Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40530 |
Resumo: | As rodovias são o modal mais utilizado para o escoamento de cargas e pessoas no Brasil, o que torna necessário grandes investimentos nelas. Entretanto, é comum que os solos disponíveis para construção não possuam as características necessárias para garantir qualidade. Surge então a necessidade de realizar mais estudos a fim de promover a melhoria dessas rodovias. Dentre as alternativas de melhorias, a estabilização dos solos consiste em alterar as características do solo disponível. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de um solo da cidade de Natal/RN com características pouco adequadas para uso na pavimentação, após a estabilização deste com emulsão asfáltica. O solo caracterizado como areia siltosa bem-graduada (SM-SW) foi misturado com uma emulsão de ruptura rápida (RR-2C). Posteriormente foram realizados ensaios de Índice de Suporte Califórnia (CBR) que foram correlacionados com o Penetrômetro Dinâmico de Cone (DCP) para então comparar os resultados obtidos com resultados disponíveis para o solo puro. As misturas foram feitas em três teores de emulsão (3%, 5% e 7%) e os ensaios realizados em três condições: sem cura e sem imersão, sem cura e com imersão, com cura de 7 dias e com imersão. Os resultados mostraram que a mistura de emulsão promove uma redução da capacidade de suporte quando comparado ao solo puro, mas por outro lado as correlações entre CBR e DCP apresentaram ajustes mais adequados e maiores valores de coeficientes de determinação (R²), na maior parte das amostras, todos acima de 0,80. Os resultados também mostram a importância da cura, haja vista que os valores de capacidade de suporte foram elevados, quando comparados com os valores das amostras da mistura sem cura, mas não superiores aos do solo puro. Tudo isso corrobora para atestar que o uso de emulsão asfáltica de ruptura rápida como estabilizador tende não ser satisfatório. |
id |
UFRN_ec86fad909c5a00f9ce5e6c80da4ad5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/40530 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Lucas FonsecaFagner Alexandre Nunes de FrançaSilva, Moacir Guilhermino daAmorim, Ênio FernandesFreitas Neto, Osvaldo de2020-12-16T19:05:09Z2021-09-29T14:28:25Z2020-12-16T19:05:09Z2021-09-29T14:28:25Z2020-12-0820155137306FERNANDES, Lucas Fonseca. Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação. 2020. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40530Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRodoviasEstabilização de solosEmulsão AsfálticaÍndice de Suporte CalifórniaPenetrômetro Dinâmico de ConeEstabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAs rodovias são o modal mais utilizado para o escoamento de cargas e pessoas no Brasil, o que torna necessário grandes investimentos nelas. Entretanto, é comum que os solos disponíveis para construção não possuam as características necessárias para garantir qualidade. Surge então a necessidade de realizar mais estudos a fim de promover a melhoria dessas rodovias. Dentre as alternativas de melhorias, a estabilização dos solos consiste em alterar as características do solo disponível. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de um solo da cidade de Natal/RN com características pouco adequadas para uso na pavimentação, após a estabilização deste com emulsão asfáltica. O solo caracterizado como areia siltosa bem-graduada (SM-SW) foi misturado com uma emulsão de ruptura rápida (RR-2C). Posteriormente foram realizados ensaios de Índice de Suporte Califórnia (CBR) que foram correlacionados com o Penetrômetro Dinâmico de Cone (DCP) para então comparar os resultados obtidos com resultados disponíveis para o solo puro. As misturas foram feitas em três teores de emulsão (3%, 5% e 7%) e os ensaios realizados em três condições: sem cura e sem imersão, sem cura e com imersão, com cura de 7 dias e com imersão. Os resultados mostraram que a mistura de emulsão promove uma redução da capacidade de suporte quando comparado ao solo puro, mas por outro lado as correlações entre CBR e DCP apresentaram ajustes mais adequados e maiores valores de coeficientes de determinação (R²), na maior parte das amostras, todos acima de 0,80. Os resultados também mostram a importância da cura, haja vista que os valores de capacidade de suporte foram elevados, quando comparados com os valores das amostras da mistura sem cura, mas não superiores aos do solo puro. Tudo isso corrobora para atestar que o uso de emulsão asfáltica de ruptura rápida como estabilizador tende não ser satisfatório.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALESTABILIZAÇÃODESOLO_FERNANDES_2020.pdfMonografiaapplication/pdf2473158https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40530/1/ESTABILIZA%c3%87%c3%83ODESOLO_FERNANDES_2020.pdf523b23761a20ea4b29e6a4c8d7dd6ba7MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40530/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40530/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTESTABILIZAÇÃODESOLO_FERNANDES_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain121395https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40530/4/ESTABILIZA%c3%87%c3%83ODESOLO_FERNANDES_2020.pdf.txt6c4e30b6132736b70a67324d9e3357bdMD54123456789/405302021-09-29 11:28:25.315oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:28:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação |
