Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Inês Assunção de Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643914
Resumo: Através da História Oral, o estudo analisa alguns aspectos da experiência do tempo na vida dos professores, compreendendo-a como uma construção sociohistórica, que é parte dos sistemas simbólicos das sociedades. É uma experiência complexa, que envolve dimensões objetivas e quantitativas - o tempo dos relógios, calendários e horários escolares - como também dimensões subjetivas e qualitativas - relativas aos significados que os sujeitos atribuem à suas práticas no exercício do magistério, nos tempos docentes. Trata-se, também, de uma vivência temporal inscrita nos ordenamentos rítmico-temporais peculiares à escola, que estão circunscritos e contextualizados nas estruturas rítmico-temporais da vida moderna. Frente a essesreferenciais teórico-metodológicos, a investigação busca apreender e analisar as vivências temporais dos professores e os sentidos, significados e sentimentos que eles atribuem ao exercício do magistério e ao trabalho docente no cotidiano da escola. Para tanto, utiliza entrevistas com professores e professoras do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas estaduais e municipais da cidade de Belo Horizonte, MG, realizadas entre 1997 e 1998. Destacam-se, entre outros aspectos das vivências temporais desses sujeitos, questões relativas à convivência entre gerações humanas (de professores e alunos), temporalidades constitutivas das interações e práticas sociais educativo-pedagógicas,peculiares aos territórios da escola.Abstract:Through Oral History, this study analyses some aspects of experience with time in the life of teachers, comprehending it as a socio-historical construction, which is part of symbolical systems of the societies. It is a complex experience that involves objective and quantitative dimensions -the time of the clocks, calendars and school hours - aswellas subjective and qualitative dimensions -related to the meanings that the individuais attribute to their practices in the work of teaching profession, the teachers times. It is also about a temporal experience inscribed in the rhythmic-temporal organizations that are peculiar to the school. Facing these theoretical-methodological references, the' investigation seeks to apprehend and analyse the temporal experiences of the teachers and the senses, meanings and feelings that they attribute to the practice of the teaching profession and to the work as teachers in the quotidian of the school. For that purpose, it makes use of interviews with Elementary and High School teachers of state and municipal public schools ofBelo Horizonte, MG, which were done between 1997 and 1998.Among other aspects of temporal experiences of these people, we can point out questions relative to acquaintance between human generations (teachers and pupils), the constitutive temporalities ofthe interactions and the social educative-pedagogical practices, that are peculiar to the territory of the school.Key-words: Experience with time. Teacher condition. Teacher. School. Time
id UNICAMP-18_00d5646c1231a0f5f056f61a8893eba8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643914
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professoraExperiência do tempo. Condição docente. Professor. Escola. TempoEducaçãoAtravés da História Oral, o estudo analisa alguns aspectos da experiência do tempo na vida dos professores, compreendendo-a como uma construção sociohistórica, que é parte dos sistemas simbólicos das sociedades. É uma experiência complexa, que envolve dimensões objetivas e quantitativas - o tempo dos relógios, calendários e horários escolares - como também dimensões subjetivas e qualitativas - relativas aos significados que os sujeitos atribuem à suas práticas no exercício do magistério, nos tempos docentes. Trata-se, também, de uma vivência temporal inscrita nos ordenamentos rítmico-temporais peculiares à escola, que estão circunscritos e contextualizados nas estruturas rítmico-temporais da vida moderna. Frente a essesreferenciais teórico-metodológicos, a investigação busca apreender e analisar as vivências temporais dos professores e os sentidos, significados e sentimentos que eles atribuem ao exercício do magistério e ao trabalho docente no cotidiano da escola. Para tanto, utiliza entrevistas com professores e professoras do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas estaduais e municipais da cidade de Belo Horizonte, MG, realizadas entre 1997 e 1998. Destacam-se, entre outros aspectos das vivências temporais desses sujeitos, questões relativas à convivência entre gerações humanas (de professores e alunos), temporalidades constitutivas das interações e práticas sociais educativo-pedagógicas,peculiares aos territórios da escola.Abstract:Through Oral History, this study analyses some aspects of experience with time in the life of teachers, comprehending it as a socio-historical construction, which is part of symbolical systems of the societies. It is a complex experience that involves objective and quantitative dimensions -the time of the clocks, calendars and school hours - aswellas subjective and qualitative dimensions -related to the meanings that the individuais attribute to their practices in the work of teaching profession, the teachers times. It is also about a temporal experience inscribed in the rhythmic-temporal organizations that are peculiar to the school. Facing these theoretical-methodological references, the' investigation seeks to apprehend and analyse the temporal experiences of the teachers and the senses, meanings and feelings that