Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP], Maia, Francisane Nayare de Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141553
Resumo: Com este texto temos por objetivo tecer uma discussão relacionada à Arte sob o viés da Sociologia da Infância no processo de formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (ciclo I), no âmbito do trabalho desenvolvido nos anos de 2012 e 2013 junto ao Projeto LUDIBUS da Faculdade de Filosofia e Ciências- Unesp de Marília. Consideramos a Arte como linguagem imprescindível aos processos de formação humana e apresentamos os pressupostos básicos da Sociologia da Infância, que vê a criança como ser ativo e criativo. Nesse sentido desenvolvemos junto ao Projeto um trabalho voltado para as Linguagens Artísticas por meio de atividades lúdicas com os objetivos de sensibilizar professores e crianças sobre a importância de tais linguagens e de levar as crianças a criarem e apreciarem obras de arte, bem como a refletirem sobre seu fazer artístico. Para a realização do trabalho fizemos uso da Pesquisa-Ação e nossos procedimentos consistiram em desenvolver estudos, realizar reuniões com a equipe do Projeto, oferecer curso de extensão, apresentar propostas a serem desenvolvidas nas escolas, avaliar o trabalho realizado e dialogar com professores da Educação Básica sobre as ações implementadas. Apresentamos o trabalho realizado nos anos de 2012 e 2013. Os resultados indicam que, por meio das atividades realizadas pudemos desenvolver um profícuo diálogo relacionado à Arte e à Sociologia da Infância junto a professores em processo de formação inicial e continuada, problematizando o fazer artístico e ligando-o a conceitos de criança e infância a partir do referencial proposto.
id UNSP_f030f5d8ed76fbc23e71c06212abc720
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141553
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básicaArteSociologia da infânciaFormação de professoresCom este texto temos por objetivo tecer uma discussão relacionada à Arte sob o viés da Sociologia da Infância no processo de formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (ciclo I), no âmbito do trabalho desenvolvido nos anos de 2012 e 2013 junto ao Projeto LUDIBUS da Faculdade de Filosofia e Ciências- Unesp de Marília. Consideramos a Arte como linguagem imprescindível aos processos de formação humana e apresentamos os pressupostos básicos da Sociologia da Infância, que vê a criança como ser ativo e criativo. Nesse sentido desenvolvemos junto ao Projeto um trabalho voltado para as Linguagens Artísticas por meio de atividades lúdicas com os objetivos de sensibilizar professores e crianças sobre a importância de tais linguagens e de levar as crianças a criarem e apreciarem obras de arte, bem como a refletirem sobre seu fazer artístico. Para a realização do trabalho fizemos uso da Pesquisa-Ação e nossos procedimentos consistiram em desenvolver estudos, realizar reuniões com a equipe do Projeto, oferecer curso de extensão, apresentar propostas a serem desenvolvidas nas escolas, avaliar o trabalho realizado e dialogar com professores da Educação Básica sobre as ações implementadas. Apresentamos o trabalho realizado nos anos de 2012 e 2013. Os resultados indicam que, por meio das atividades realizadas pudemos desenvolver um profícuo diálogo relacionado à Arte e à Sociologia da Infância junto a professores em processo de formação inicial e continuada, problematizando o fazer artístico e ligando-o a conceitos de criança e infância a partir do referencial proposto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cordeiro, Ana Paula [UNESP]Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]Maia, Francisane Nayare de Oliveira [UNESP]2016-07-19T12:59:27Z2016-07-19T12:59:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject278-290application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 278-2902357-7819http://hdl.handle.net/11449/141553ISSN2357-7819-2014-278-290.pdf0465768248029339porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:23:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-04T06:23:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
title Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
spellingShingle Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Arte
Sociologia da infância
Formação de professores
title_short Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
title_full Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
title_fullStr Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
title_full_unstemmed Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
title_sort Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
author Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
author_facet Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
Maia, Francisane Nayare de Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
Maia, Francisane Nayare de Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
Maia, Francisane Nayare de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Sociologia da infância
Formação de professores
topic Arte
Sociologia da infância
Formação de professores
description Com este texto temos por objetivo tecer uma discussão relacionada à Arte sob o viés da Sociologia da Infância no processo de formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (ciclo I), no âmbito do trabalho desenvolvido nos anos de 2012 e 2013 junto ao Projeto LUDIBUS da Faculdade de Filosofia e Ciências- Unesp de Marília. Consideramos a Arte como linguagem imprescindível aos processos de formação humana e apresentamos os pressupostos básicos da Sociologia da Infância, que vê a criança como ser ativo e criativo. Nesse sentido desenvolvemos junto ao Projeto um trabalho voltado para as Linguagens Artísticas por meio de atividades lúdicas com os objetivos de sensibilizar professores e crianças sobre a importância de tais linguagens e de levar as crianças a criarem e apreciarem obras de arte, bem como a refletirem sobre seu fazer artístico. Para a realização do trabalho fizemos uso da Pesquisa-Ação e nossos procedimentos consistiram em desenvolver estudos, realizar reuniões com a equipe do Projeto, oferecer curso de extensão, apresentar propostas a serem desenvolvidas nas escolas, avaliar o trabalho realizado e dialogar com professores da Educação Básica sobre as ações implementadas. Apresentamos o trabalho realizado nos anos de 2012 e 2013. Os resultados indicam que, por meio das atividades realizadas pudemos desenvolver um profícuo diálogo relacionado à Arte e à Sociologia da Infância junto a professores em processo de formação inicial e continuada, problematizando o fazer artístico e ligando-o a conceitos de criança e infância a partir do referencial proposto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:27Z
2016-07-19T12:59:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 278-290
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141553
ISSN2357-7819-2014-278-290.pdf
0465768248029339
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141553
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 278-290
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-278-290.pdf
0465768248029339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 278-290
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650164839153664