Ensino colaborativo: parceria em colaboração entre os professores do ensino médio e da educação especial
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55361 |
Resumo: | Considerando as dificuldades dos professores de classes comuns numa escola do Ensino Médio em ensinar para estudantes Público-Alvo da Educação Especial - PAEE e em busca de soluções para superá-las, indica-se a implementação do Ensino Colaborativo questionando quais suas implicações para a prática pedagógica docente desses estudantes no Ensino Médio. A investigação foi realizada por meio de intervenções nas práticas pedagógicas numa turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Amaro Cavalcanti na cidade de Jardim de Piranhas – RN, em colaboração com 12 (doze) professores, sendo 11(onze) das disciplinas curriculares da classe comum e a professora da Educação Especial que acompanha pedagogicamente 2 (dois) adolescentes PAEE na turma citada e teve como objetivo geral analisar as implicações do Ensino Colaborativo às práticas pedagógicas docentes de estudantes PAEE no Ensino Médio. Com base nos princípios metodológicos de uma pesquisa ação colaborativa e teve como procedimentos para a coleta dos dados os seguintes instrumentos: questionários e observações participantes com registros no diário de campo e para as análises dos dados, realizou-se o método de análises de conteúdo. Apresenta no seu aporte teórico, aspectos conceituais acerca do Ensino Colaborativo, Estratégia Pedagógica, Práticas Pedagógicas Docente e Educação Inclusiva. Para alcançar o objetivo geral se fez necessário identificar as implicações do Ensino Colaborativo implementada na prática pedagógica docente desses estudantes. Assim, obteve-se por meio das análises que dentre várias implicações, destacam-se do ponto de vista dos professores partícipes: implicou em mudanças para a forma de se planejar na escola investigada; promoveu um trabalho interdisciplinar por áreas de conhecimento com os professores das disciplinas curriculares do Ensino Médio; dinamizou o processo de inclusão com o compartilhamento da prática pedagógica docente, sendo que cada um foi responsável por sua área de atuação em sala; resultou na inclusão e escolarização de estudantes PAEE na realidade vivida; houve avanços para a realização dos suportes instrucionais na realização das adaptações e flexibilizações das atividades avaliativas; contribuiu para a realização da prática pedagógica inclusiva no Ensino Médio. Verificou-se que as implicações das ações promovidas pela implementação do Ensino Colaborativo às práticas pedagógicas docentes de estudantes PAEE no Ensino Médio ampliaram as possibilidades de incluir e de assegurar metas, ações para alcançar a sua inclusão e escolarização, pois ficou comprovado que essa estratégia de ensino é uma importante aliada para os professores trabalharem uma prática pedagógica inclusiva. Por fim, o estudo conclui que o Ensino Colaborativo à prática pedagógica docente de estudantes PAEE no Ensino Médio ressignificou o fazer pedagógico para uma prática pedagógica inclusiva, visto que implicou, de forma geral, na desconstrução de uma cultura profissionalmente individualista dos professores do Ensino Médio da escola investigada de modo a produzir mudanças significativas no trabalho docente. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55361Considerando as dificuldades dos professores de classes comuns numa escola do Ensino Médio em ensinar para estudantes Público-Alvo da Educação Especial - PAEE e em busca de soluções para superá-las, indica-se a implementação do Ensino Colaborativo questionando quais suas implicações para a prática pedagógica docente desses estudantes no Ensino Médio. A investigação foi realizada por meio de intervenções nas práticas pedagógicas numa turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Amaro Cavalcanti na cidade de Jardim de Piranhas – RN, em colaboração com 12 (doze) professores, sendo 11(onze) das disciplinas curriculares da classe comum e a professora da Educação Especial que acompanha pedagogicamente 2 (dois) adolescentes PAEE na turma citada e teve como objetivo geral analisar as implicações do Ensino Colaborativo às práticas pedagógicas docentes de estudantes PAEE no Ensino Médio. Com base nos princípios metodológicos de uma pesquisa ação colaborativa e teve como procedimentos para a coleta dos dados os seguintes instrumentos: questionários e observações participantes com registros no diário de campo e para as análises dos dados, realizou-se o método de análises de conteúdo. 