A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Mayara Polianna de Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498
Resumo: Diante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo.
id UFRN_00613d40839a929e410a6aa25e2c2160
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43498
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cortez, Mayara Polianna de AraújoCruz, Karla Dayane Bezerra2016-06-07T19:54:42Z2021-10-06T11:40:52Z2016-06-07T19:54:42Z2021-10-06T11:40:52Z20162012906609CORTEZ, Mayara Polianna de Araújo. A Importância das estratégias de marketing: na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMarketingComunicação4PsAdministraçãoA importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDiante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAImportanciaEstrategiasMarketing_Cortez_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain72290https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/1/AImportanciaEstrategiasMarketing_Cortez_2016.pdf.txt51d4a42b707e0ef7c7f853f29e7b694fMD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALAImportanciaEstrategiasMarketing_Costez_2016.pdfRelatórioapplication/pdf771729https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/3/AImportanciaEstrategiasMarketing_Costez_2016.pdf82b8788bea80f3f132fcceb7e2fd97baMD53123456789/434982023-08-11 13:24:17.357oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-11T16:24:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
spellingShingle A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
Cortez, Mayara Polianna de Araújo
Marketing
Comunicação
4Ps
Administração
title_short A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_full A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_fullStr A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
title_sort A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
author Cortez, Mayara Polianna de Araújo
author_facet Cortez, Mayara Polianna de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Mayara Polianna de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Karla Dayane Bezerra
contributor_str_mv Cruz, Karla Dayane Bezerra
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Marketing
Comunicação
4Ps
topic Marketing
Comunicação
4Ps
Administração
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description Diante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-07T19:54:42Z
2021-10-06T11:40:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-07T19:54:42Z
2021-10-06T11:40:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012906609
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORTEZ, Mayara Polianna de Araújo. A Importância das estratégias de marketing: na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498
identifier_str_mv 2012906609
CORTEZ, Mayara Polianna de Araújo. A Importância das estratégias de marketing: na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/1/AImportanciaEstrategiasMarketing_Cortez_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43498/3/AImportanciaEstrategiasMarketing_Costez_2016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51d4a42b707e0ef7c7f853f29e7b694f
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
82b8788bea80f3f132fcceb7e2fd97ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117688255840256