Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Dantas dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34452
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender como a fotografia gastronômica tem impacto no processo de consumo em um mercado estetizado onde os indivíduos vivem uma cultura da convergência. Para isso nos valeremos de uma pesquisa quantitativa cujo os resultados ajudaram a entender o comportamento do consumidor e cruzar informações para comprovações teóricas constatadas na bibliografia. Como principais referência bibliográficas foram utilizadas as obras de Lipovetsky e Serroy (2015) para explanar sobre a estetização do mundo e a obra de Henry Jenkins (2018), como base para todo o processo de cultura da convergência. Fazendo cruzamentos do conteúdo cientifico e resultados obtidos na pesquisa, podemos concluir que consciente ou não, a fotografia estetizada tem um papel muito importante na jornada de compra de um produto gastronômico e deve ser levada em consideração sempre na elaboração de estratégias de comunicação.
id UFRN_0fbb8b7e40d440f77d12618597b44cc0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34452
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Lucas Dantas dosCachel, Marcela Costa da CunhaDal Pian, Luiz FernandoOliveira, Raquel Assunção2020-12-14T17:56:29Z2021-09-20T12:44:59Z2020-12-14T17:56:29Z2021-09-20T12:44:59Z2020-12-0420150128251SANTOS, Lucas Dantas dos. Além do sabor: a fotografia gastronômica estetizada como instrumento de comunicação na cultura da convergência. 2020. 60f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em, Comunicação Social - Publicidade & Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34452Este trabalho tem como objetivo entender como a fotografia gastronômica tem impacto no processo de consumo em um mercado estetizado onde os indivíduos vivem uma cultura da convergência. Para isso nos valeremos de uma pesquisa quantitativa cujo os resultados ajudaram a entender o comportamento do consumidor e cruzar informações para comprovações teóricas constatadas na bibliografia. Como principais referência bibliográficas foram utilizadas as obras de Lipovetsky e Serroy (2015) para explanar sobre a estetização do mundo e a obra de Henry Jenkins (2018), como base para todo o processo de cultura da convergência. Fazendo cruzamentos do conteúdo cientifico e resultados obtidos na pesquisa, podemos concluir que consciente ou não, a fotografia estetizada tem um papel muito importante na jornada de compra de um produto gastronômico e deve ser levada em consideração sempre na elaboração de estratégias de comunicação.This work aims to understand how gastronomic photography has an impact on the consumption process in a stoic market where individuals live a culture of convergence. For this we will use a quantitative research whose results helped to understand consumer behavior and cross information for theoretical evidence found in the bibliography. The main bibliographic references were the works of Lipovetsky and Serroy (2015) to explain about the aestheticization of the world and the work of Henry Jenkins (2018), as a basis for the whole process of convergence culture. Making crossroads of scientific content and results obtained in the research, we can conclude that conscious or not, the aesthetized photography has a very important role in the journey of purchasing a gastronomic product and should always be taken into account in the development of communication strategies.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaFotografia GastronômicaFotografia PublicitáriaEstetizaçãoCultura da ConvergênciaPublicidade.Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAlemSaborFotografia_Santos_2020.pdfapplication/pdf15937681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/1/AlemSaborFotografia_Santos_2020.pdffba0156ce58c0aa6f20b30e9088453e5MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTAlémdosabor_Santos_2020.txtExtracted texttext/plain95212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/3/Al%c3%a9mdosabor_Santos_2020.txtf27d4a8b1409c2573208382f491f4bbcMD53123456789/344522023-01-13 17:39:55.217oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T20:39:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
title Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
spellingShingle Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
Santos, Lucas Dantas dos
Fotografia Gastronômica
Fotografia Publicitária
Estetização
Cultura da Convergência
Publicidade.
title_short Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
title_full Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
title_fullStr Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
title_full_unstemmed Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
title_sort Além do sabor: a fotografia gastronômica Estetizada como instrumento de Comunicação na cultura da convergência
author Santos, Lucas Dantas dos
author_facet Santos, Lucas Dantas dos
author_role author
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cachel, Marcela Costa da Cunha
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dal Pian, Luiz Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Dantas dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
contributor_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia Gastronômica
Fotografia Publicitária
Estetização
Cultura da Convergência
Publicidade.
topic Fotografia Gastronômica
Fotografia Publicitária
Estetização
Cultura da Convergência
Publicidade.
description Este trabalho tem como objetivo entender como a fotografia gastronômica tem impacto no processo de consumo em um mercado estetizado onde os indivíduos vivem uma cultura da convergência. Para isso nos valeremos de uma pesquisa quantitativa cujo os resultados ajudaram a entender o comportamento do consumidor e cruzar informações para comprovações teóricas constatadas na bibliografia. Como principais referência bibliográficas foram utilizadas as obras de Lipovetsky e Serroy (2015) para explanar sobre a estetização do mundo e a obra de Henry Jenkins (2018), como base para todo o processo de cultura da convergência. Fazendo cruzamentos do conteúdo cientifico e resultados obtidos na pesquisa, podemos concluir que consciente ou não, a fotografia estetizada tem um papel muito importante na jornada de compra de um produto gastronômico e deve ser levada em consideração sempre na elaboração de estratégias de comunicação.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-14T17:56:29Z
2021-09-20T12:44:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-14T17:56:29Z
2021-09-20T12:44:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150128251
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Lucas Dantas dos. Além do sabor: a fotografia gastronômica estetizada como instrumento de comunicação na cultura da convergência. 2020. 60f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em, Comunicação Social - Publicidade & Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34452
identifier_str_mv 20150128251
SANTOS, Lucas Dantas dos. Além do sabor: a fotografia gastronômica estetizada como instrumento de comunicação na cultura da convergência. 2020. 60f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em, Comunicação Social - Publicidade & Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/1/AlemSaborFotografia_Santos_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34452/3/Al%c3%a9mdosabor_Santos_2020.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fba0156ce58c0aa6f20b30e9088453e5
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
f27d4a8b1409c2573208382f491f4bbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117498383892480