Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/967 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial. |
id |
IFRO-1_55e036e38c57a3b916f26231de92bf36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/967 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendasMarketingVendasMarketing digitalClientesMarketingSalesDigital MarketingCustomersTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.Ao considerar a transitoriedade ocorrida no mercado atual, com a chegada das novas tecnologias e mídias sociais, percebe-se que há uma concorrência acirrada entre empresas e profissionais no sentido de conquistar e fidelizar clientes, criando relacionamentos duradouros e, em consequência, aumentando a lucratividade. O marketing digital, um conjunto de estratégias utilizadas para promover marcas e empresas no ambiente virtual, torna-se uma ferramenta essencial na influência do poder de compra na atualidade. O objetivo do estudo foi analisar como o marketing digital influencia as vendas das microempresas como a PILATES SHIRLEY CARVALHO, que é uma empresa que trabalha na área do Pilates, ofertando serviços de reabilitação. A Pesquisa é baseada num estudo de caso. Assim, realiza-se um levantamento bibliográfico, a fim de construir o conceito sobre Marketing e vendas, acompanhado de uma análise do marketing digital e sua empregabilidade nas vendas em plataformas digitais. Em seguida, apresenta-se os resultados e discussões acerca da pesquisa. Para a coleta de dados, foram utilizados a aplicação de questionário junto a dona da empresa, análises das métricas das redes sociais - aumento de engajamento, seguidores e clientes. Logo em seguida, confrontou se os dados, realizando uma comparação das métricas antes e após a aplicação das estratégias do marketing digital, na conta do Instagram da empresa, para entender a perspectiva de ambos os períodos, e verificar se eles estavam convergindo ou divergindo em algum ponto. Foi verificado um aumento significativo em todas as métricas das redes sociais, no entanto, o número da procura pelos serviços teve, apenas, um crescimento razoável.When considering the transience that has occurred in the current market, with the arrival of new technologies and social media, it is perceived that there is fierce competition between companies and professionals in order to win and retain customers, creating lasting relationships and, consequently, increasing profitability. Digital marketing, a set of strategies used to promote brands and companies in the virtual environment, becomes an essential tool in the influence of purchasing power today. The aim of the study was to analyze how digital marketing influences sales in microenterprises such as PILATES SHIRLEY CARVALHO. Therefore, a bibliographic survey was carried out in order to build the concept of Marketing and sales, accompanied by an analysis of digital marketing and its employability in sales on digital platforms. Then, the results and discussions about the research are presented. For data collection, we used the application of a questionnaire with the owner of the company, analysis of social media metrics-increased engagement, followers and customers. Then, the data was compared, performing a comparison of the metrics before and after the application of digital marketing strategies, on the company's Instagram account, to understand the perspective of both periods, and verify if they were converging or diverging at some point. There was a significant increase in all metrics of social networks, however, the number of demand for services had only a reasonable growth.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Comercial (EaD)Manchinery, Alessandra Severino da SilvaCarvalho, Maria da Conceição Rufino AraújoLeite, Maria da Guia Rufino Araújo2024-07-31T23:22:47Z2024-07-31T23:22:47Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Maria da Conceição Rufino Araújo. LEITE, Maria da Guia Rufino Araújo. Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas. Orientadora: Alessandra Severino da Silva Manchinery. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnlogia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/967porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T03:00:21Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/967Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-01T03:00:21Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas |
title |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas |
spellingShingle |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo Marketing Vendas Marketing digital Clientes Marketing Sales Digital Marketing Customers |
title_short |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas |
title_full |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas |
title_fullStr |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas |
title_full_unstemmed |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas |
title_sort |
Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas |
author |
Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo |
author_facet |
Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo Leite, Maria da Guia Rufino Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maria da Guia Rufino Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manchinery, Alessandra Severino da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo Leite, Maria da Guia Rufino Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Vendas Marketing digital Clientes Marketing Sales Digital Marketing Customers |
topic |
Marketing Vendas Marketing digital Clientes Marketing Sales Digital Marketing Customers |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-07-31T23:22:47Z 2024-07-31T23:22:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Maria da Conceição Rufino Araújo. LEITE, Maria da Guia Rufino Araújo. Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas. Orientadora: Alessandra Severino da Silva Manchinery. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnlogia de Rondônia, Porto Velho, 2023. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/967 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Maria da Conceição Rufino Araújo. LEITE, Maria da Guia Rufino Araújo. Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas. Orientadora: Alessandra Severino da Silva Manchinery. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnlogia de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Porto Velho Zona Norte Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Porto Velho Zona Norte Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275584119832576 |