O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Handfas, Anita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403
Resumo: O objetivo do artigo é levantar o estado da arte sobre o ensino de sociologia na educação básica, com foco nas dissertações de mestrado e nas teses de doutorado apresentadas nos programas de pós-graduação. Sendo ainda um campo de pesquisa em formação, pretende-se com esse levantamento estabelecer uma linha de tempo de modo a situar essa produção acadêmica em diferentes contextos da trajetória da sociologia no ensino médio. A partir do levantamento das dissertações e teses apresentadas entre 1993 e 2010, busca-se caracterizar essa produção por estado, instituição, por programa de pós-graduação (educação ou sociologia/ciências sociais) e por tema pesquisado. O estado da arte indica uma tendência crescente da produção acadêmica sobre a temática, o que pode ser um indicativo de formação de uma comunidade científica sobre o ensino de sociologia.
id UFRN-9_d5160b193f1b00a1e3bda2a26fecbae7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4403
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmicaO objetivo do artigo é levantar o estado da arte sobre o ensino de sociologia na educação básica, com foco nas dissertações de mestrado e nas teses de doutorado apresentadas nos programas de pós-graduação. Sendo ainda um campo de pesquisa em formação, pretende-se com esse levantamento estabelecer uma linha de tempo de modo a situar essa produção acadêmica em diferentes contextos da trajetória da sociologia no ensino médio. A partir do levantamento das dissertações e teses apresentadas entre 1993 e 2010, busca-se caracterizar essa produção por estado, instituição, por programa de pós-graduação (educação ou sociologia/ciências sociais) e por tema pesquisado. O estado da arte indica uma tendência crescente da produção acadêmica sobre a temática, o que pode ser um indicativo de formação de uma comunidade científica sobre o ensino de sociologia.UFRN2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403/3591Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessHandfas, Anita2013-10-24T00:06:15Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4403Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-10-24T00:06:15Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
title O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
spellingShingle O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
Handfas, Anita
title_short O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
title_full O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
title_fullStr O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
title_full_unstemmed O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
title_sort O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
author Handfas, Anita
author_facet Handfas, Anita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Handfas, Anita
description O objetivo do artigo é levantar o estado da arte sobre o ensino de sociologia na educação básica, com foco nas dissertações de mestrado e nas teses de doutorado apresentadas nos programas de pós-graduação. Sendo ainda um campo de pesquisa em formação, pretende-se com esse levantamento estabelecer uma linha de tempo de modo a situar essa produção acadêmica em diferentes contextos da trajetória da sociologia no ensino médio. A partir do levantamento das dissertações e teses apresentadas entre 1993 e 2010, busca-se caracterizar essa produção por estado, instituição, por programa de pós-graduação (educação ou sociologia/ciências sociais) e por tema pesquisado. O estado da arte indica uma tendência crescente da produção acadêmica sobre a temática, o que pode ser um indicativo de formação de uma comunidade científica sobre o ensino de sociologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403/3591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138117337088