Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elizabeth Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37629
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo analisar como a imagem do turismo no Rio Grande do Norte está sendo divulgada pelos Travel Influencers. A metodologia consistiu numa pesquisa in loco em cinco perfis no Instagram, onde foram coletados os registros fotográficos do universo da pesquisa, analisados posteriormente pelo Modelo Mello de Análise e Leitura Sensorial de Fotografias (2015) através dos discursos da semiótica. Os resultados apontaram a predominância do turismo de sol e mar como o responsável pela composição da imagem turística do Rio Grande do Norte, que deve atentar-se à necessidade de diversificar seus atrativos e produtos turísticos. Espera-se que este trabalho suscite um olhar crítico do trade turístico, que pode utilizar-se dos discursos semióticos para promover uma comunicação turística forte e eficaz.
id UFRN_103bd999ce8f3147b98f9cc2d4ef05c1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37629
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barbosa, Elizabeth Cristina GonçalvesMendes Filho, Luiz Augusto MachadoSoares, André Luiz VieiraSilva, Gislainy Laíse da2019-12-11T20:42:20Z2021-09-22T13:56:22Z2019-12-11T20:42:20Z2021-09-22T13:56:22Z2019-11-2720170005393BARBOSA, Elizabeth Cristina Gonçalves. Imagem de Destinos Turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37629O presente trabalho possui como objetivo analisar como a imagem do turismo no Rio Grande do Norte está sendo divulgada pelos Travel Influencers. A metodologia consistiu numa pesquisa in loco em cinco perfis no Instagram, onde foram coletados os registros fotográficos do universo da pesquisa, analisados posteriormente pelo Modelo Mello de Análise e Leitura Sensorial de Fotografias (2015) através dos discursos da semiótica. Os resultados apontaram a predominância do turismo de sol e mar como o responsável pela composição da imagem turística do Rio Grande do Norte, que deve atentar-se à necessidade de diversificar seus atrativos e produtos turísticos. Espera-se que este trabalho suscite um olhar crítico do trade turístico, que pode utilizar-se dos discursos semióticos para promover uma comunicação turística forte e eficaz.The present article has the objective to analyze how tourist image in the Rio Grande do Norte brazilian state are being published by the Tourism digital influencers, also called Travel Influncers. The metodology consist on a on-site research in five profiles on Instagram, where were collected the photographic recordings from the universe of research, analyzed after that by the Mello Model of Analysis and Sensorial Interpretation of Touristic Photographies (2015). The results noted the Sun and Sea tourism predominance as the responsable for the Rio Grande do Norte tourist image formulation, which has pay attention to the need of diversify an critical gaze from the tourist trade, that can use the semiotic discourses to promote an strong and effective touristic communication.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFotografiaImagem de destinos turísticosMídias sociaisTravel influencersSemióticaPhotographyTourist destination imageSocial mediaTravel influencersSemioticsImagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no InstagramImage of Rio Grande do Norte Tourist Destinations conveyed by Travel Influencers on Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTImagemDestinosTuristicos_Barbosa_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain64103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37629/1/ImagemDestinosTuristicos_Barbosa_2019.pdf.txt7486a4b1061be5d1b3a5efda9f183bcfMD51ORIGINALImagemDestinosTuristicos_Barbosa_2019.pdfImagem de Destinos Turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagramapplication/pdf780305https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37629/2/ImagemDestinosTuristicos_Barbosa_2019.pdf1266b47ebc7f2170a864310186c9b3e9MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37629/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37629/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/376292021-09-22 10:56:22.636oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:56:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Image of Rio Grande do Norte Tourist Destinations conveyed by Travel Influencers on Instagram
title Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
spellingShingle Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
Barbosa, Elizabeth Cristina Gonçalves
Fotografia
Imagem de destinos turísticos
Mídias sociais
Travel influencers
Semiótica
Photography
Tourist destination image
Social media
Travel influencers
Semiotics
title_short Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
title_full Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
title_fullStr Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
title_full_unstemmed Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
title_sort Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
author Barbosa, Elizabeth Cristina Gonçalves
author_facet Barbosa, Elizabeth Cristina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Soares, André Luiz Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Elizabeth Cristina Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Gislainy Laíse da
contributor_str_mv Silva, Gislainy Laíse da
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Imagem de destinos turísticos
Mídias sociais
Travel influencers
Semiótica
Photography
Tourist destination image
Social media
Travel influencers
Semiotics
topic Fotografia
Imagem de destinos turísticos
Mídias sociais
Travel influencers
Semiótica
Photography
Tourist destination image
Social media
Travel influencers
Semiotics
description O presente trabalho possui como objetivo analisar como a imagem do turismo no Rio Grande do Norte está sendo divulgada pelos Travel Influencers. A metodologia consistiu numa pesquisa in loco em cinco perfis no Instagram, onde foram coletados os registros fotográficos do universo da pesquisa, analisados posteriormente pelo Modelo Mello de Análise e Leitura Sensorial de Fotografias (2015) através dos discursos da semiótica. Os resultados apontaram a predominância do turismo de sol e mar como o responsável pela composição da imagem turística do Rio Grande do Norte, que deve atentar-se à necessidade de diversificar seus atrativos e produtos turísticos. Espera-se que este trabalho suscite um olhar crítico do trade turístico, que pode utilizar-se dos discursos semióticos para promover uma comunicação turística forte e eficaz.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-11T20:42:20Z
2021-09-22T13:56:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-11T20:42:20Z
2021-09-22T13:56:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20170005393
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Elizabeth Cristina Gonçalves. Imagem de Destinos Turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37629
identifier_str_mv 20170005393
BARBOSA, Elizabeth Cristina Gonçalves. Imagem de Destinos Turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37629/1/ImagemDestinosTuristicos_Barbosa_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37629/2/ImagemDestinosTuristicos_Barbosa_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37629/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37629/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7486a4b1061be5d1b3a5efda9f183bcf
1266b47ebc7f2170a864310186c9b3e9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833036523470848