O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403 |
Resumo: | O objetivo do artigo é levantar o estado da arte sobre o ensino de sociologia na educação básica, com foco nas dissertações de mestrado e nas teses de doutorado apresentadas nos programas de pós-graduação. Sendo ainda um campo de pesquisa em formação, pretende-se com esse levantamento estabelecer uma linha de tempo de modo a situar essa produção acadêmica em diferentes contextos da trajetória da sociologia no ensino médio. A partir do levantamento das dissertações e teses apresentadas entre 1993 e 2010, busca-se caracterizar essa produção por estado, instituição, por programa de pós-graduação (educação ou sociologia/ciências sociais) e por tema pesquisado. O estado da arte indica uma tendência crescente da produção acadêmica sobre a temática, o que pode ser um indicativo de formação de uma comunidade científica sobre o ensino de sociologia. |
id |
UFRN-9_d5160b193f1b00a1e3bda2a26fecbae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4403 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmicaO objetivo do artigo é levantar o estado da arte sobre o ensino de sociologia na educação básica, com foco nas dissertações de mestrado e nas teses de doutorado apresentadas nos programas de pós-graduação. Sendo ainda um campo de pesquisa em formação, pretende-se com esse levantamento estabelecer uma linha de tempo de modo a situar essa produção acadêmica em diferentes contextos da trajetória da sociologia no ensino médio. A partir do levantamento das dissertações e teses apresentadas entre 1993 e 2010, busca-se caracterizar essa produção por estado, instituição, por programa de pós-graduação (educação ou sociologia/ciências sociais) e por tema pesquisado. O estado da arte indica uma tendência crescente da produção acadêmica sobre a temática, o que pode ser um indicativo de formação de uma comunidade científica sobre o ensino de sociologia.UFRN2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403/3591Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessHandfas, Anita2013-10-24T00:06:15Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4403Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-10-24T00:06:15Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica |
title |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica |
spellingShingle |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica Handfas, Anita |
title_short |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica |
title_full |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica |
title_fullStr |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica |
title_full_unstemmed |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica |
title_sort |
O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica |
author |
Handfas, Anita |
author_facet |
Handfas, Anita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Handfas, Anita |
description |
O objetivo do artigo é levantar o estado da arte sobre o ensino de sociologia na educação básica, com foco nas dissertações de mestrado e nas teses de doutorado apresentadas nos programas de pós-graduação. Sendo ainda um campo de pesquisa em formação, pretende-se com esse levantamento estabelecer uma linha de tempo de modo a situar essa produção acadêmica em diferentes contextos da trajetória da sociologia no ensino médio. A partir do levantamento das dissertações e teses apresentadas entre 1993 e 2010, busca-se caracterizar essa produção por estado, instituição, por programa de pós-graduação (educação ou sociologia/ciências sociais) e por tema pesquisado. O estado da arte indica uma tendência crescente da produção acadêmica sobre a temática, o que pode ser um indicativo de formação de uma comunidade científica sobre o ensino de sociologia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403/3591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138117337088 |