Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34452 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo entender como a fotografia gastronômica tem impacto no processo de consumo em um mercado estetizado onde os indivíduos vivem uma cultura da convergência. Para isso nos valeremos de uma pesquisa quantitativa cujo os resultados ajudaram a entender o comportamento do consumidor e cruzar informações para comprovações teóricas constatadas na bibliografia. Como principais referência bibliográficas foram utilizadas as obras de Lipovetsky e Serroy (2015) para explanar sobre a estetização do mundo e a obra de Henry Jenkins (2018), como base para todo o processo de cultura da convergência. Fazendo cruzamentos do conteúdo cientifico e resultados obtidos na pesquisa, podemos concluir que consciente ou não, a fotografia estetizada tem um papel muito importante na jornada de compra de um produto gastronômico e deve ser levada em consideração sempre na elaboração de estratégias de comunicação. |
id |
UFRN_0fbb8b7e40d440f77d12618597b44cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34452 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Lucas Dantas dosCachel, Marcela Costa da CunhaDal Pian, Luiz FernandoOliveira, Raquel Assunção2020-12-14T17:56:29Z2021-09-20T12:44:59Z2020-12-14T17:56:29Z2021-09-20T12:44:59Z2020-12-0420150128251SANTOS, Lucas Dantas dos. Além do sabor: a fotografia gastronômica estetizada como instrumento de comunicação na cultura da convergência. 2020. 60f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em, Comunicação Social - Publicidade & Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34452Este trabalho tem como objetivo entender como a fotografia gastronômica tem impacto no processo de consumo em um mercado estetizado onde os indivíduos vivem uma cultura da convergência. Para isso nos valeremos de uma pesquisa quantitativa cujo os resultados ajudaram a entender o comportamento do consumidor e cruzar informações para comprovações teóricas constatadas na bibliografia. Como principais referência bibliográficas foram utilizadas as obras de Lipovetsky e Serroy (2015) para explanar sobre a estetização do mundo e a obra de Henry Jenkins (2018), como base para todo o processo de cultura da convergência. Fazendo cruzamentos do conteúdo cientifico e resultados obtidos na pesquisa, podemos concluir que consciente ou não, a fotografia estetizada tem um papel muito importante na jornada de compra de um produto gastronômico e deve ser levada em consideração sempre na elaboração de estratégias de comunicação.This work aims to understand how gastronomic photography has an impact on the consumption process in a stoic market where individuals live a culture of convergence. For this we will use a quantitative research whose results helped to understand consumer behavior and cross information for theoretical evidence found in the bibliography. The main bibliographic references were the works of Lipovetsky and Serroy (2015) to explain about the aestheticization of the world and the work of Henry Jenkins (2018), as a basis for the whole process of convergence culture. Making crossroads of scientific content and results obtained in the research, we can conclude that conscious or not, the aesthetized photography has a very important role in the journey of purchasing a gastronomic product and should always be taken into account in the development of communication strategies.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaFotografia GastronômicaFotografia PublicitáriaEstetizaçãoCultura da ConvergênciaPublicidade.Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAlemSaborFotografia_Santos_2020.pdfapplication/pdf15937681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/1/AlemSaborFotografia_Santos_2020.pdffba0156ce58c0aa6f20b30e9088453e5MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTAlémdosabor_Santos_2020.txtExtracted texttext/plain95212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/3/Al%c3%a9mdosabor_Santos_2020.txtf27d4a8b1409c2573208382f491f4bbcMD53123456789/344522023-01-13 17:39:55.217oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T20:39:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência |
title |
Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência |
spellingShingle |
Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência Santos, Lucas Dantas dos Fotografia Gastronômica Fotografia Publicitária Estetização Cultura da Convergência Publicidade. |
title_short |
Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência |
title_full |
Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência |
title_fullStr |
Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência |
title_full_unstemmed |
Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência |
title_sort |
Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência |
author |
Santos, Lucas Dantas dos |
author_facet |
Santos, Lucas Dantas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cachel, Marcela Costa da Cunha |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Dal Pian, Luiz Fernando |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lucas Dantas dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Raquel Assunção |
contributor_str_mv |
Oliveira, Raquel Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Gastronômica Fotografia Publicitária Estetização Cultura da Convergência Publicidade. |
topic |
Fotografia Gastronômica Fotografia Publicitária Estetização Cultura da Convergência Publicidade. |
description |
Este trabalho tem como objetivo entender como a fotografia gastronômica tem impacto no processo de consumo em um mercado estetizado onde os indivíduos vivem uma cultura da convergência. Para isso nos valeremos de uma pesquisa quantitativa cujo os resultados ajudaram a entender o comportamento do consumidor e cruzar informações para comprovações teóricas constatadas na bibliografia. Como principais referência bibliográficas foram utilizadas as obras de Lipovetsky e Serroy (2015) para explanar sobre a estetização do mundo e a obra de Henry Jenkins (2018), como base para todo o processo de cultura da convergência. Fazendo cruzamentos do conteúdo cientifico e resultados obtidos na pesquisa, podemos concluir que consciente ou não, a fotografia estetizada tem um papel muito importante na jornada de compra de um produto gastronômico e deve ser levada em consideração sempre na elaboração de estratégias de comunicação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-14T17:56:29Z 2021-09-20T12:44:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-14T17:56:29Z 2021-09-20T12:44:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20150128251 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Lucas Dantas dos. Além do sabor: a fotografia gastronômica estetizada como instrumento de comunicação na cultura da convergência. 2020. 60f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em, Comunicação Social - Publicidade & Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34452 |
identifier_str_mv |
20150128251 SANTOS, Lucas Dantas dos. Além do sabor: a fotografia gastronômica estetizada como instrumento de comunicação na cultura da convergência. 2020. 60f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em, Comunicação Social - Publicidade & Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/1/AlemSaborFotografia_Santos_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/3/Al%c3%a9mdosabor_Santos_2020.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fba0156ce58c0aa6f20b30e9088453e5 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 f27d4a8b1409c2573208382f491f4bbc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832624667983872 |