Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47340 |
Resumo: | Este artigo consiste em uma revisão narrativa de literatura, realizada através de pesquisa bibliográfica sobre neuromarketing, área da ciência que investiga o cérebro dos consumidores, a sociedade e seus hábitos de consumo e também a relação entre traços de personalidade com os trade-offs do público-alvo consumidor. A literatura aponta que as pesquisas nestas três áreas-foco desta revisão apresentam-se como importantes ferramentas para a análise do comportamento do consumidor. Os estudos de neuromarketing, das características individuais de personalidade e o entendimento da nossa atual sociedade, são fundamentais para a investigação e interpretação dos processos inconscientes, psicobiológicos, instintivos, emocionais e intelectuais do ser humano. Diversas pesquisas trazem à tona o fato de que anteriormente o mercado vendia as características de um produto e agora é compreendido o quanto é necessário “vender” as características do consumidor para conquistá-los. De tal forma, se torna imprescindível para o sucesso de uma marca ou produto a valorização das diferenças individuais, principalmente no que diz respeito aos traços de personalidade, e a compreensão de que as pessoas tomam decisões baseadas em diferentes estratégias moldadas pelo ambiente em que estão inseridas. |
id |
UFRN_0d2bf53ac284ab0f2cb6e8557bcbd337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47340 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Jadde Emmylle Silva deAlencar, Anuska IreneCastro, Felipe NalonLopes, Fívia de Araújo2021-12-08T20:47:30Z2022-05-25T11:37:50Z2021-12-08T20:47:30Z2022-05-25T11:37:50Z2019-06-122013080325MOURA, Jadde Emmylle Silva de. Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47340Este artigo consiste em uma revisão narrativa de literatura, realizada através de pesquisa bibliográfica sobre neuromarketing, área da ciência que investiga o cérebro dos consumidores, a sociedade e seus hábitos de consumo e também a relação entre traços de personalidade com os trade-offs do público-alvo consumidor. A literatura aponta que as pesquisas nestas três áreas-foco desta revisão apresentam-se como importantes ferramentas para a análise do comportamento do consumidor. Os estudos de neuromarketing, das características individuais de personalidade e o entendimento da nossa atual sociedade, são fundamentais para a investigação e interpretação dos processos inconscientes, psicobiológicos, instintivos, emocionais e intelectuais do ser humano. Diversas pesquisas trazem à tona o fato de que anteriormente o mercado vendia as características de um produto e agora é compreendido o quanto é necessário “vender” as características do consumidor para conquistá-los. De tal forma, se torna imprescindível para o sucesso de uma marca ou produto a valorização das diferenças individuais, principalmente no que diz respeito aos traços de personalidade, e a compreensão de que as pessoas tomam decisões baseadas em diferentes estratégias moldadas pelo ambiente em que estão inseridas.This article is a narrative review of literature, conducted through the bibliographical research on neuromarketing, area of science that investigates the brains of consumers, society, and consumer habits and also the relationship between personality traits and the trade-offs of the public-consumer. The literature points out that "how the revision tools are fundamental for the analysis of consumer behavior." Neuromarketing studies, individual characteristics and knowledge of the current society, are fundamental for an investigation and interpretation of the unconscious, psychobiological, instinctive, emotional and intellectual processes of the human being. Many surveys bring out the fact that the market sold features of the product and are now is necessary to sell the consumer characteristics to conquer them. for the success of the brand or product of a valuation of the differences of individuals, especially with respect to the personality frames, and an understanding of the people the decision makers in the diverse strategies molded by the environment in which they are inserted.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências Biológicas - BachareladoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia do Desenvolvimento Humano. Psicobiologia.Diferenças individuaisNeuromarketingComportamento do consumidorIndividual differencesNeuromarketingConsumer behaviorNeuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNeuromarketingSociedadePersonalidade_Moura_2019.pdfTCC - Ciências Biológicasapplication/pdf406796https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47340/1/NeuromarketingSociedadePersonalidade_Moura_2019.pdff6f64f7a9f65f19ef4c3ca4d7b39f25dMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47340/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47340/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/473402023-01-03 14:37:23.977oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-03T17:37:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo |
title |
Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo |
spellingShingle |
Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo Moura, Jadde Emmylle Silva de Psicologia do Desenvolvimento Humano. Psicobiologia. Diferenças individuais Neuromarketing Comportamento do consumidor Individual differences Neuromarketing Consumer behavior |
title_short |
Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo |
title_full |
Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo |
title_fullStr |
Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo |
title_full_unstemmed |
Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo |
title_sort |
Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo |
author |
Moura, Jadde Emmylle Silva de |
author_facet |
Moura, Jadde Emmylle Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Alencar, Anuska Irene |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Castro, Felipe Nalon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Jadde Emmylle Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Fívia de Araújo |
contributor_str_mv |
Lopes, Fívia de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Psicologia do Desenvolvimento Humano. Psicobiologia. |
topic |
Psicologia do Desenvolvimento Humano. Psicobiologia. Diferenças individuais Neuromarketing Comportamento do consumidor Individual differences Neuromarketing Consumer behavior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferenças individuais Neuromarketing Comportamento do consumidor Individual differences Neuromarketing Consumer behavior |
description |
Este artigo consiste em uma revisão narrativa de literatura, realizada através de pesquisa bibliográfica sobre neuromarketing, área da ciência que investiga o cérebro dos consumidores, a sociedade e seus hábitos de consumo e também a relação entre traços de personalidade com os trade-offs do público-alvo consumidor. A literatura aponta que as pesquisas nestas três áreas-foco desta revisão apresentam-se como importantes ferramentas para a análise do comportamento do consumidor. Os estudos de neuromarketing, das características individuais de personalidade e o entendimento da nossa atual sociedade, são fundamentais para a investigação e interpretação dos processos inconscientes, psicobiológicos, instintivos, emocionais e intelectuais do ser humano. Diversas pesquisas trazem à tona o fato de que anteriormente o mercado vendia as características de um produto e agora é compreendido o quanto é necessário “vender” as características do consumidor para conquistá-los. De tal forma, se torna imprescindível para o sucesso de uma marca ou produto a valorização das diferenças individuais, principalmente no que diz respeito aos traços de personalidade, e a compreensão de que as pessoas tomam decisões baseadas em diferentes estratégias moldadas pelo ambiente em que estão inseridas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-08T20:47:30Z 2022-05-25T11:37:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-08T20:47:30Z 2022-05-25T11:37:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013080325 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Jadde Emmylle Silva de. Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47340 |
identifier_str_mv |
2013080325 MOURA, Jadde Emmylle Silva de. Neuromarketing, sociedade e personalidade: uma compreensão sobre comportamento de consumo. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Biológicas - Bacharelado |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47340/1/NeuromarketingSociedadePersonalidade_Moura_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47340/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47340/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6f64f7a9f65f19ef4c3ca4d7b39f25d e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832832818708480 |