Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Miller Barga
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140
Resumo: Este estudo buscou avaliar o nível de alfabetização financeira de alunos que estão nos primeiros anos do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, integrando conceitos relativos à atitude financeira e sua relação com o consumo. Para isso, foram utilizadas variáveis sociodemográficas, como estado civil, gênero, idade, e renda mensal própria. Também foram correlacionadas variáveis que abordam dimensões da atitude financeira. Para a coleta de dados realizou uma pesquisa do tipo survey com três turmas. A pesquisa resultou em 97 respondentes. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS versão 25 e o Microsoft Excel. Os resultados apontam que em relação ao Modo de pensar, a literacia financeira sob essa dimensão é homogênea entre os estudantes de turismo da UFRN.
id UFRN_09ffb732ac607f6aefd5e541b8a6a822
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54140
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Miller Bargahttps://orcid.org/0000-0003-0520-374Xhttps://orcid.org/0000-0003-0520-374XCarvalho, Valdemir Galvão dehttps://orcid.org/0000-0001-5166-8543http://lattes.cnpq.br/5422479849198033Felipe, Israel José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4608734331831234https://orcid.org/0000-0001-8608-00292023-07-25T14:16:56Z2023-07-25T14:16:56Z2023-07-19COSTA, Miller Braga. Comportamento financeiro: A influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do curso de Turismo da UFRN. Orientador: Gabriel Martins de Araujo Filho. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140Este estudo buscou avaliar o nível de alfabetização financeira de alunos que estão nos primeiros anos do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, integrando conceitos relativos à atitude financeira e sua relação com o consumo. Para isso, foram utilizadas variáveis sociodemográficas, como estado civil, gênero, idade, e renda mensal própria. Também foram correlacionadas variáveis que abordam dimensões da atitude financeira. Para a coleta de dados realizou uma pesquisa do tipo survey com três turmas. A pesquisa resultou em 97 respondentes. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS versão 25 e o Microsoft Excel. Os resultados apontam que em relação ao Modo de pensar, a literacia financeira sob essa dimensão é homogênea entre os estudantes de turismo da UFRN.This study sought to assess the level of financial literacy of students who are in the first years of the Tourism Course at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal campus, integrating concepts related to financial attitude and its relationship with consumption. For this, sociodemographic variables were used, such as marital status, gender, age, and own monthly income. Variables that address dimensions of financial attitude were also correlated. For data collection, a survey was carried out with three classes. The survey resulted in 97 respondents. Analyzes were performed using SPSS version 25 software and Microsoft Excel. The results indicate that in relation to the Way of thinking, financial literacy under this dimension is homogeneous among UFRN tourism students.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOalfabetização financeiraatitude financeiraconsumofinancial literacyfinancial attitudeconsumptionComportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRNFinancial behavior: the influence of the financial way of thinking in the consumption process of students of the UFRN tourism courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALComportamentoFinanceiroInfluencia_Costa_2023.pdfComportamentoFinanceiroInfluencia_Costa_2023.pdfapplication/pdf561697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/1/ComportamentoFinanceiroInfluencia_Costa_2023.pdfe465022674b139e969d257ed16368e4eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52123456789/541402023-08-09 12:09:27.655oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-09T15:09:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Financial behavior: the influence of the financial way of thinking in the consumption process of students of the UFRN tourism course
title Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
spellingShingle Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
Costa, Miller Barga
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
alfabetização financeira
atitude financeira
consumo
financial literacy
financial attitude
consumption
title_short Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_full Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_fullStr Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_full_unstemmed Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_sort Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
author Costa, Miller Barga
author_facet Costa, Miller Barga
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0520-374X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0520-374X
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Valdemir Galvão de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5166-8543
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5422479849198033
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Felipe, Israel José dos Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4608734331831234
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8608-0029
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Miller Barga
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
alfabetização financeira
atitude financeira
consumo
financial literacy
financial attitude
consumption
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização financeira
atitude financeira
consumo
financial literacy
financial attitude
consumption
description Este estudo buscou avaliar o nível de alfabetização financeira de alunos que estão nos primeiros anos do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, integrando conceitos relativos à atitude financeira e sua relação com o consumo. Para isso, foram utilizadas variáveis sociodemográficas, como estado civil, gênero, idade, e renda mensal própria. Também foram correlacionadas variáveis que abordam dimensões da atitude financeira. Para a coleta de dados realizou uma pesquisa do tipo survey com três turmas. A pesquisa resultou em 97 respondentes. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS versão 25 e o Microsoft Excel. Os resultados apontam que em relação ao Modo de pensar, a literacia financeira sob essa dimensão é homogênea entre os estudantes de turismo da UFRN.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-25T14:16:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-25T14:16:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Miller Braga. Comportamento financeiro: A influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do curso de Turismo da UFRN. Orientador: Gabriel Martins de Araujo Filho. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140
identifier_str_mv COSTA, Miller Braga. Comportamento financeiro: A influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do curso de Turismo da UFRN. Orientador: Gabriel Martins de Araujo Filho. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/1/ComportamentoFinanceiroInfluencia_Costa_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
e465022674b139e969d257ed16368e4e
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117880318263296