A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22805 |
Resumo: | O presente estudo constitui um trabalho sobre o processo de constituição do sujeito nas perspectivas histórico-cultural de Vigotski e na psicologia psicogenética de Henri Wallon. Estas duas concepções são de base marxista e estão fundamentadas em uma mesma ontologia (a natureza histórico-social do sujeito) e pressupostos epistemológicos (o materialismo histórico-dialético). Consequentemente, nosso objetivo foi estabelecer um diálogo, no sentido bakhtiniano (aproximações, divergências e complementariedades), entre essas duas abordagens, considerando o papel do outro na constituição do eu. Tanto Vigotski quanto Wallon empreenderam críticas às concepções psicológicas biologizantes, mecanicistas e idealistas de suas épocas. Contudo, ressaltam a relevância dos fatores orgânicos, inclusive para compreendermos o percurso desenvolvimental da constituição histórica do sujeito. Os dois teóricos propuseram uma nova concepção acerca da relação entre o orgânico e o social na compreensão e estudo dos fenômenos psicológicos, isto é, de como se constitui a consciência humana. Vigotski e Wallon contribuíram significativamente no estudo do desenvolvimento humano, com ênfase para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, na área da educação, da psicologia e no estudo das emoções. Em Vigotski, localizamos uma concepção cientifica, histórico- cultural, sobre o estudo das emoções e o crescente interesse de pesquisadores para com o estudo dessa temática. Encontramos nesse autor, uma relevância em relação ao estudo da linguagem e, sobre o estudo das emoções, observamos um destaque em Wallon. Assim, mesmo reconhecendo que Vigotski (linguagem) e Wallon (emoções) divergem em relação à base da origem da consciência humana, os dois autores apresentam aproximações em relação à questão da busca pela origem, gênese, para se compreender o processo de constituição do sujeito. Logo, a noção da origem do processo é substancial para os dois teóricos. Desse modo, ambos dialogam sobre a compreensão do psiquismo humano à luz de sua origem e desenvolvimento. Embora Vigotski e Wallon tenham estudado diferentes conceitos centrais em suas teorias, sinalizamos que as duas perspectivas teóricas evidenciam o papel e a importância do contexto e das interações sociais como condições fundantes para compreendermos a construção e constituição do sujeito. |
id |
UFRN_10b953acbebc2c2f918d6e6e0b21a01a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22805 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Alencar Segundo Júnior, Eudes Basílio deSantos, Clara Maria Melo dosColaço, Veriana de Fatima RodriguesFrancischini, Rosangela2017-05-04T17:42:40Z2017-05-04T17:42:40Z2016-02-22ALENCAR SEGUNDO JÚNIOR, Eudes Basílio de. A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon. 2016. 106f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22805O presente estudo constitui um trabalho sobre o processo de constituição do sujeito nas perspectivas histórico-cultural de Vigotski e na psicologia psicogenética de Henri Wallon. Estas duas concepções são de base marxista e estão fundamentadas em uma mesma ontologia (a natureza histórico-social do sujeito) e pressupostos epistemológicos (o materialismo histórico-dialético). Consequentemente, nosso objetivo foi estabelecer um diálogo, no sentido bakhtiniano (aproximações, divergências e complementariedades), entre essas duas abordagens, considerando o papel do outro na constituição do eu. Tanto Vigotski quanto Wallon empreenderam críticas às concepções psicológicas biologizantes, mecanicistas e idealistas de suas épocas. Contudo, ressaltam a relevância dos fatores orgânicos, inclusive para compreendermos o percurso desenvolvimental da constituição histórica do sujeito. Os dois teóricos propuseram uma nova concepção acerca da relação entre o orgânico e o social na compreensão e estudo dos fenômenos psicológicos, isto é, de como se constitui a consciência humana. Vigotski e Wallon contribuíram significativamente no estudo do desenvolvimento humano, com ênfase para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, na área da educação, da psicologia e no estudo das emoções. Em Vigotski, localizamos uma concepção cientifica, histórico- cultural, sobre o estudo das emoções e o crescente interesse de pesquisadores para com o estudo dessa temática. Encontramos nesse autor, uma relevância em relação ao estudo da linguagem e, sobre o estudo das emoções, observamos um destaque em Wallon. Assim, mesmo reconhecendo que Vigotski (linguagem) e Wallon (emoções) divergem em relação à base da origem da consciência humana, os dois autores apresentam aproximações em relação à questão da busca pela origem, gênese, para se compreender o processo de constituição do sujeito. Logo, a noção da origem do processo é substancial para os dois teóricos. Desse modo, ambos dialogam sobre a compreensão do psiquismo humano à luz de sua origem e desenvolvimento. Embora Vigotski e Wallon tenham estudado diferentes conceitos centrais em suas teorias, sinalizamos que as duas perspectivas teóricas evidenciam o papel e a importância do contexto e das interações sociais como condições fundantes para compreendermos a construção e constituição do sujeito.O presente estudo constitui um trabalho sobre o processo de constituição do sujeito nas perspectivas histórico-cultural de Vigotski e na psicologia psicogenética de Henri Wallon. Estas duas concepções são de base marxista e estão fundamentadas em uma mesma ontologia (a natureza histórico-social do sujeito) e pressupostos epistemológicos (o materialismo histórico-dialético). Consequentemente, nosso objetivo foi estabelecer um diálogo, no sentido bakhtiniano (aproximações, divergências e complementariedades), entre essas duas abordagens, considerando o papel do outro na constituição do eu. Tanto Vigotski quanto Wallon empreenderam críticas às concepções psicológicas biologizantes, mecanicistas e idealistas de suas épocas. Contudo, ressaltam a relevância dos fatores orgânicos, inclusive para compreendermos o percurso desenvolvimental da constituição histórica do sujeito. Os dois teóricos propuseram uma nova concepção acerca da relação entre o orgânico e o social na compreensão e estudo dos fenômenos psicológicos, isto é, de como se constitui a consciência humana. Vigotski e Wallon contribuíram significativamente no estudo do desenvolvimento humano, com ênfase para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, na área da educação, da psicologia e no estudo das emoções. Em Vigotski, localizamos uma concepção cientifica, histórico- cultural, sobre o estudo das emoções e o crescente interesse de pesquisadores para com o estudo dessa temática. Encontramos nesse autor, uma relevância em relação ao estudo da linguagem e, sobre o estudo das emoções, observamos um destaque em Wallon. Assim, mesmo reconhecendo que Vigotski (linguagem) e Wallon (emoções) divergem em relação à base da origem da consciência humana, os dois autores apresentam aproximações em relação à questão da busca pela origem, gênese, para se compreender o processo de constituição do sujeito. Logo, a noção da origem do processo é substancial para os dois teóricos. Desse modo, ambos dialogam sobre a compreensão do psiquismo humano à luz de sua origem e desenvolvimento. Embora Vigotski e Wallon tenham estudado diferentes conceitos centrais em suas teorias, sinalizamos que as duas perspectivas teóricas evidenciam o papel e a importância do contexto e das interações sociais como condições fundantes para compreendermos a construção e constituição do sujeito.