Curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos: uma proposta de intervenção
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22369 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa oficinas realizadas em um curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos, cujo público alvo são alunas egressas do Curso de Cuidador de Idoso do Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. As oficinas de letramento – consideradas como eventos de letramento (HEATH, 1983) – são o objeto de estudo da pesquisa, e os dados gerados no seu transcorrer compõem o corpus desta dissertação. Objetiva avaliar de que forma o curso colaborou no processo de formação profissional das cuidadoras colaboradoras. Em termos teóricos, insere-se no campo da Linguística Aplicada, na área de letramento laboral (PAZ, 2008). As discussões sobre letramento tomam como base os estudos de Street (2014a), em sua ação como prática situada, ancoram-se nos estudos de Barton, Hamilton e Ivanic (2000), e na perspectiva de prática social (KLEIMAN, 1995). As reflexões sobre gêneros textuais se apoiam nas contribuições de Bakhtin (1997) sobre a teoria dos gêneros, nos estudos de gêneros como ação social estabelecidos pela Sociorretórica (SWALES, 1990, 1998; BAZERMAN, 2011a, 2011b, 2015; MILLER, 2012). Metodologicamente, adotam-se as orientações da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com traços de vertente etnográfica. A abordagem de dados é realizada a partir da perspectiva qualitativa de pesquisa (ANDRADE, 2009; CALEFFE e MOREIRA, 2006; BARBOSA, 2005; GATTI, 2005; WOLCOTT, 1994). Os resultados deste trabalho mostram que o curso de letramento se constituiu em um espaço favorável à ressignificação das práticas letradas das colaboradoras, pois permitiu-lhes compreender a possibilidade de agir socialmente por meio de gêneros que elas utilizam em sua atividade profissional. Essa consciência contribuiu para o empoderamento dessas mulheres em seu ofício como cuidadoras e em sua ação como cidadãs. Nesse sentido, sugere-se pensar na reformulação do programa da disciplina Língua Portuguesa dos cursos profissionalizantes do Programa Mulheres Mil, ofertados pelo IFRN, no sentido de atenderem mais especificamente às necessidades laborais das mulheres contempladas. |
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Silva, Marta Helena Feitosahttp://lattes.cnpq.br/3715522445590084http://lattes.cnpq.br/3154455138181144Oliveira, Maria do Socorrohttp://lattes.cnpq.br/6720657795281498Araújo, Silvano Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9600512668523700Paz, Ana Maria de Oliveira2017-03-21T21:46:10Z2017-03-21T21:46:10Z2016-07-27SILVA, Marta Helena Feitosa. Curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos: uma proposta de intervenção. 2016. 213f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22369Esta pesquisa analisa oficinas realizadas em um curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos, cujo público alvo são alunas egressas do Curso de Cuidador de Idoso do Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. As oficinas de letramento – consideradas como eventos de letramento (HEATH, 1983) – são o objeto de estudo da pesquisa, e os dados gerados no seu transcorrer compõem o corpus desta dissertação. Objetiva avaliar de que forma o curso colaborou no processo de formação profissional das cuidadoras colaboradoras. Em termos teóricos, insere-se no campo da Linguística Aplicada, na área de letramento laboral (PAZ, 2008). As discussões sobre letramento tomam como base os estudos de Street (2014a), em sua ação como prática situada, ancoram-se nos estudos de Barton, Hamilton e Ivanic (2000), e na perspectiva de prática social (KLEIMAN, 1995). As reflexões sobre gêneros textuais se apoiam nas contribuições de Bakhtin (1997) sobre a teoria dos gêneros, nos estudos de gêneros como ação social estabelecidos pela Sociorretórica (SWALES, 1990, 1998; BAZERMAN, 2011a, 2011b, 2015; MILLER, 2012). Metodologicamente, adotam-se as orientações da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com traços de vertente etnográfica. A abordagem de dados é realizada a partir da perspectiva qualitativa de pesquisa (ANDRADE, 2009; CALEFFE e MOREIRA, 2006; BARBOSA, 2005; GATTI, 2005; WOLCOTT, 1994). Os resultados deste trabalho mostram que o curso de letramento se constituiu em um espaço favorável à ressignificação das práticas letradas das colaboradoras, pois permitiu-lhes compreender a possibilidade de agir socialmente por meio de gêneros que elas utilizam em sua atividade profissional. Essa consciência contribuiu para o empoderamento dessas mulheres em seu ofício como cuidadoras e em sua ação como cidadãs. Nesse sentido, sugere-se pensar na reformulação do programa da disciplina Língua Portuguesa dos cursos profissionalizantes do Programa Mulheres Mil, ofertados pelo IFRN, no sentido de atenderem mais especificamente às necessidades laborais das mulheres contempladas.This master’s thesis analyzes workshops from a labor literacy course for caregivers to the elderly, whose audience is former students of the Caregiver to the elderly course from Programa Mulheres Mil, offered by the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Natal Central campus. The workshops of literacy – taken as literacy events (HEATH, 1983) – are the research object of this study, and the data generated by them are the corpus of this thesis. Thus, this master’s thesis aims to evaluate how the literacy program helped caregivers to the elderly pupils in their qualification process for the job market. In theoretical terms, this thesis is part of the Applied Linguistics field, within the labor literacy area (PAZ, 2008). Discussions on literacy are based on the studies of Street (2014a), and its action as situated practice, and also anchored on the studies of Barton, Hamilton and Ivanic (2000), as well as the social practice perspective (KLEIMAN, 1995). The reflections about genres rely on Bakhtin’s contribution (1997) on genres theory, and on genres as social action studies, established by the Socio Rhetoric (SWALES, 1990, 1998; BAZERMAN, 2011a, 2011b, 2015; MILLER, 2012). Methodologically, the action research guidelines were adopted (THIOLLENT, 2011), with ethnographic traces when applying them. Data analysis is carried out through the qualitative research perspective (ANDRADE, 2009; CALEFFE and MOREIRA, 2006; BARBOSA, 2005; VÓVIO and SOUZA, 2005; GATTI, 2005; WOLCOTT, 1994). The results of this thesis demonstrate that the literacy program was favorable for the reinterpretation of the writing practices of the participants, once it allowed them to understand the possibility of acting socially through genres they use in their professional field. This awareness has contributed to the empowerment of women in their job as caregivers to the elderly and their actions as citizens. In this sense, it is suggested that the some changes in Portuguese Language discipline take place within the professional courses of Programa Mulheres Mil in order to meet the labor needs of women partaking of the caregivers to the elderly course.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALetramento laboralCuidadoras de idososEmpoderamentoPrograma Mulheres MilCurso de letramento laboral para cuidadoras de idosos: uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdfMartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf4817387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22369/1/MartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdf16ea070612d88cf3c6ffe2ca9b8a109eMD51TEXTMartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdf.txtMartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain504687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22369/4/MartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdf.txt41c86714071939471015c16fe554b7b8MD54THUMBNAILMartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdf.jpgMartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22369/5/MartaHelenaFeitosaSilva_DISSERT.pdf.jpge53c741f1e34e7edc856d8fe425b4acaMD55123456789/223692017-11-03 21:47:49.226oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22369Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T00:47:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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