Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140 |
Resumo: | Este estudo buscou avaliar o nível de alfabetização financeira de alunos que estão nos primeiros anos do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, integrando conceitos relativos à atitude financeira e sua relação com o consumo. Para isso, foram utilizadas variáveis sociodemográficas, como estado civil, gênero, idade, e renda mensal própria. Também foram correlacionadas variáveis que abordam dimensões da atitude financeira. Para a coleta de dados realizou uma pesquisa do tipo survey com três turmas. A pesquisa resultou em 97 respondentes. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS versão 25 e o Microsoft Excel. Os resultados apontam que em relação ao Modo de pensar, a literacia financeira sob essa dimensão é homogênea entre os estudantes de turismo da UFRN. |
id |
UFRN_09ffb732ac607f6aefd5e541b8a6a822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54140 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Miller Bargahttps://orcid.org/0000-0003-0520-374Xhttps://orcid.org/0000-0003-0520-374XCarvalho, Valdemir Galvão dehttps://orcid.org/0000-0001-5166-8543http://lattes.cnpq.br/5422479849198033Felipe, Israel José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4608734331831234https://orcid.org/0000-0001-8608-00292023-07-25T14:16:56Z2023-07-25T14:16:56Z2023-07-19COSTA, Miller Braga. Comportamento financeiro: A influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do curso de Turismo da UFRN. Orientador: Gabriel Martins de Araujo Filho. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140Este estudo buscou avaliar o nível de alfabetização financeira de alunos que estão nos primeiros anos do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, integrando conceitos relativos à atitude financeira e sua relação com o consumo. Para isso, foram utilizadas variáveis sociodemográficas, como estado civil, gênero, idade, e renda mensal própria. Também foram correlacionadas variáveis que abordam dimensões da atitude financeira. Para a coleta de dados realizou uma pesquisa do tipo survey com três turmas. A pesquisa resultou em 97 respondentes. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS versão 25 e o Microsoft Excel. Os resultados apontam que em relação ao Modo de pensar, a literacia financeira sob essa dimensão é homogênea entre os estudantes de turismo da UFRN.This study sought to assess the level of financial literacy of students who are in the first years of the Tourism Course at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal campus, integrating concepts related to financial attitude and its relationship with consumption. For this, sociodemographic variables were used, such as marital status, gender, age, and own monthly income. Variables that address dimensions of financial attitude were also correlated. For data collection, a survey was carried out with three classes. The survey resulted in 97 respondents. Analyzes were performed using SPSS version 25 software and Microsoft Excel. The results indicate that in relation to the Way of thinking, financial literacy under this dimension is homogeneous among UFRN tourism students.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOalfabetização financeiraatitude financeiraconsumofinancial literacyfinancial attitudeconsumptionComportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRNFinancial behavior: the influence of the financial way of thinking in the consumption process of students of the UFRN tourism courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALComportamentoFinanceiroInfluencia_Costa_2023.pdfComportamentoFinanceiroInfluencia_Costa_2023.pdfapplication/pdf561697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/1/ComportamentoFinanceiroInfluencia_Costa_2023.pdfe465022674b139e969d257ed16368e4eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52123456789/541402023-08-09 12:09:27.655oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-09T15:09:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Financial behavior: the influence of the financial way of thinking in the consumption process of students of the UFRN tourism course |
title |
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN |
spellingShingle |
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN Costa, Miller Barga CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO alfabetização financeira atitude financeira consumo financial literacy financial attitude consumption |
title_short |
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN |
title_full |
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN |
title_fullStr |
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN |
title_full_unstemmed |
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN |
title_sort |
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN |
author |
Costa, Miller Barga |
author_facet |
Costa, Miller Barga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0520-374X |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0520-374X |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Valdemir Galvão de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5166-8543 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5422479849198033 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Felipe, Israel José dos Santos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4608734331831234 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8608-0029 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Miller Barga |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO alfabetização financeira atitude financeira consumo financial literacy financial attitude consumption |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização financeira atitude financeira consumo financial literacy financial attitude consumption |
description |
Este estudo buscou avaliar o nível de alfabetização financeira de alunos que estão nos primeiros anos do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, integrando conceitos relativos à atitude financeira e sua relação com o consumo. Para isso, foram utilizadas variáveis sociodemográficas, como estado civil, gênero, idade, e renda mensal própria. Também foram correlacionadas variáveis que abordam dimensões da atitude financeira. Para a coleta de dados realizou uma pesquisa do tipo survey com três turmas. A pesquisa resultou em 97 respondentes. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS versão 25 e o Microsoft Excel. Os resultados apontam que em relação ao Modo de pensar, a literacia financeira sob essa dimensão é homogênea entre os estudantes de turismo da UFRN. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-25T14:16:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-25T14:16:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Miller Braga. Comportamento financeiro: A influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do curso de Turismo da UFRN. Orientador: Gabriel Martins de Araujo Filho. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140 |
identifier_str_mv |
COSTA, Miller Braga. Comportamento financeiro: A influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do curso de Turismo da UFRN. Orientador: Gabriel Martins de Araujo Filho. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Administrativas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/1/ComportamentoFinanceiroInfluencia_Costa_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54140/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 e465022674b139e969d257ed16368e4e 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117880318263296 |