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAconstituição do sujeito; linguagem; emoções; alteridade; mediação.A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Walloninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdfEudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdfapplication/pdf835919https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22805/1/EudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf62ea5bae9499d43f8348054a947f6da7MD51TEXTEudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf.txtEudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain224098https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22805/4/EudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf.txt3a64985407a472356bece7f71f6b4d33MD54THUMBNAILEudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf.jpgEudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22805/5/EudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf.jpge0aee475f63ac56dddeaba4de13c0008MD55123456789/228052017-11-03 23:41:46.397oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22805Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:41:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon |
title |
A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon |
spellingShingle |
A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon Alencar Segundo Júnior, Eudes Basílio de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA constituição do sujeito; linguagem; emoções; alteridade; mediação. |
title_short |
A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon |
title_full |
A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon |
title_fullStr |
A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon |
title_full_unstemmed |
A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon |
title_sort |
A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon |
author |
Alencar Segundo Júnior, Eudes Basílio de |
author_facet |
Alencar Segundo Júnior, Eudes Basílio de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Clara Maria Melo dos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Colaço, Veriana de Fatima Rodrigues |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar Segundo Júnior, Eudes Basílio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francischini, Rosangela |
contributor_str_mv |
Francischini, Rosangela |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA constituição do sujeito; linguagem; emoções; alteridade; mediação. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
constituição do sujeito; linguagem; emoções; alteridade; mediação. |
description |
O presente estudo constitui um trabalho sobre o processo de constituição do sujeito nas perspectivas histórico-cultural de Vigotski e na psicologia psicogenética de Henri Wallon. Estas duas concepções são de base marxista e estão fundamentadas em uma mesma ontologia (a natureza histórico-social do sujeito) e pressupostos epistemológicos (o materialismo histórico-dialético). Consequentemente, nosso objetivo foi estabelecer um diálogo, no sentido bakhtiniano (aproximações, divergências e complementariedades), entre essas duas abordagens, considerando o papel do outro na constituição do eu. Tanto Vigotski quanto Wallon empreenderam críticas às concepções psicológicas biologizantes, mecanicistas e idealistas de suas épocas. Contudo, ressaltam a relevância dos fatores orgânicos, inclusive para compreendermos o percurso desenvolvimental da constituição histórica do sujeito. Os dois teóricos propuseram uma nova concepção acerca da relação entre o orgânico e o social na compreensão e estudo dos fenômenos psicológicos, isto é, de como se constitui a consciência humana. Vigotski e Wallon contribuíram significativamente no estudo do desenvolvimento humano, com ênfase para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, na área da educação, da psicologia e no estudo das emoções. Em Vigotski, localizamos uma concepção cientifica, histórico- cultural, sobre o estudo das emoções e o crescente interesse de pesquisadores para com o estudo dessa temática. Encontramos nesse autor, uma relevância em relação ao estudo da linguagem e, sobre o estudo das emoções, observamos um destaque em Wallon. Assim, mesmo reconhecendo que Vigotski (linguagem) e Wallon (emoções) divergem em relação à base da origem da consciência humana, os dois autores apresentam aproximações em relação à questão da busca pela origem, gênese, para se compreender o processo de constituição do sujeito. Logo, a noção da origem do processo é substancial para os dois teóricos. Desse modo, ambos dialogam sobre a compreensão do psiquismo humano à luz de sua origem e desenvolvimento. Embora Vigotski e Wallon tenham estudado diferentes conceitos centrais em suas teorias, sinalizamos que as duas perspectivas teóricas evidenciam o papel e a importância do contexto e das interações sociais como condições fundantes para compreendermos a construção e constituição do sujeito. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T17:42:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-04T17:42:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALENCAR SEGUNDO JÚNIOR, Eudes Basílio de. A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon. 2016. 106f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22805 |
identifier_str_mv |
ALENCAR SEGUNDO JÚNIOR, Eudes Basílio de. A constituição do eu e a alteridade: diálogos entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a psicologia psicogenética de Henri Wallon. 2016. 106f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22805/1/EudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22805/4/EudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22805/5/EudesBasilioDeAlencarSegundoJunior_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62ea5bae9499d43f8348054a947f6da7 3a64985407a472356bece7f71f6b4d33 e0aee475f63ac56dddeaba4de13c0008 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117714217533440 |