Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcio Eutrópio Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35248
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia na microempresa Neide Tortas e Bolos, mais especificamente, numa loja de bolos. Atualmente as empresas tem tido muita dificuldade em se manter com as medidas restritivas necessárias e impostas pela ciência. Vislumbrando esse assunto, a metodologia da pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo onde foram entrevistadas a gestora do negócio e 2 colaboradoras. Para a análise dos dados foi usada à técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram para o uso urgente do delivery, para não cair as vendas, além de realizar várias promoções nas redes sociais. A determinação e a necessidade de que se reinventasse para manter a empresa em “pé” está fazendo com que a empresa não feche nessa crise. Concluiu- se que a gestora e as colaboradoras reformularam a forma vender da empresa para manter as vendas e os clientes.
id UFRN_04295a3a05b13d978e768b50a0a82ad5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35248
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Márcio Eutrópio Rodrigues deOliveira, Patrícia Whebber Souza deFerreira, Antônio CarlosAraújo Filho, Gabriel Martins deOliveira, Patrícia Whebber Souza de2021-06-16T17:34:19Z2021-09-20T15:02:54Z2021-06-16T17:34:19Z2021-09-20T15:02:54Z2021-04-232013087380OLIVEIRA, Márcio Eutrópio Rodrigues de. Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos. 2021. 41f. Monografia (Graduação em Administração) – Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35248Esse trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia na microempresa Neide Tortas e Bolos, mais especificamente, numa loja de bolos. Atualmente as empresas tem tido muita dificuldade em se manter com as medidas restritivas necessárias e impostas pela ciência. Vislumbrando esse assunto, a metodologia da pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo onde foram entrevistadas a gestora do negócio e 2 colaboradoras. Para a análise dos dados foi usada à técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram para o uso urgente do delivery, para não cair as vendas, além de realizar várias promoções nas redes sociais. A determinação e a necessidade de que se reinventasse para manter a empresa em “pé” está fazendo com que a empresa não feche nessa crise. Concluiu- se que a gestora e as colaboradoras reformularam a forma vender da empresa para manter as vendas e os clientes.This work aims to analyze the impacts of the pandemic on the micro company Neide Tortas e Bolos, more specifically, in a cake shop. Nowadays, companies find it very difficult to keep up with the restrictive measures imposed by science. Looking at this issue, the research methodology is characterized as a qualitative study in which the business manager and 2 collaborators were interviewed. For data analysis, the content analysis technique was used. The main results pointed to the urgent use of delivery, in order not to drop as sales, in addition to promoting on social networks. The determination and the need to reinvent itself in order to keep the company on its feet is preventing the company from closing in this crisis. It was concluded that the manager and the collaborators reformulated a way of selling the company to maintain sales and customers.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMicroempreendedorismoPandemiaCovid-19VendasClientesMicroentrepreneurshipPandemicCovid-19SalesCustomersMicroempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMicroempreendedorismoFamiliar_Oliveira_2021.pdfapplication/pdf417679https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35248/1/MicroempreendedorismoFamiliar_Oliveira_2021.pdfec802614cb11f0ed1e8ea5fa7fcb9303MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35248/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35248/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/352482021-09-20 12:02:54.619oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:02:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos
title Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos
spellingShingle Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos
Oliveira, Márcio Eutrópio Rodrigues de
Microempreendedorismo
Pandemia
Covid-19
Vendas
Clientes
Microentrepreneurship
Pandemic
Covid-19
Sales
Customers
title_short Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos
title_full Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos
title_fullStr Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos
title_full_unstemmed Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos
title_sort Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos
author Oliveira, Márcio Eutrópio Rodrigues de
author_facet Oliveira, Márcio Eutrópio Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ferreira, Antônio Carlos
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Araújo Filho, Gabriel Martins de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcio Eutrópio Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
contributor_str_mv Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Microempreendedorismo
Pandemia
Covid-19
Vendas
Clientes
Microentrepreneurship
Pandemic
Covid-19
Sales
Customers
topic Microempreendedorismo
Pandemia
Covid-19
Vendas
Clientes
Microentrepreneurship
Pandemic
Covid-19
Sales
Customers
description Esse trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia na microempresa Neide Tortas e Bolos, mais especificamente, numa loja de bolos. Atualmente as empresas tem tido muita dificuldade em se manter com as medidas restritivas necessárias e impostas pela ciência. Vislumbrando esse assunto, a metodologia da pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo onde foram entrevistadas a gestora do negócio e 2 colaboradoras. Para a análise dos dados foi usada à técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram para o uso urgente do delivery, para não cair as vendas, além de realizar várias promoções nas redes sociais. A determinação e a necessidade de que se reinventasse para manter a empresa em “pé” está fazendo com que a empresa não feche nessa crise. Concluiu- se que a gestora e as colaboradoras reformularam a forma vender da empresa para manter as vendas e os clientes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T17:34:19Z
2021-09-20T15:02:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-16T17:34:19Z
2021-09-20T15:02:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013087380
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Márcio Eutrópio Rodrigues de. Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos. 2021. 41f. Monografia (Graduação em Administração) – Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35248
identifier_str_mv 2013087380
OLIVEIRA, Márcio Eutrópio Rodrigues de. Microempreendedorismo familiar na pandemia da Covid-19: um estudo de caso sobre a loja Neide tortas e bolos. 2021. 41f. Monografia (Graduação em Administração) – Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35248/1/MicroempreendedorismoFamiliar_Oliveira_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35248/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35248/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec802614cb11f0ed1e8ea5fa7fcb9303
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117856166412288