Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37364 |
Resumo: | Com a evolução da internet e suas infinitas possibilidades de alcance, empreender, hoje, é uma questão de busca por informações e colocação delas em prática no dia-a-dia. As redes sociais criam condições de desenvolver perfis comerciais e fortalecê-los através de uma construção coerente de conteúdo e principalmente relacionamento com o público. Durante a pandemia da Covid-19 que teve início no ano de 2020, diversos comércios fecharam e empresas faliram. Aquelas que souberam atuar com o auxílio da comunicação e da aproximação com seu público, além de não sentirem impactos negativos, encontraram oportunidades de crescimento. Neste âmbito, o marketing de relacionamento tem papel fundamental, por permitir que as empresas possam suprir parte das carências emocionais criadas pela própria pandemia - sobretudo as confeitarias, com o seu doce amparo. Os principais autores que deram suporte referencial teórico a este trabalho foram Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, com grandes contribuições da obra Marketing 4.0 (2017). |
id |
UFRN_01f0c17106aeeb8c402e12fcb35fddf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37364 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Tarsila Gomes de Miranda eBezerra , Josenildo SoaresSantos, Rodrigo ParronMuneiro, Lilian Carla2021-09-21T14:36:54Z2021-09-21T14:36:54Z2021-09-10SILVA, Tarsila Gomes de Miranda e. o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37364Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialDoceriasMarketing de relacionamentoRedes sociaisPandemiaDoce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19Sweet Rise: the relationship as a survival and growth strategy for candy stores from Natal in the covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCom a evolução da internet e suas infinitas possibilidades de alcance, empreender, hoje, é uma questão de busca por informações e colocação delas em prática no dia-a-dia. As redes sociais criam condições de desenvolver perfis comerciais e fortalecê-los através de uma construção coerente de conteúdo e principalmente relacionamento com o público. Durante a pandemia da Covid-19 que teve início no ano de 2020, diversos comércios fecharam e empresas faliram. Aquelas que souberam atuar com o auxílio da comunicação e da aproximação com seu público, além de não sentirem impactos negativos, encontraram oportunidades de crescimento. Neste âmbito, o marketing de relacionamento tem papel fundamental, por permitir que as empresas possam suprir parte das carências emocionais criadas pela própria pandemia - sobretudo as confeitarias, com o seu doce amparo. Os principais autores que deram suporte referencial teórico a este trabalho foram Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, com grandes contribuições da obra Marketing 4.0 (2017).porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRelacionamentoEstrategiaSobrevivencia_Silva_2021.pdfRelacionamentoEstrategiaSobrevivencia_Silva_2021.pdfapplication/pdf788518https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37364/1/RelacionamentoEstrategiaSobrevivencia_Silva_2021.pdf4f604a39ff4a41026a2d462c32d201b7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37364/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/373642021-09-28 17:23:11.685oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-28T20:23:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sweet Rise: the relationship as a survival and growth strategy for candy stores from Natal in the covid-19 pandemic |
title |
Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19 Silva, Tarsila Gomes de Miranda e Docerias Marketing de relacionamento Redes sociais Pandemia |
title_short |
Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19 |
title_full |
Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19 |
author |
Silva, Tarsila Gomes de Miranda e |
author_facet |
Silva, Tarsila Gomes de Miranda e |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Bezerra , Josenildo Soares |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Parron |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tarsila Gomes de Miranda e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muneiro, Lilian Carla |
contributor_str_mv |
Muneiro, Lilian Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docerias Marketing de relacionamento Redes sociais Pandemia |
topic |
Docerias Marketing de relacionamento Redes sociais Pandemia |
description |
Com a evolução da internet e suas infinitas possibilidades de alcance, empreender, hoje, é uma questão de busca por informações e colocação delas em prática no dia-a-dia. As redes sociais criam condições de desenvolver perfis comerciais e fortalecê-los através de uma construção coerente de conteúdo e principalmente relacionamento com o público. Durante a pandemia da Covid-19 que teve início no ano de 2020, diversos comércios fecharam e empresas faliram. Aquelas que souberam atuar com o auxílio da comunicação e da aproximação com seu público, além de não sentirem impactos negativos, encontraram oportunidades de crescimento. Neste âmbito, o marketing de relacionamento tem papel fundamental, por permitir que as empresas possam suprir parte das carências emocionais criadas pela própria pandemia - sobretudo as confeitarias, com o seu doce amparo. Os principais autores que deram suporte referencial teórico a este trabalho foram Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, com grandes contribuições da obra Marketing 4.0 (2017). |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-21T14:36:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-21T14:36:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Tarsila Gomes de Miranda e. o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37364 |
identifier_str_mv |
SILVA, Tarsila Gomes de Miranda e. o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37364/1/RelacionamentoEstrategiaSobrevivencia_Silva_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37364/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f604a39ff4a41026a2d462c32d201b7 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117695068438528 |