they attribute to the practice of the teaching profession and to the work as teachers in the quotidian of the school. For that purpose, it makes use of interviews with Elementary and High School teachers of state and municipal public schools ofBelo Horizonte, MG, which were done between 1997 and 1998.Among other aspects of temporal experiences of these people, we can point out questions relative to acquaintance between human generations (teachers and pupils), the constitutive temporalities ofthe interactions and the social educative-pedagogical practices, that are peculiar to the territory of the school.Key-words: Experience with time. Teacher condition. Teacher. School. TimeUniversidade Estadual de Campinas2016-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643914Pro-Posições; Vol. 14 No. 1: jan./abr.2003[40]; 167-176Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 1: jan./abr.2003[40]; 167-176Pro-Posições; v. 14 n. 1: jan./abr.2003[40]; 167-1761980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643914/11381Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Inês Assunção de Castro2016-03-04T13:58:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643914Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-04T13:58:01Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
title Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
spellingShingle Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
Teixeira, Inês Assunção de Castro
Experiência do tempo. Condição docente. Professor. Escola. Tempo
Educação
title_short Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
title_full Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
title_fullStr Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
title_full_unstemmed Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
title_sort Tempos enredados na condição docente: narrativasde professorese professora
author Teixeira, Inês Assunção de Castro
author_facet Teixeira, Inês Assunção de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Inês Assunção de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência do tempo. Condição docente. Professor. Escola. Tempo
Educação
topic Experiência do tempo. Condição docente. Professor. Escola. Tempo
Educação
description Através da História Oral, o estudo analisa alguns aspectos da experiência do tempo na vida dos professores, compreendendo-a como uma construção sociohistórica, que é parte dos sistemas simbólicos das sociedades. É uma experiência complexa, que envolve dimensões objetivas e quantitativas - o tempo dos relógios, calendários e horários escolares - como também dimensões subjetivas e qualitativas - relativas aos significados que os sujeitos atribuem à suas práticas no exercício do magistério, nos tempos docentes. Trata-se, também, de uma vivência temporal inscrita nos ordenamentos rítmico-temporais peculiares à escola, que estão circunscritos e contextualizados nas estruturas rítmico-temporais da vida moderna. Frente a essesreferenciais teórico-metodológicos, a investigação busca apreender e analisar as vivências temporais dos professores e os sentidos, significados e sentimentos que eles atribuem ao exercício do magistério e ao trabalho docente no cotidiano da escola. Para tanto, utiliza entrevistas com professores e professoras do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas estaduais e municipais da cidade de Belo Horizonte, MG, realizadas entre 1997 e 1998. Destacam-se, entre outros aspectos das vivências temporais desses sujeitos, questões relativas à convivência entre gerações humanas (de professores e alunos), temporalidades constitutivas das interações e práticas sociais educativo-pedagógicas,peculiares aos territórios da escola.Abstract:Through Oral History, this study analyses some aspects of experience with time in the life of teachers, comprehending it as a socio-historical construction, which is part of symbolical systems of the societies. It is a complex experience that involves objective and quantitative dimensions -the time of the clocks, calendars and school hours - aswellas subjective and qualitative dimensions -related to the meanings that the individuais attribute to their practices in the work of teaching profession, the teachers times. It is also about a temporal experience inscribed in the rhythmic-temporal organizations that are peculiar to the school. Facing these theoretical-methodological references, the' investigation seeks to apprehend and analyse the temporal experiences of the teachers and the senses, meanings and feelings that they attribute to the practice of the teaching profession and to the work as teachers in the quotidian of the school. For that purpose, it makes use of interviews with Elementary and High School teachers of state and municipal public schools ofBelo Horizonte, MG, which were done between 1997 and 1998.Among other aspects of temporal experiences of these people, we can point out questions relative to acquaintance between human generations (teachers and pupils), the constitutive temporalities ofthe interactions and the social educative-pedagogical practices, that are peculiar to the territory of the school.Key-words: Experience with time. Teacher condition. Teacher. School. Time
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643914
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643914/11381
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 14 No. 1: jan./abr.2003[40]; 167-176
Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 1: jan./abr.2003[40]; 167-176
Pro-Posições; v. 14 n. 1: jan./abr.2003[40]; 167-176
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186530230272