Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29826 |
Resumo: | A imagem funciona como elemento de mediação simbólica entre a organização e seus stakeholders, tendo sua influência reconhecida como fator de avaliação global, notadamente quando a distinção baseada em atributos concretos de diferentes ofertas se torna particularmente difícil de ser elaborada por esses grupos com os quais a organização interage. Neste sentido, este estudo tem como objetivo a elaboração de uma escala para medir a imagem corporativa de uma agência do Banco do Brasil S.A. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Para alcance dos objetivos estipulados foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) análise exploratória de dados, por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória, para identificar as variáveis latentes do modelo; e, (ii) análise da fiabilidade da escala (Alfa de Cronbach). Como resutados, foi possível perceber o relevante impacto que a dimensão “segurança” causa na determinação da imagem bancária da Agência Esperança, do Banco do Brasil S.A. Como conclusões, verificou-se que a escala de imagem corporativa bancária é revelada a partir de um conjunto de associações: 20 (vinte) variáveis agrupadas em cinco dimensões (segurança, contato pessoal, serviços oferecidos, identidade e política de financiamento) |
id |
UFRN_141241dcdf67bebd83294d727b496d0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29826 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Hékis, Hélio RobertoVasconcelos, Claudio Ruy Portela dePaulino, Raissa DaliaMartins, Silvana Dias2020-08-14T18:36:59Z2020-08-14T18:36:59Z2014HÉKIS, H. R.; VASCONCELOS, C. R. P.; PAULINO, R. D.; MARTINS, S. D.. Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 19-35, 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=article&op=view&path[]=12053. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.25172177-5184https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2982610.5585/remark.v13i5.2517A imagem funciona como elemento de mediação simbólica entre a organização e seus stakeholders, tendo sua influência reconhecida como fator de avaliação global, notadamente quando a distinção baseada em atributos concretos de diferentes ofertas se torna particularmente difícil de ser elaborada por esses grupos com os quais a organização interage. Neste sentido, este estudo tem como objetivo a elaboração de uma escala para medir a imagem corporativa de uma agência do Banco do Brasil S.A. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Para alcance dos objetivos estipulados foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) análise exploratória de dados, por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória, para identificar as variáveis latentes do modelo; e, (ii) análise da fiabilidade da escala (Alfa de Cronbach). Como resutados, foi possível perceber o relevante impacto que a dimensão “segurança” causa na determinação da imagem bancária da Agência Esperança, do Banco do Brasil S.A. Como conclusões, verificou-se que a escala de imagem corporativa bancária é revelada a partir de um conjunto de associações: 20 (vinte) variáveis agrupadas em cinco dimensões (segurança, contato pessoal, serviços oferecidos, identidade e política de financiamento)The image works like element of symbolic mediation between the organization and its stakeholders, having recognized its influence as a factor in overall evaluation, notably when the distinction based on specific attributes of different offerings becomes particularly difficult to be prepared for these audiences. Thus, this study has the objective to develop a scale to measure the corporate image of an agency of Banco do Brasil S.A. The research is characterized as quantitative. For achievement of goals stipulated were set the following methodological procedures: (i) exploratory data analysis through descriptive statistics and exploratory factor analysis, to identify the underlying variables of the model; (ii) analysis of the reliability of the scale (Cronbach's alpha). As results, it was possible to realize the important impact that the dimension “security” in the determination of the Agency's Bank image, of Banco do Brasil S.A. As conclusions, it was emerged that the Bank's corporate image is revealed from a set of bindings: 20 (twenty) variables grouped into five dimensions (safety, personal contact, services offered, identity and funding policy)Universidade Nove de Julho – UNINOVEAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise Fatorial ExploratóriaImagem CorporativaInstituições FinanceirasElaboração de EscalasImagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuraçãoCorporate image of banking institutions: a proposal for your measurement scaleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdfImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdfapplication/pdf624981https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/1/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf233f55f1996fdc01b4eaaeeab92e70c0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdf.txtImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain71889https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/4/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf.txt4cc5e47f2d764cbbb364fcc8e7fcbb11MD54THUMBNAILImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdf.jpgImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/5/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf.jpgc1fae15d12a2cf4fc9f32959362f8bafMD55123456789/298262020-10-09 10:34:23.066oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-09T13:34:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Corporate image of banking institutions: a proposal for your measurement scale |
title |
Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração |
spellingShingle |
Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração Hékis, Hélio Roberto Análise Fatorial Exploratória Imagem Corporativa Instituições Financeiras Elaboração de Escalas |
title_short |
Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração |
title_full |
Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração |
title_fullStr |
Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração |
title_full_unstemmed |
Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração |
title_sort |
Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração |
author |
Hékis, Hélio Roberto |
author_facet |
Hékis, Hélio Roberto Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de Paulino, Raissa Dalia Martins, Silvana Dias |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de Paulino, Raissa Dalia Martins, Silvana Dias |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hékis, Hélio Roberto Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de Paulino, Raissa Dalia Martins, Silvana Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Fatorial Exploratória Imagem Corporativa Instituições Financeiras Elaboração de Escalas |
topic |
Análise Fatorial Exploratória Imagem Corporativa Instituições Financeiras Elaboração de Escalas |
description |
A imagem funciona como elemento de mediação simbólica entre a organização e seus stakeholders, tendo sua influência reconhecida como fator de avaliação global, notadamente quando a distinção baseada em atributos concretos de diferentes ofertas se torna particularmente difícil de ser elaborada por esses grupos com os quais a organização interage. Neste sentido, este estudo tem como objetivo a elaboração de uma escala para medir a imagem corporativa de uma agência do Banco do Brasil S.A. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Para alcance dos objetivos estipulados foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) análise exploratória de dados, por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória, para identificar as variáveis latentes do modelo; e, (ii) análise da fiabilidade da escala (Alfa de Cronbach). Como resutados, foi possível perceber o relevante impacto que a dimensão “segurança” causa na determinação da imagem bancária da Agência Esperança, do Banco do Brasil S.A. Como conclusões, verificou-se que a escala de imagem corporativa bancária é revelada a partir de um conjunto de associações: 20 (vinte) variáveis agrupadas em cinco dimensões (segurança, contato pessoal, serviços oferecidos, identidade e política de financiamento) |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-14T18:36:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-14T18:36:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HÉKIS, H. R.; VASCONCELOS, C. R. P.; PAULINO, R. D.; MARTINS, S. D.. Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 19-35, 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=article&op=view&path[]=12053. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2517 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29826 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2177-5184 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5585/remark.v13i5.2517 |
identifier_str_mv |
HÉKIS, H. R.; VASCONCELOS, C. R. P.; PAULINO, R. D.; MARTINS, S. D.. Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 19-35, 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=article&op=view&path[]=12053. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2517 2177-5184 10.5585/remark.v13i5.2517 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho – UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho – UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/1/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/4/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/5/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
233f55f1996fdc01b4eaaeeab92e70c0 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 4cc5e47f2d764cbbb364fcc8e7fcbb11 c1fae15d12a2cf4fc9f32959362f8baf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832638192517120 |