Estudo de correlação entre os índices de DCP e CBR de solos típicos da cidade de Natal/RN
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40491 |
Resumo: | Para garantir a segurança e a funcionalidade de uma obra de pavimentação, o controle tecnológico por meio de investigações de campo e de laboratório é uma ferramenta fundamental. Neste contexto, o uso do Penetrômetro Dinâmico de Cone (PDC, ou Dynamic Cone Penetrometer, DCP) tem ganho popularidade para a estimativa de parâmetros do solo, como o Índice de Suporte Califórnia (ISC, ou California Bearing Ratio, CBR), por meio de estudos de correlação. Portanto, este trabalho objetivou estabelecer correlações empíricas entre os índices de CBR e de DCP de solos típicos da cidade de Natal/RN, no Nordeste brasileiro. A necessidade desta pesquisa parte da ausência de estudos dessa natureza e a sua crescente demanda em função da recente execução de obras de pavimentação. Foram coletadas e analisadas em laboratório duas amostras de solo provenientes das zonas norte e oeste da cidade. Após a caracterização dos solos, foram correlacionados resultados de um total de aproximadamente 80 ensaios de CBR e DCP, distribuídos entre as duas amostras em duas condições de compactação e diversos teores de umidade de moldagem, submetidos ou não a condições de imersão. De acordo com os ensaios de caracterização, o solo da zona norte foi classificado como areia siltosa (SM), e o da zona oeste como areia siltosa bem-graduada (SM-SW); ambos os solos assumiram a classificação rodoviária A-2-4. A obtenção de coeficientes de determinação (R²) superiores a 0,90 em 75% das correlações desenvolvidas caracteriza a aplicabilidade do DCP como uma ferramenta de ensaio de campo eficaz para o controle tecnológico de obras de pavimentação locais, por ser um ensaio simples, expedito e de baixos custos. Os achados do presente estudo representam um avanço na definição e padronização de uma metodologia simples, eficiente e segura para a estimativa de correlações empíricas entre estes dois parâmetros do solo. |
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Souza, Bruma Morganna Mendonça deSantos Júnior, Olavo Francisco dosAmorim, Ênio FernandesFreitas Neto, Osvaldo de2019-07-03T12:40:29Z2021-09-29T14:27:21Z2019-07-03T12:40:29Z2021-09-29T14:27:21Z20192014029120SOUZA, Bruma Morganna Mendonça de. Estudo de correlação entre os índices de DCP e CBR de solos típicos da cidade de Natal/RN. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40491Para garantir a segurança e a funcionalidade de uma obra de pavimentação, o controle tecnológico por meio de investigações de campo e de laboratório é uma ferramenta fundamental. Neste contexto, o uso do Penetrômetro Dinâmico de Cone (PDC, ou Dynamic Cone Penetrometer, DCP) tem ganho popularidade para a estimativa de parâmetros do solo, como o Índice de Suporte Califórnia (ISC, ou California Bearing Ratio, CBR), por meio de estudos de correlação. Portanto, este trabalho objetivou estabelecer correlações empíricas entre os índices de CBR e de DCP de solos típicos da cidade de Natal/RN, no Nordeste brasileiro. A necessidade desta pesquisa parte da ausência de estudos dessa natureza e a sua crescente demanda em função da recente execução de obras de pavimentação. Foram coletadas e analisadas em laboratório duas amostras de solo provenientes das zonas norte e oeste da cidade. Após a caracterização dos solos, foram correlacionados resultados de um total de aproximadamente 80 ensaios de CBR e DCP, distribuídos entre as duas amostras em duas condições de compactação e diversos teores de umidade de moldagem, submetidos ou não a condições de imersão. De acordo com os ensaios de caracterização, o solo da zona norte foi classificado como areia siltosa (SM), e o da zona oeste como areia siltosa bem-graduada (SM-SW); ambos os solos assumiram a classificação rodoviária A-2-4. A obtenção de coeficientes de determinação (R²) superiores a 0,90 em 75% das correlações desenvolvidas caracteriza a aplicabilidade do DCP como uma ferramenta de ensaio de campo eficaz para o controle tecnológico de obras de pavimentação locais, por ser um ensaio simples, expedito e de baixos custos. Os achados do presente estudo representam um avanço na definição e padronização de uma metodologia simples, eficiente e segura para a estimativa de correlações empíricas entre estes dois parâmetros do solo.To guarantee safety and functionality at any paving work, technological control throughout site and laboratory tests is an essential tool. In