title |
Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação |
spellingShingle |
Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação Fernandes, Lucas Fonseca Rodovias Estabilização de solos Emulsão Asfáltica Índice de Suporte Califórnia Penetrômetro Dinâmico de Cone |
title_short |
Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação |
title_full |
Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação |
title_fullStr |
Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação |
title_full_unstemmed |
Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação |
title_sort |
Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação |
author |
Fernandes, Lucas Fonseca |
author_facet |
Fernandes, Lucas Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Moacir Guilhermino da |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Amorim, Ênio Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Lucas Fonseca |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Fagner Alexandre Nunes de França |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas Neto, Osvaldo de |
contributor_str_mv |
Fagner Alexandre Nunes de França Freitas Neto, Osvaldo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rodovias Estabilização de solos Emulsão Asfáltica Índice de Suporte Califórnia Penetrômetro Dinâmico de Cone |
topic |
Rodovias Estabilização de solos Emulsão Asfáltica Índice de Suporte Califórnia Penetrômetro Dinâmico de Cone |
description |
As rodovias são o modal mais utilizado para o escoamento de cargas e pessoas no Brasil, o que torna necessário grandes investimentos nelas. Entretanto, é comum que os solos disponíveis para construção não possuam as características necessárias para garantir qualidade. Surge então a necessidade de realizar mais estudos a fim de promover a melhoria dessas rodovias. Dentre as alternativas de melhorias, a estabilização dos solos consiste em alterar as características do solo disponível. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de um solo da cidade de Natal/RN com características pouco adequadas para uso na pavimentação, após a estabilização deste com emulsão asfáltica. O solo caracterizado como areia siltosa bem-graduada (SM-SW) foi misturado com uma emulsão de ruptura rápida (RR-2C). Posteriormente foram realizados ensaios de Índice de Suporte Califórnia (CBR) que foram correlacionados com o Penetrômetro Dinâmico de Cone (DCP) para então comparar os resultados obtidos com resultados disponíveis para o solo puro. As misturas foram feitas em três teores de emulsão (3%, 5% e 7%) e os ensaios realizados em três condições: sem cura e sem imersão, sem cura e com imersão, com cura de 7 dias e com imersão. Os resultados mostraram que a mistura de emulsão promove uma redução da capacidade de suporte quando comparado ao solo puro, mas por outro lado as correlações entre CBR e DCP apresentaram ajustes mais adequados e maiores valores de coeficientes de determinação (R²), na maior parte das amostras, todos acima de 0,80. Os resultados também mostram a importância da cura, haja vista que os valores de capacidade de suporte foram elevados, quando comparados com os valores das amostras da mistura sem cura, mas não superiores aos do solo puro. Tudo isso corrobora para atestar que o uso de emulsão asfáltica de ruptura rápida como estabilizador tende não ser satisfatório. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-16T19:05:09Z 2021-09-29T14:28:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-16T19:05:09Z 2021-09-29T14:28:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20155137306 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Lucas Fonseca. Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação. 2020. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40530 |
identifier_str_mv |
20155137306 FERNANDES, Lucas Fonseca. Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação. 2020. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40530/1/ESTABILIZA%c3%87%c3%83ODESOLO_FERNANDES_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40530/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40530/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40530/4/ESTABILIZA%c3%87%c3%83ODESOLO_FERNANDES_2020.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
523b23761a20ea4b29e6a4c8d7dd6ba7 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 6c4e30b6132736b70a67324d9e3357bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117689028640768 |