Análise do perfil de consumo dos ésteres destilados do biodiesel de coco como aditivos ao diesel em um motor de combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAETANO, Gabriela de Paula dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49661
Resumo: Tendo em vista a escassez dos combustíveis fósseis, a poluição ambiental e a crescente demanda por energia, os combustíveis produzidos através de biomassa têm sido de grande interesse dos cientistas no mundo em busca de fontes de energia renováveis, como o biodiesel que pode ser obtido através de óleos vegetais, como o óleo de coco que possui grande potencial. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo a análise do perfil de consumo e da caracterização dos ésteres destilados do óleo de coco (fração leve e pesada) como aditivos ao diesel. Todos os testes foram feitos com o diesel comercial (DC) sendo o combustível base, com a adição de 5%,10% e 15% (v/v) das frações leves (BFL5, BFL10 e BFL15), pesadas (BFP5, BFP10 e BFP15) e também do próprio biodiesel (BC5, BC10 e BC15). Os ensaios de caracterização (densidade, poder calorífico e corrosão) foram realizados conforme os métodos ASTM correspondentes, e os resultados encontrados para as formulações estudadas indicaram que todas as amostras se enquadraram nos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução N°50 da ANP. O teste de consumo do motor foi avaliado pelos testes de consumo horário e específico (desempenho do motor), que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0W a 1200W tendo a rotação mantida constante em 3600 rpm, para que fosse obtida as curvas de consumo. Os resultados das curvas encontradas para o consumo horário, indicaram que para todos os valores de potência, os ésteres conseguiram proporcionar um menor consumo em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário apresentado pela formulação BFP15 e em sequência pela BFP5. Já as curvas encontradas para as análises do desempenho do motor indicaram uma melhora na eficiência do mesmo com as formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor panorama a redução de 18,13% na condição de carga de 300W e de 7,29% na condição de carga de 1200W, encontrado para a formulação BFP15 comparado ao DC. Já o segundo panorama significativo foi com redução de 13,68% para a condição de carga de 300 W e de 6,19% na condição de carga de 1200W, para a formulação BFP5 comparado ao DC. Sendo assim, pode-se concluir que os aditivos foram capazes de promover a queima com uma boa eficiência do motor.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química), Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49661Tendo em vista a escassez dos combustíveis fósseis, a poluição ambiental e a crescente demanda por energia, os combustíveis produzidos através de biomassa têm sido de grande interesse dos cientistas no mundo em busca de fontes de energia renováveis, como o biodiesel que pode ser obtido através de óleos vegetais, como o óleo de coco que possui grande potencial. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo a análise do perfil de consumo e da caracterização dos ésteres destilados do óleo de coco (fração leve e pesada) como aditivos ao diesel. Todos os testes foram feitos com o diesel comercial (DC) sendo o combustível base, com a adição de 5%,10% e 15% (v/v) das frações leves (BFL5, BFL10 e BFL15), pesadas (BFP5, BFP10 e BFP15) e também do próprio biodiesel (BC5, BC10 e BC15). Os ensaios de caracterização (densidade, poder calorífico e corrosão) foram realizados conforme os métodos ASTM correspondentes, e os resultados encontrados para as formulações estudadas indicaram que todas as amostras se enquadraram nos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução N°50 da ANP. O teste de consumo do motor foi avaliado pelos testes de consumo horário e específico (desempenho do motor), que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0W a 1200W tendo a rotação mantida constante em 3600 rpm, para que fosse obtida as curvas de consumo. Os resultados das curvas encontradas para o consumo horário, indicaram que para todos os valores de potência, os ésteres conseguiram proporcionar um menor consumo em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário apresentado pela formulação BFP15 e em sequência pela BFP5. Já as curvas encontradas para as análises do desempenho do motor indicaram uma melhora na eficiência do mesmo com as formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor panorama a redução de 18,13% na condição de carga de 300W e de 7,29% na condição de carga de 1200W, encontrado para a formulação BFP15 comparado ao DC. Já o segundo panorama significativo foi com redução de 13,68% para a condição de carga de 300 W e de 6,19% na condição de carga de 1200W, para a formulação BFP5 comparado ao DC. Sendo assim, pode-se concluir que os aditivos foram capazes de promover a queima com uma boa eficiência do motor.In view of the scarcity of fossil fuels, environmental pollution and the growing demand for energy, fuels made throught of biomass have been of great interest to scientists in the world in search of renewable energy sources, such as biodiesel that can be obtained from vegetable oils, such as coconut oil that has great potential. Thus, the present study aims to analyze the consumption profile and the characterization of coconut oil distilled esters (light and heavy fraction) as additives to diesel. All tests were carried out with commercial diesel (DC) as the base fuel, with the addition of 5%, 10% and 15% (v/v) of light fractions (BFL5, BFL10 and BFL15), heavy (BFP5, BFP10 and BFP15) and also from biodiesel itself (BC5, BC10 and BC15). The characterization tests (density, calorific value and corrosion) were performed according to the corresponding ASTM methods, and the results found for the studied formulations indicated that all samples met the standards established for commercialization in accordance with ANP Resolution N° 50. The engine consumption test was evaluated by the hourly and specific consumption tests (engine performance), which were carried out in a Branco brand diesel engine (BD 7.0), varying the power from 0W to 1200W, keeping the rotation constant. at 3600 rpm, in order to obtain the consumption curves. The results of the curves found for hourly consumption indicated that for all potency values, the esters were able to provide a lower consumption compared to commercial diesel, with the best scenario being presented by the BFP15 formulation and then by the BFP5. The curves found for the analysis of the engine performance indicated an improvement in its efficiency with the additive formulations in relation to commercial diesel, with the best scenario being the reduction of 18.13% in the load condition of 300W and of 7.29 % at 1200W load condition, found for the BFP15 formulation compared to DC. The second significant scenario was with a reduction of 13.68% for the 300 W load condition and 6.19% for the 1200 W load condition, for the BFP5 formulation compared to DC. Thus, it can be concluded that the additives were able to promote combustion with good engine efficiency.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia QuímicaUFRNBrasilEngenharia QuímicaCNPQ::ENGENHARIASbiocombustíveldieselconsumo de combustívelóleo de cocoaditivosAnálise do perfil de consumo dos ésteres destilados do biodiesel de coco como aditivos ao diesel em um motor de combustão internainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Gabi 2022- versão 28-10- versão final .pdfTCC Gabi 2022- versão 28-10- versão final .pdfapplication/pdf931410https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49661/1/TCC%20Gabi%202022-%20vers%c3%a3o%2028-10-%20vers%c3%a3o%20final%20.pdf1da00d197b512d165f63e3bd03a17dc4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49661/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/496612022-11-01 10:49:54.677oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-01T13:49:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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