Formação do agente comunitário em saúde: uma análise do curso técnico na modalidade híbrida realizada pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47666 |
Resumo: | A Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) volta-se à formação e qualificação dos trabalhadores da saúde do SUS, desenvolvendo, dentre outras estratégias, programas de capacitação, formação e de aperfeiçoamento profissional. No contexto desta missão institucional, sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS) e contexto da pandemia do novo Coronavírus, a ESP/MA ofertou a modalidade híbrida (presencial e ensino remoto emergencial) para a finalização do curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde. Assim, objetivou-se avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão na ótica dos discentes. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com uma amostra não probabilística de 86 alunos estimada em um universo de 249 alunos (grau de confiança de 95% e margem de erro de 9%). Os dados sobre caracterização do perfil sociodemográfico, tempo de profissão, saberes e dificuldades encontradas para o acompanhamento das aulas de forma online e satisfação com o curso foram captados por questionário Google forms® e analisados de forma descritiva. A maioria dos respondentes tinha acima de 40 a 60 anos de idade (72,9%), no mínimo 10 anos de experiência profissional (96,5%). Apesar do longo tempo de experiência e de um significativo contingente acima dos 40 anos, geração transitória das tecnologias de informação e comunicação, houve uma avaliação positiva do curso sem relato de dificuldades com o ensino híbrido e com a indicação da contribuição do conteúdo do curso na sua atuação como Agente Comunitário de Saúde. Este estudo buscou auxiliar a melhoria contínua dos processos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo os desafios à implantação do ensino híbrido, que pode contribuir na redução das barreiras digitais, sobretudo, em municípios com predominância de zonas rurais. Tais localidades seriam beneficiários potenciais da modalidade híbrida crescente pós pandemia da COVID-19 nos processos de educação continuada e permanente. |
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No contexto desta missão institucional, sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS) e contexto da pandemia do novo Coronavírus, a ESP/MA ofertou a modalidade híbrida (presencial e ensino remoto emergencial) para a finalização do curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde. Assim, objetivou-se avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão na ótica dos discentes. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com uma amostra não probabilística de 86 alunos estimada em um universo de 249 alunos (grau de confiança de 95% e margem de erro de 9%). Os dados sobre caracterização do perfil sociodemográfico, tempo de profissão, saberes e dificuldades encontradas para o acompanhamento das aulas de forma online e satisfação com o curso foram captados por questionário Google forms® e analisados de forma descritiva. A maioria dos respondentes tinha acima de 40 a 60 anos de idade (72,9%), no mínimo 10 anos de experiência profissional (96,5%). Apesar do longo tempo de experiência e de um significativo contingente acima dos 40 anos, geração transitória das tecnologias de informação e comunicação, houve uma avaliação positiva do curso sem relato de dificuldades com o ensino híbrido e com a indicação da contribuição do conteúdo do curso na sua atuação como Agente Comunitário de Saúde. Este estudo buscou auxiliar a melhoria contínua dos processos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo os desafios à implantação do ensino híbrido, que pode contribuir na redução das barreiras digitais, sobretudo, em municípios com predominância de zonas rurais. Tais localidades seriam beneficiários potenciais da modalidade híbrida crescente pós pandemia da COVID-19 nos processos de educação continuada e permanente.The School of Public Health of the State of Maranhão (ESP/MA) focuses on the training and qualification of SUS health workers, developing, among other strategies, training, education and professional improvement programs. In the context of this institutional mission, from the perspective of Permanent Education in Health (EPS) and the context of the new Coronavirus pandemic, ESP/MA offered the hybrid modality (in person and emergency remote teaching) for the completion of the Technical course of the Community Agent of Health. Thus, the objective was to evaluate the effectiveness of the hybrid formation of the technical course of the community health agent offered by the School of Public Health of Maranhão from the students' point of view. For that, a descriptive study with a quantitative approach was developed, with a non-probabilistic sample of 86 students, estimated in a universe of 249 students (degree of confidence of 95% and margin of error of 9%). Data on the characterization of the socio-demographic profile, time in the profession, knowledge and difficulties encountered in monitoring classes online and satisfaction with the course were collected using a Google forms® questionnaire and analyzed descriptively. Most respondents were between 40 and 60 years of age (72.9%), with at least 10 years of professional experience (96.5%). Despite the long period of experience and a significant contingent over 40 years, transient generation of information and communication technologies, there was a positive evaluation of the course without reporting difficulties with hybrid teaching and indicating the contribution of the course content in his performance as a Community Health Agent. This study sought to help the continuous improvement of training processes for the Unified Health System (SUS), discussing the challenges of implementing hybrid education, which can contribute to reducing digital barriers, especially in municipalities with a predominance of rural areas. Such locations would be potential beneficiaries of the post-pandemic growing hybrid modality of COVID-19 in continuing and permanent education processes.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilCapacitação de recursos humanos em saúdeFormação profissionalAgentes comunitários de saúdeEnsino remoto emergencialSistema Único de SaúdeFormação do agente comunitário em saúde: uma análise do curso técnico na modalidade híbrida realizada pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaoagentecomunitario_Santos_2021.pdfapplication/pdf1089059https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47666/1/Formacaoagentecomunitario_Santos_2021.pdfac7951000799e2c1ff22e6894fd847dcMD51123456789/476662022-06-14 18:20:14.276oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47666Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-14T21:20:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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