Avaliação de ésteres destilados do biodiesel como aditivos ao diesel
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Publication Date: | 2022 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRN |
Download full: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46270 |
Summary: | Esse estudo tem como objetivo a avaliação da aplicação dos destilados leves e pesados do biodiesel como aditivos ao diesel, através de análises dos gases de emissão, de consumo e de caracterização dos combustíveis. Todos os ensaios foram realizados com o diesel comercial (DC) como combustível base, com uma adição de 10% (v/v) dos destilados leves (BL10), pesados (BP10) e também do próprio biodiesel (B10). Os testes de caracterização (densidade e corrosividade) foram realizados de acordo com os métodos ASTM correspondentes, e os resultados das formulações mostraram que todas elas se enquadraram dentro dos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução Nº 50 da ANP. Os dados referentes às emissões foram capturados através de um analisador de gases Testo para a detecção de CO, CO2 e NOx. Os resultados mostraram que os ésteres promoveram uma combustão mais completa do combustível, garantindo menores níveis de emissão de poluentes como o CO, porém aumentando as emissões de CO2 e NOx. O melhor cenário apresentou uma redução de 30,9% (BP10 comparado a DC a 0,6 kW), enquanto que os piores cenários para o aumento de CO2 e NOx foram de 24,7% (B10 comparado a DC a 0,9 kW) e 80,2% (B10 comparado a DC a 0,9 kW), respectivamente. Já o desempenho do motor foi avaliado através dos testes de consumo, que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0 kW a 1,2 kW enquanto a rotação se mantém constante a 3600 rpm, a fim de se obter as curvas de consumo. Os resultados mostraram que houve uma melhora na eficiência do motor das formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário uma redução de 18,88% na condição de carga 0 kW e 13,27% na condição de carga de 1,2 kW (B10 comparado a DC). Assim, conclui-se que os aditivos foram eficazes em promover uma queima mais limpa do combustível sem comprometer a eficiência do motor. |
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Todos os ensaios foram realizados com o diesel comercial (DC) como combustível base, com uma adição de 10% (v/v) dos destilados leves (BL10), pesados (BP10) e também do próprio biodiesel (B10). Os testes de caracterização (densidade e corrosividade) foram realizados de acordo com os métodos ASTM correspondentes, e os resultados das formulações mostraram que todas elas se enquadraram dentro dos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução Nº 50 da ANP. Os dados referentes às emissões foram capturados através de um analisador de gases Testo para a detecção de CO, CO2 e NOx. Os resultados mostraram que os ésteres promoveram uma combustão mais completa do combustível, garantindo menores níveis de emissão de poluentes como o CO, porém aumentando as emissões de CO2 e NOx. O melhor cenário apresentou uma redução de 30,9% (BP10 comparado a DC a 0,6 kW), enquanto que os piores cenários para o aumento de CO2 e NOx foram de 24,7% (B10 comparado a DC a 0,9 kW) e 80,2% (B10 comparado a DC a 0,9 kW), respectivamente. Já o desempenho do motor foi avaliado através dos testes de consumo, que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0 kW a 1,2 kW enquanto a rotação se mantém constante a 3600 rpm, a fim de se obter as curvas de consumo. Os resultados mostraram que houve uma melhora na eficiência do motor das formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário uma redução de 18,88% na condição de carga 0 kW e 13,27% na condição de carga de 1,2 kW (B10 comparado a DC). Assim, conclui-se que os aditivos foram eficazes em promover uma queima mais limpa do combustível sem comprometer a eficiência do motor.The objective of the present work is to investigate the effect of adding light and heavy biodiesel distillates to diesel on spark ignition engine performance and exhaust emissions, as well as on fuel characterization. All tests were carried out using commercial diesel (DC) as base fuel and its 10% (v/v) blends with the biodiesel distillates (BL10 and BP10) and biodiesel itself (B10). Characterization tests were run in accordance with the corresponding ASTM methods. Results showed that all formulations fit within the established standards for commercialization, in accordance with ANP resolution Nº 50. Engine performance investigation was conducted on a diesel engine, varying wheel power from 0 kW to 1,2 kW while rotation remains constant at 3600 rpm, in order to generate brake specific fuel consumption (BSFC) curves. Results showed engine efficiency improvement when running on the formulations compared to commercial diesel, with BSFC lower by 18,88% at load condition of 0 kW and by 13,27% at load condition of 1,2 kW (B10 compared to DC). Exhaust emissions data was captured by a Testo gas analyser for detection of CO, CO2, NOx. The ester additives promoted more complete combustion of the fuel, leading to reduction in CO emissions by up to 30,9% (BP10 compared to DC at 0,6 kW). CO2 and NOx emissions were increased up to 24,7% (B10 compared to DC at 0,9 kW) and 80,2% (B10 compared to DC at 0,9 kW), respectively. Thus, it is possible to conclude that the additives were effective in promoting a cleaner burning of the fuel, without compromising engine efficiency.ANP2022-02-17Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia QuímicaUFRNBrasilDepartamento de Engenharia QuímicaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBiocombustívelBiofuelAditivo oxigenadoOxygenated additiveDieselEmissão de gasesGas emissionConsumo de combustívelFuel consumptionAvaliação de ésteres destilados do biodiesel como aditivos ao dieselEvaluation of biodiesel distillate esters as diesel additivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaodeEsteres_Silva_2022.pdfAvaliacaodeEsteres_Silva_2022.pdfMonografiaapplication/pdf822586https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46270/1/AvaliacaodeEsteres_Silva_2022.pdf85b5be9372b528b55248fd4e7aea688aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46270/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46270/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/462702024-03-19 01:05:58.77oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:05:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Esse estudo tem como objetivo a avaliação da aplicação dos destilados leves e pesados do biodiesel como aditivos ao diesel, através de análises dos gases de emissão, de consumo e de caracterização dos combustíveis. Todos os ensaios foram realizados com o diesel comercial (DC) como combustível base, com uma adição de 10% (v/v) dos destilados leves (BL10), pesados (BP10) e também do próprio biodiesel (B10). Os testes de caracterização (densidade e corrosividade) foram realizados de acordo com os métodos ASTM correspondentes, e os resultados das formulações mostraram que todas elas se enquadraram dentro dos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução Nº 50 da ANP. Os dados referentes às emissões foram capturados através de um analisador de gases Testo para a detecção de CO, CO2 e NOx. Os resultados mostraram que os ésteres promoveram uma combustão mais completa do combustível, garantindo menores níveis de emissão de poluentes como o CO, porém aumentando as emissões de CO2 e NOx. O melhor cenário apresentou uma redução de 30,9% (BP10 comparado a DC a 0,6 kW), enquanto que os piores cenários para o aumento de CO2 e NOx foram de 24,7% (B10 comparado a DC a 0,9 kW) e 80,2% (B10 comparado a DC a 0,9 kW), respectivamente. Já o desempenho do motor foi avaliado através dos testes de consumo, que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0 kW a 1,2 kW enquanto a rotação se mantém constante a 3600 rpm, a fim de se obter as curvas de consumo. Os resultados mostraram que houve uma melhora na eficiência do motor das formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário uma redução de 18,88% na condição de carga 0 kW e 13,27% na condição de carga de 1,2 kW (B10 comparado a DC). Assim, conclui-se que os aditivos foram eficazes em promover uma queima mais limpa do combustível sem comprometer a eficiência do motor. |
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