this context, the use of the Dynamic Cone Penetrometer (DCP) has gained popularity to estimate soil parameters, such as the California Bearing Ratio (CBR), through correlation studies. Therefore, this paper aimed to establish empirical relationships between CBR and DCP indexes of typical soils from Natal/RN, in the Brazilian Northeast. The necessity of this research originates from the lack of related studies and their increasing demand due to recent paving works. Two samples of soils from the northern and western regions of the city were collected and analyzed in laboratory. After an initial characterization, results were correlated from approximately 80 tests, performed at both soils at two compactive efforts and various moisture contents in-mold, submitted or not to immersion conditions. According to the characterization tests, the soil from the northern region was classified as silty sand (SM), and the western area as well-graded silty sand (SM-SW); both specimens assumed the A-2-4 highway classification. The obtainment of coefficients of determination (R²) higher than 0.90 in 75% of the developed correlations characterizes the applicability of DCP as a valid field-testing instrument for technological control of local paving works, once it is a simple, fast and low-cost test. The findings of this study represent an advance in the definition and standardization of a simple, efficient, and safe methodology to the estimate of empirical correlations among these two soil parameters.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPavimentaçãoÍndice de Suporte CalifórniaPenetrômetro Dinâmico de ConeEstudo de CorrelaçãoControle TecnológicoEnsaio de CampoEstudo de correlação entre os índices de DCP e CBR de solos típicos da cidade de Natal/RNCorrelation study between DCP and CBR indexes of typical soils from Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40491/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40491/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALEstudodeCorrelacao_Souza_2019.pdfMonografiaapplication/pdf2232442https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40491/3/EstudodeCorrelacao_Souza_2019.pdfff78bd6b77bca0d08711bae2efe2de28MD53TEXTEstudodeCorrelacao_Souza_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain145504https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40491/4/EstudodeCorrelacao_Souza_2019.pdf.txtf9b07135283c325b17a69d3ebcb01afaMD54123456789/404912021-09-29 11:27:21.214oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:27:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Para garantir a segurança e a funcionalidade de uma obra de pavimentação, o controle tecnológico por meio de investigações de campo e de laboratório é uma ferramenta fundamental. Neste contexto, o uso do Penetrômetro Dinâmico de Cone (PDC, ou Dynamic Cone Penetrometer, DCP) tem ganho popularidade para a estimativa de parâmetros do solo, como o Índice de Suporte Califórnia (ISC, ou California Bearing Ratio, CBR), por meio de estudos de correlação. Portanto, este trabalho objetivou estabelecer correlações empíricas entre os índices de CBR e de DCP de solos típicos da cidade de Natal/RN, no Nordeste brasileiro. A necessidade desta pesquisa parte da ausência de estudos dessa natureza e a sua crescente demanda em função da recente execução de obras de pavimentação. Foram coletadas e analisadas em laboratório duas amostras de solo provenientes das zonas norte e oeste da cidade. Após a caracterização dos solos, foram correlacionados resultados de um total de aproximadamente 80 ensaios de CBR e DCP, distribuídos entre as duas amostras em duas condições de compactação e diversos teores de umidade de moldagem, submetidos ou não a condições de imersão. De acordo com os ensaios de caracterização, o solo da zona norte foi classificado como areia siltosa (SM), e o da zona oeste como areia siltosa bem-graduada (SM-SW); ambos os solos assumiram a classificação rodoviária A-2-4. A obtenção de coeficientes de determinação (R²) superiores a 0,90 em 75% das correlações desenvolvidas caracteriza a aplicabilidade do DCP como uma ferramenta de ensaio de campo eficaz para o controle tecnológico de obras de pavimentação locais, por ser um ensaio simples, expedito e de baixos custos. Os achados do presente estudo representam um avanço na definição e padronização de uma metodologia simples, eficiente e segura para a estimativa de correlações empíricas entre estes dois parâmetros do solo. |
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