. Dentre os resultados, destacamos as dificuldades no uso de recursos didáticos, a desvalorização da disciplina e a falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir para repensarmos as políticas educacionais ligadas à docência em Sociologia.UFRN2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/1082010.21680/1982-1662.2016v1n18ID10820Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 168-1891982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820/7637Copyright (c) 2016 Cristiano das Neves Bodart, Roniel Sampaio Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessBodart, Cristiano das NevesSampaio Silva, Roniel2021-11-30T20:58:12Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10820Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-11-30T20:58:12Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
title O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
spellingShingle O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
Bodart, Cristiano das Neves
Ensino de Sociologia. Perfil do Professor. Condição da Prática Docente.
title_short O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
title_full O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
title_fullStr O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
title_sort O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
author Bodart, Cristiano das Neves
author_facet Bodart, Cristiano das Neves
Sampaio Silva, Roniel
author_role author
author2 Sampaio Silva, Roniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bodart, Cristiano das Neves
Sampaio Silva, Roniel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia. Perfil do Professor. Condição da Prática Docente.
topic Ensino de Sociologia. Perfil do Professor. Condição da Prática Docente.
description Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escolar INEP (de 2007 a 2012). O objetivo é apresentar elementos que venham a colaborar na busca pela compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio, assim como identificar elementos que nos possibilitem evidenciar suas condições de prática docente a partir de sua percepções. Dentre os resultados, destacamos as dificuldades no uso de recursos didáticos, a desvalorização da disciplina e a falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir para repensarmos as políticas educacionais ligadas à docência em Sociologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820
10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10820
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820
identifier_str_mv 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820/7637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cristiano das Neves Bodart, Roniel Sampaio Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cristiano das Neves Bodart, Roniel Sampaio Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 168-189
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043139283353600