Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leite, Maria da Guia Rufino Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/967
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
id IFRO-1_55e036e38c57a3b916f26231de92bf36
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/967
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendasMarketingVendasMarketing digitalClientesMarketingSalesDigital MarketingCustomersTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.Ao considerar a transitoriedade ocorrida no mercado atual, com a chegada das novas tecnologias e mídias sociais, percebe-se que há uma concorrência acirrada entre empresas e profissionais no sentido de conquistar e fidelizar clientes, criando relacionamentos duradouros e, em consequência, aumentando a lucratividade. O marketing digital, um conjunto de estratégias utilizadas para promover marcas e empresas no ambiente virtual, torna-se uma ferramenta essencial na influência do poder de compra na atualidade. O objetivo do estudo foi analisar como o marketing digital influencia as vendas das microempresas como a PILATES SHIRLEY CARVALHO, que é uma empresa que trabalha na área do Pilates, ofertando serviços de reabilitação. A Pesquisa é baseada num estudo de caso. Assim, realiza-se um levantamento bibliográfico, a fim de construir o conceito sobre Marketing e vendas, acompanhado de uma análise do marketing digital e sua empregabilidade nas vendas em plataformas digitais. Em seguida, apresenta-se os resultados e discussões acerca da pesquisa. Para a coleta de dados, foram utilizados a aplicação de questionário junto a dona da empresa, análises das métricas das redes sociais - aumento de engajamento, seguidores e clientes. Logo em seguida, confrontou se os dados, realizando uma comparação das métricas antes e após a aplicação das estratégias do marketing digital, na conta do Instagram da empresa, para entender a perspectiva de ambos os períodos, e verificar se eles estavam convergindo ou divergindo em algum ponto. Foi verificado um aumento significativo em todas as métricas das redes sociais, no entanto, o número da procura pelos serviços teve, apenas, um crescimento razoável.When considering the transience that has occurred in the current market, with the arrival of new technologies and social media, it is perceived that there is fierce competition between companies and professionals in order to win and retain customers, creating lasting relationships and, consequently, increasing profitability. Digital marketing, a set of strategies used to promote brands and companies in the virtual environment, becomes an essential tool in the influence of purchasing power today. The aim of the study was to analyze how digital marketing influences sales in microenterprises such as PILATES SHIRLEY CARVALHO. Therefore, a bibliographic survey was carried out in order to build the concept of Marketing and sales, accompanied by an analysis of digital marketing and its employability in sales on digital platforms. Then, the results and discussions about the research are presented. For data collection, we used the application of a questionnaire with the owner of the company, analysis of social media metrics-increased engagement, followers and customers. Then, the data was compared, performing a comparison of the metrics before and after the application of digital marketing strategies, on the company's Instagram account, to understand the perspective of both periods, and verify if they were converging or diverging at some point. There was a significant increase in all metrics of social networks, however, the number of demand for services had only a reasonable growth.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Comercial (EaD)Manchinery, Alessandra Severino da SilvaCarvalho, Maria da Conceição Rufino AraújoLeite, Maria da Guia Rufino Araújo2024-07-31T23:22:47Z2024-07-31T23:22:47Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Maria da Conceição Rufino Araújo. LEITE, Maria da Guia Rufino Araújo. Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas. Orientadora: Alessandra Severino da Silva Manchinery. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnlogia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/967porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T03:00:21Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/967Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-01T03:00:21Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
title Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
spellingShingle Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo
Marketing
Vendas
Marketing digital
Clientes
Marketing
Sales
Digital Marketing
Customers
title_short Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
title_full Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
title_fullStr Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
title_full_unstemmed Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
title_sort Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
author Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo
author_facet Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo
Leite, Maria da Guia Rufino Araújo
author_role author
author2 Leite, Maria da Guia Rufino Araújo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manchinery, Alessandra Severino da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo
Leite, Maria da Guia Rufino Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Vendas
Marketing digital
Clientes
Marketing
Sales
Digital Marketing
Customers
topic Marketing
Vendas
Marketing digital
Clientes
Marketing
Sales
Digital Marketing
Customers
description Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-07-31T23:22:47Z
2024-07-31T23:22:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Maria da Conceição Rufino Araújo. LEITE, Maria da Guia Rufino Araújo. Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas. Orientadora: Alessandra Severino da Silva Manchinery. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnlogia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/967
identifier_str_mv CARVALHO, Maria da Conceição Rufino Araújo. LEITE, Maria da Guia Rufino Araújo. Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas. Orientadora: Alessandra Severino da Silva Manchinery. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnlogia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275584119832576