O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24240 |
Resumo: | Esta pesquisa focaliza a trajetória do cineasta Guel Arraes e escolhe para análise dois filmes, O Auto da Compadecida (2000) e O Bem Amado (2010), bem como seus figurinos. O enfoque no figurino é realizado a partir da Semiologia e objetiva decifrar os sentidos produzidos na indumentária. Três personagens dos filmes terão os seus figurinos analisados a partir da teoria de Roland Barthes. A influência do movimento Armorial no filme O Auto da Compadecida e da estética Kitsch no filme O Bem Amado merecem uma reflexão, além do estudo da função do figurino no interior da narrativa amparado pela análise estrutural da narrativa de Roland Barthes |
id |
UFRN_10800d03e9cafd5e280362d48c538d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24240 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Carla Patrícia Oliveira de2017-11-13T12:38:54Z2017-11-13T12:38:54Z2017-11-13SOUZA, Carla Patrícia Oliveira de. O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes. Natal: EDUFRN, 2017. 156 p.978-85-425-0735-5https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24240porEditora da UFRNArraes, Guel, 1953Cinema – Produção e direçãoFigurino no cinemaO figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookEsta pesquisa focaliza a trajetória do cineasta Guel Arraes e escolhe para análise dois filmes, O Auto da Compadecida (2000) e O Bem Amado (2010), bem como seus figurinos. O enfoque no figurino é realizado a partir da Semiologia e objetiva decifrar os sentidos produzidos na indumentária. Três personagens dos filmes terão os seus figurinos analisados a partir da teoria de Roland Barthes. A influência do movimento Armorial no filme O Auto da Compadecida e da estética Kitsch no filme O Bem Amado merecem uma reflexão, além do estudo da função do figurino no interior da narrativa amparado pela análise estrutural da narrativa de Roland Barthesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALO figurino, a narrativa, e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes.pdfO figurino, a narrativa, e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes.pdfapplication/pdf10162957https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24240/1/O%20figurino%2c%20a%20narrativa%2c%20e%20os%20movimentos%20art%c3%adsticos%20nos%20filmes%20de%20Guel%20Arraes.pdf326addd8e534b12f582e06c8a7174bcaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24240/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTO figurino, a narrativa, e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes.pdf.txtO figurino, a narrativa, e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes.pdf.txtExtracted texttext/plain262312https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24240/3/O%20figurino%2c%20a%20narrativa%2c%20e%20os%20movimentos%20art%c3%adsticos%20nos%20filmes%20de%20Guel%20Arraes.pdf.txt3d865630edff0c6f5b2c39c99e15ab62MD53THUMBNAILO figurino, a narrativa, e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes.pdf.jpgO figurino, a narrativa, e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24240/4/O%20figurino%2c%20a%20narrativa%2c%20e%20os%20movimentos%20art%c3%adsticos%20nos%20filmes%20de%20Guel%20Arraes.pdf.jpgb15ee793284c3a8b5ea3d3e7fc328e74MD54123456789/242402018-06-15 09:19:50.93oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2018-06-15T12:19:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes |
title |
O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes |
spellingShingle |
O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes Souza, Carla Patrícia Oliveira de Arraes, Guel, 1953 Cinema – Produção e direção Figurino no cinema |
title_short |
O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes |
title_full |
O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes |
title_fullStr |
O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes |
title_full_unstemmed |
O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes |
title_sort |
O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes |
author |
Souza, Carla Patrícia Oliveira de |
author_facet |
Souza, Carla Patrícia Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carla Patrícia Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arraes, Guel, 1953 Cinema – Produção e direção Figurino no cinema |
topic |
Arraes, Guel, 1953 Cinema – Produção e direção Figurino no cinema |
description |
Esta pesquisa focaliza a trajetória do cineasta Guel Arraes e escolhe para análise dois filmes, O Auto da Compadecida (2000) e O Bem Amado (2010), bem como seus figurinos. O enfoque no figurino é realizado a partir da Semiologia e objetiva decifrar os sentidos produzidos na indumentária. Três personagens dos filmes terão os seus figurinos analisados a partir da teoria de Roland Barthes. A influência do movimento Armorial no filme O Auto da Compadecida e da estética Kitsch no filme O Bem Amado merecem uma reflexão, além do estudo da função do figurino no interior da narrativa amparado pela análise estrutural da narrativa de Roland Barthes |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-13T12:38:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-13T12:38:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Carla Patrícia Oliveira de. O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes. Natal: EDUFRN, 2017. 156 p. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24240 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-85-425-0735-5 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Carla Patrícia Oliveira de. O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes. Natal: EDUFRN, 2017. 156 p. 978-85-425-0735-5 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24240/1/O%20figurino%2c%20a%20narrativa%2c%20e%20os%20movimentos%20art%c3%adsticos%20nos%20filmes%20de%20Guel%20Arraes.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24240/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24240/3/O%20figurino%2c%20a%20narrativa%2c%20e%20os%20movimentos%20art%c3%adsticos%20nos%20filmes%20de%20Guel%20Arraes.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24240/4/O%20figurino%2c%20a%20narrativa%2c%20e%20os%20movimentos%20art%c3%adsticos%20nos%20filmes%20de%20Guel%20Arraes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
326addd8e534b12f582e06c8a7174bca 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3d865630edff0c6f5b2c39c99e15ab62 b15ee793284c3a8b5ea3d3e7fc328e74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832749346816000 |