Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tarsila Gomes de Miranda e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37364
Resumo: Com a evolução da internet e suas infinitas possibilidades de alcance, empreender, hoje, é uma questão de busca por informações e colocação delas em prática no dia-a-dia. As redes sociais criam condições de desenvolver perfis comerciais e fortalecê-los através de uma construção coerente de conteúdo e principalmente relacionamento com o público. Durante a pandemia da Covid-19 que teve início no ano de 2020, diversos comércios fecharam e empresas faliram. Aquelas que souberam atuar com o auxílio da comunicação e da aproximação com seu público, além de não sentirem impactos negativos, encontraram oportunidades de crescimento. Neste âmbito, o marketing de relacionamento tem papel fundamental, por permitir que as empresas possam suprir parte das carências emocionais criadas pela própria pandemia - sobretudo as confeitarias, com o seu doce amparo. Os principais autores que deram suporte referencial teórico a este trabalho foram Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, com grandes contribuições da obra Marketing 4.0 (2017).
id UFRN_01f0c17106aeeb8c402e12fcb35fddf6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37364
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Tarsila Gomes de Miranda eBezerra , Josenildo SoaresSantos, Rodrigo ParronMuneiro, Lilian Carla2021-09-21T14:36:54Z2021-09-21T14:36:54Z2021-09-10SILVA, Tarsila Gomes de Miranda e. o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37364Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialDoceriasMarketing de relacionamentoRedes sociaisPandemiaDoce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19Sweet Rise: the relationship as a survival and growth strategy for candy stores from Natal in the covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCom a evolução da internet e suas infinitas possibilidades de alcance, empreender, hoje, é uma questão de busca por informações e colocação delas em prática no dia-a-dia. As redes sociais criam condições de desenvolver perfis comerciais e fortalecê-los através de uma construção coerente de conteúdo e principalmente relacionamento com o público. Durante a pandemia da Covid-19 que teve início no ano de 2020, diversos comércios fecharam e empresas faliram. Aquelas que souberam atuar com o auxílio da comunicação e da aproximação com seu público, além de não sentirem impactos negativos, encontraram oportunidades de crescimento. Neste âmbito, o marketing de relacionamento tem papel fundamental, por permitir que as empresas possam suprir parte das carências emocionais criadas pela própria pandemia - sobretudo as confeitarias, com o seu doce amparo. Os principais autores que deram suporte referencial teórico a este trabalho foram Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, com grandes contribuições da obra Marketing 4.0 (2017).porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRelacionamentoEstrategiaSobrevivencia_Silva_2021.pdfRelacionamentoEstrategiaSobrevivencia_Silva_2021.pdfapplication/pdf788518https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37364/1/RelacionamentoEstrategiaSobrevivencia_Silva_2021.pdf4f604a39ff4a41026a2d462c32d201b7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37364/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/373642021-09-28 17:23:11.685oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-28T20:23:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sweet Rise: the relationship as a survival and growth strategy for candy stores from Natal in the covid-19 pandemic
title Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
spellingShingle Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
Silva, Tarsila Gomes de Miranda e
Docerias
Marketing de relacionamento
Redes sociais
Pandemia
title_short Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
title_full Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
title_fullStr Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
title_sort Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
author Silva, Tarsila Gomes de Miranda e
author_facet Silva, Tarsila Gomes de Miranda e
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bezerra , Josenildo Soares
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Rodrigo Parron
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tarsila Gomes de Miranda e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muneiro, Lilian Carla
contributor_str_mv Muneiro, Lilian Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Docerias
Marketing de relacionamento
Redes sociais
Pandemia
topic Docerias
Marketing de relacionamento
Redes sociais
Pandemia
description Com a evolução da internet e suas infinitas possibilidades de alcance, empreender, hoje, é uma questão de busca por informações e colocação delas em prática no dia-a-dia. As redes sociais criam condições de desenvolver perfis comerciais e fortalecê-los através de uma construção coerente de conteúdo e principalmente relacionamento com o público. Durante a pandemia da Covid-19 que teve início no ano de 2020, diversos comércios fecharam e empresas faliram. Aquelas que souberam atuar com o auxílio da comunicação e da aproximação com seu público, além de não sentirem impactos negativos, encontraram oportunidades de crescimento. Neste âmbito, o marketing de relacionamento tem papel fundamental, por permitir que as empresas possam suprir parte das carências emocionais criadas pela própria pandemia - sobretudo as confeitarias, com o seu doce amparo. Os principais autores que deram suporte referencial teórico a este trabalho foram Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, com grandes contribuições da obra Marketing 4.0 (2017).
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-21T14:36:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-21T14:36:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Tarsila Gomes de Miranda e. o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37364
identifier_str_mv SILVA, Tarsila Gomes de Miranda e. o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37364/1/RelacionamentoEstrategiaSobrevivencia_Silva_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37364/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f604a39ff4a41026a2d462c32d201b7
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117695068438528