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Verificou-se que as implicações das ações promovidas pela implementação do Ensino Colaborativo às práticas pedagógicas docentes de estudantes PAEE no Ensino Médio ampliaram as possibilidades de incluir e de assegurar metas, ações para alcançar a sua inclusão e escolarização, pois ficou comprovado que essa estratégia de ensino é uma importante aliada para os professores trabalharem uma prática pedagógica inclusiva. Por fim, o estudo conclui que o Ensino Colaborativo à prática pedagógica docente de estudantes PAEE no Ensino Médio ressignificou o fazer pedagógico para uma prática pedagógica inclusiva, visto que implicou, de forma geral, na desconstrução de uma cultura profissionalmente individualista dos professores do Ensino Médio da escola investigada de modo a produzir mudanças significativas no trabalho docente.Considering the difficulties of common class teachers in a high school in teaching Special Education Target Audience (Seta) students and in search of solutions to overcome them, it indicates the implementation of Collaborative Teaching, questioning its implications for the teaching pedagogical practice of these students in high school. The research was done through interventions in the pedagogical practices in a 3rd grade high school class at the Escola Estadual Amaro Cavalcanti in the municipality of Jardim de Piranhas - RN, in collaboration with 12 (twelve) teachers, 11 (eleven) of the curricular subjects of the common class and the Special Education teacher who pedagogically accompanies 2 (two) Seta adolescents in the mentioned class and had as general objective to analyze the implications of Collaborative Teaching to the pedagogical practices of teachers of Special Education Target Audience (Seta) students in High School. Based on the methodological principles of a collaborative action research, the instruments were used as procedures for data collection: questionnaires and participant observations recorded in the field diary. For data analysis, the content analysis method was used. It presents in its theoretical support, conceptual aspects about Collaborative Teaching, Pedagogical Strategy, Teaching Pedagogical Practices and Inclusive Education. In order to reach the general objective, it was necessary to identify the implications of Collaborative Teaching implemented in the pedagogical practice of teachers of these students. Thus, it was obtained through the analyzes that, among several implications, stand out from the point of view of the participating teachers: it implied changes in the way of planning in the investigated school; promoted interdisciplinary work by areas of knowledge with teachers of high school curriculum subjects; streamlined the inclusion process with the sharing of the teaching pedagogical practice, each one being responsible for their area of activity in the classroom; resulted in the inclusion and schooling of Seta students in the lived reality; there were advances for the realization of instructional supports in realization the adaptations and flexibility of the evaluative activities; contributed to the realization of inclusive pedagogical practice in high school. it was verified that the implications of the actions promoted by the implementation of Collaborative Teaching to the teaching pedagogical practices of Seta students in High School expanded the possibilities of including and ensuring goals and actions, achieve your inclusion and schooling, as it was proven that this teaching strategy is an important ally for teachers to work on an inclusive pedagogical practice. Finally, the research concludes that Collaborative Teaching to the pedagogical teaching practice of Seta students in High School re-signified the pedagogical work for an inclusive pedagogical practice, since it implied, in general, the deconstruction of a professionally individualistic culture of High School teachers of the investigated school in order to produce significant changes in the teaching work.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino colaborativoEstratégia pedagógicaPrática pedagógica docenteEnsino colaborativo: parceria em colaboração entre os professores do ensino médio e da educação especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinocolaborativoparceria_Lima_2023.pdfapplication/pdf3268933https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55361/1/Ensinocolaborativoparceria_Lima_2023.pdf6319c12adbf927a615bfb72200fecd5dMD51123456789/553612023-11-16 16:56:29.553oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55361Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-16T19:56:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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