A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498 |
Resumo: | Diante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo. |
id |
UFRN_00613d40839a929e410a6aa25e2c2160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43498 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cortez, Mayara Polianna de AraújoCruz, Karla Dayane Bezerra2016-06-07T19:54:42Z2021-10-06T11:40:52Z2016-06-07T19:54:42Z2021-10-06T11:40:52Z20162012906609CORTEZ, Mayara Polianna de Araújo. A Importância das estratégias de marketing: na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMarketingComunicação4PsAdministraçãoA importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDiante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAImportanciaEstrategiasMarketing_Cortez_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain72290https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/1/AImportanciaEstrategiasMarketing_Cortez_2016.pdf.txt51d4a42b707e0ef7c7f853f29e7b694fMD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALAImportanciaEstrategiasMarketing_Costez_2016.pdfRelatórioapplication/pdf771729https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/3/AImportanciaEstrategiasMarketing_Costez_2016.pdf82b8788bea80f3f132fcceb7e2fd97baMD53123456789/434982023-08-11 13:24:17.357oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-11T16:24:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte |
title |
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte |
spellingShingle |
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte Cortez, Mayara Polianna de Araújo Marketing Comunicação 4Ps Administração |
title_short |
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte |
title_full |
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte |
title_sort |
A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte |
author |
Cortez, Mayara Polianna de Araújo |
author_facet |
Cortez, Mayara Polianna de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Mayara Polianna de Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cruz, Karla Dayane Bezerra |
contributor_str_mv |
Cruz, Karla Dayane Bezerra |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Marketing Comunicação 4Ps |
topic |
Marketing Comunicação 4Ps Administração |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
description |
Diante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-07T19:54:42Z 2021-10-06T11:40:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-07T19:54:42Z 2021-10-06T11:40:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2012906609 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CORTEZ, Mayara Polianna de Araújo. A Importância das estratégias de marketing: na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498 |
identifier_str_mv |
2012906609 CORTEZ, Mayara Polianna de Araújo. A Importância das estratégias de marketing: na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/1/AImportanciaEstrategiasMarketing_Cortez_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/3/AImportanciaEstrategiasMarketing_Costez_2016.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51d4a42b707e0ef7c7f853f29e7b694f a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 82b8788bea80f3f132fcceb7e2fd97ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117688255840256 |