Medievo no sertão: tradição medieval europeia e arquétipos da literatura popular no Nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peloso, Silvano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27101
Resumo: Um medievo popular e rústico, com suas lendas e tradições guerreiras, parece ressurgir, a séculos de distância e quase por um paradoxo da história, no coração do novo mundo, cuja descoberta deveria precisamente assinalar o marco de finalização da era medieval. Confiados à viola do cantador e a milhares de folhetos de cordel, que remetem ao alvorecer da imprensa na Europa, Carlos Magno e Roberto do Diabo, Genoveva de Brabante e Marcolfo assumem conotações impensáveis no encontro de uma vasta rede de raças, línguas e tradições culturais diversas, que é o Brasil da idade moderna. Sobre o fundo dos grandes mitos da floresta, de derivação indígena, e dos rituais mágicos, de origem negro-africana, os antigos modelos do paladino destemido, do príncipe maldito, da esposa fiel, do camponês astuto sobrevivem como expressão dos múltiplos ‘diversos’ que não se resignaram a ser eliminados definitivamente da história e, por meio da recuperação do passado, exprimem também a sua aspiração a um presente melhor. Nesse sentido, o menestrel-cantador do Nordeste brasileiro, resultado da criação de uma imensa área de transmissão oral e épica, torna-se o símbolo do homem constrangido a sair de ‘seu’ tempo e de ‘sua’ história para exprimir-se e fazer reviver nessa operação a história complexa de uma condição humana difícil.
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Confiados à viola do cantador e a milhares de folhetos de cordel, que remetem ao alvorecer da imprensa na Europa, Carlos Magno e Roberto do Diabo, Genoveva de Brabante e Marcolfo assumem conotações impensáveis no encontro de uma vasta rede de raças, línguas e tradições culturais diversas, que é o Brasil da idade moderna. Sobre o fundo dos grandes mitos da floresta, de derivação indígena, e dos rituais mágicos, de origem negro-africana, os antigos modelos do paladino destemido, do príncipe maldito, da esposa fiel, do camponês astuto sobrevivem como expressão dos múltiplos ‘diversos’ que não se resignaram a ser eliminados definitivamente da história e, por meio da recuperação do passado, exprimem também a sua aspiração a um presente melhor. Nesse sentido, o menestrel-cantador do Nordeste brasileiro, resultado da criação de uma imensa área de transmissão oral e épica, torna-se o símbolo do homem constrangido a sair de ‘seu’ tempo e de ‘sua’ história para exprimir-se e fazer reviver nessa operação a história complexa de uma condição humana difícil.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTMedievonosertao.pdf.txtMedievonosertao.pdf.txtExtracted texttext/plain378159https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27101/3/Medievonosertao.pdf.txt51bc82d556782524c95a91fb36e8b299MD53THUMBNAILMedievonosertao.pdf.jpgMedievonosertao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27101/4/Medievonosertao.pdf.jpg2209502252425f45ab66cadbc466c2dfMD54ORIGINALMedievonosertao.pdfMedievonosertao.pdfapplication/pdf60642478https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27101/1/Medievonosertao.pdf8e37b7dbe5eb62a12ba219d98568f71cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81597https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27101/2/license.txtc06df47c0e9e9a9e1042ec6b4e4f68b5MD52123456789/271012020-09-30 11:29:26.285oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-30T14:29:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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