Práticas de escrita em ambiente digital: propostas de educação colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolozo, Célia Regina Fialho [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150527
Resumo: A consolidação da alfabetização dos alunos nos anos iniciais ainda se mostra desafiadora para toda e qualquer escola. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a ação docente junto a uma turma do quinto ano do ensino fundamental, que utiliza tecnologias digitais no ensino da escrita com vistas à aprendizagem de todos os alunos, numa perspectiva inclusiva, por meio de estratégias colaborativas e contextualizadas. Pretende-se também produzir um material didático com subsídios para o desenvolvimento de uma sequência didática de produção de textos publicados em livros digitais, na qual o foco de aprendizagem seja a escrita. O estudo foi desenvolvido em uma escola publica do interior paulista, tendo como participante a professora e seus trinta e três alunos. Para isso, ancorou-se numa abordagem qualitativa e utilizou-se, nesse contexto, da pesquisa participante como método, na qual se iniciou um processo investigativo e reflexivo das práticas pedagógicas de alfabetização, em que o foco de análise foi direcionado a uma sequência didática de produção de textos organizados em livros digitais e publicados no blog da escola, em consonância com a perspectiva sócio-histórica e dialética Vygotskiana e os Novos Estudos do Letramento. O corpus para análise foi constituído por observações da prática pedagógica e de produções digitais dos alunos, coletados ao longo de um ano letivo. Para tanto a pesquisadora manteve registros num diário de bordo e lançou mão dos textos dos alunos publicados no blog da escola. Os resultados indicam um maior envolvimento dos alunos com a escrita e as tecnologias digitais bem como uma qualificação da ação docente como mediadora desse processo de ensino e aprendizagem, visto que todas as crianças estão familiarizadas e envolvidas com as práticas de escrita nesse espaço de aprendizagem. Assim pode-se inferir que as ações pedagógicas desenvolvidas potencializaram transformações e constituições de saberes sobre a multiplicidade cultural que se expressa e se comunica por meio de textos (impressos ou digitais) que se constituem por meio de uma multiplicidade de linguagens. Espera-se que o material didático produzido e que as ações didáticas desenvolvidas de maneira reflexiva, crítica e intencional garanta uma efetiva consolidação da alfabetização de todos os estudantes envolvidos no processo.
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O estudo foi desenvolvido em uma escola publica do interior paulista, tendo como participante a professora e seus trinta e três alunos. Para isso, ancorou-se numa abordagem qualitativa e utilizou-se, nesse contexto, da pesquisa participante como método, na qual se iniciou um processo investigativo e reflexivo das práticas pedagógicas de alfabetização, em que o foco de análise foi direcionado a uma sequência didática de produção de textos organizados em livros digitais e publicados no blog da escola, em consonância com a perspectiva sócio-histórica e dialética Vygotskiana e os Novos Estudos do Letramento. O corpus para análise foi constituído por observações da prática pedagógica e de produções digitais dos alunos, coletados ao longo de um ano letivo. Para tanto a pesquisadora manteve registros num diário de bordo e lançou mão dos textos dos alunos publicados no blog da escola. Os resultados indicam um maior envolvimento dos alunos com a escrita e as tecnologias digitais bem como uma qualificação da ação docente como mediadora desse processo de ensino e aprendizagem, visto que todas as crianças estão familiarizadas e envolvidas com as práticas de escrita nesse espaço de aprendizagem. Assim pode-se inferir que as ações pedagógicas desenvolvidas potencializaram transformações e constituições de saberes sobre a multiplicidade cultural que se expressa e se comunica por meio de textos (impressos ou digitais) que se constituem por meio de uma multiplicidade de linguagens. Espera-se que o material didático produzido e que as ações didáticas desenvolvidas de maneira reflexiva, crítica e intencional garanta uma efetiva consolidação da alfabetização de todos os estudantes envolvidos no processo.The consolidation of student literacy in the early years is still challenging for any school. In this sense, the present work has the objective of analyzing the teaching action with a class to make the fifth year of elementary school, which uses digital technologies in the teaching of writing with a view to learning all students, in an inclusive perspective, through Collaborative and contextualised strategies. It is also intended to produce a didactic material with subsidies for the development of a didactic sequence of texts produced in digital books, in which the focus of a writing. The study was developed in a public school in the state of São Paulo, with a teacher and students and three students as participants. To that end, the qualitative and qualitative approach, the context, the research participant as a method, the research process, the investigative and reflective process of the pedagogical practices of literacy, in which the focus of analysis was directed to a Didactic sequence of production of Texts organized in digital books and published without school blog, in line with a Vygotskian sociohistorical and dialectical perspective and the New Studies of Literature. The corpus for analysis was constituted by observations of the pedagogical practice and digital productions of the students, collected over a school year. For this researcher kept records in a logbook and used the texts of students published on the school's blog. The results indicate a greater involvement of students with a writing and a digital image as a qualitative approach to an action as a mediation of a teaching and learning process, since all children are familiar and involved with writing practices in this space. learning. Thus it can be inferred that as developed pedagogical actions they have potentiated transformations and constitutions of knowledge about a cultural multiplicity that is expressed and communicated through texts (printed or digital) that are constituted through a multiplicity of languages. It is hoped that the didactic material produced and that the didactic actions developed in a reflexive, critical and intentional way guarantee an effective consolidation of the literacy of all the students involved in the process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolozo, Célia Regina Fialho [UNESP]2017-05-05T13:09:08Z2017-05-05T13:09:08Z2016-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15052700088509633004056091P059405757684631680000-0003-2345-1827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:31:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150527Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:34:20.398327Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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