Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perales, Heloisa Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25803
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas do professor de História com a presença de aluno surdo. A presente pesquisa pretende responder a seguinte questão: como o professor de História do Ensino Médio estrutura suas práticas de modo a considerar as especificidades de alunos surdos? Os objetivos desta pesquisa são compreender o processo de planejamento do professor de História atuante em uma turma regular com a presença de aluno surdo e analisar se os materiais didáticos usados ou produzidos pelo professor de História atendem às necessidades do aluno surdo inserido em turma de alunos ouvintes. A pesquisa foi realizada em colaboração com uma professora de História de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, situada no bairro Neópolis, da cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, baseada nos princípios da pesquisa colaborativa propostos por Ibiapina (2008). A escolha da metodologia esteve intimamente ligada à motivação de realizar uma pesquisa que contribuísse para mudanças de atitudes frente à presença do aluno surdo em turma regular. Quanto aos procedimentos, assumimos entrevistas semiestruturadas, sessões reflexivas e videoformação. O registro desses procedimentos de construção de dados foi realizado por meio de filmagens, sendo os seus áudios posteriormente transcritos. A análise dos resultados para compreender a prática da professora de História foi feita em torno de dois eixos: planejamento docente frente à presença de aluno surdo em sala de aula; e, produção de material didático no contexto da prática pedagógica. Os resultados demonstraram que existe: uma cultura escolar que confunde barreira de comunicação com deficiência; indiferença e conformismo marcam a prática pedagógica e que trabalhar com o Surdo em sala de aula, não é tarefa de uma professora, mas de toda a escola. A pesquisa colaborativa contribui para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e a motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática.
id UFRN_15cdcfad70e1b1e8976c8b17d99df509
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25803
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Perales, Heloisa LimaAguiar, Ana Lúcia OliveiraGuedes, Gilmar BarbosaAmorim, Giovana Carla CardosoBarbosa Júnior, Walter PinheiroAzevedo, Crislane Barbosa de2018-09-10T23:17:42Z2018-09-10T23:17:42Z2018-06-27PERALES, Heloisa Lima. Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25803Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas do professor de História com a presença de aluno surdo. A presente pesquisa pretende responder a seguinte questão: como o professor de História do Ensino Médio estrutura suas práticas de modo a considerar as especificidades de alunos surdos? Os objetivos desta pesquisa são compreender o processo de planejamento do professor de História atuante em uma turma regular com a presença de aluno surdo e analisar se os materiais didáticos usados ou produzidos pelo professor de História atendem às necessidades do aluno surdo inserido em turma de alunos ouvintes. A pesquisa foi realizada em colaboração com uma professora de História de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, situada no bairro Neópolis, da cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, baseada nos princípios da pesquisa colaborativa propostos por Ibiapina (2008). A escolha da metodologia esteve intimamente ligada à motivação de realizar uma pesquisa que contribuísse para mudanças de atitudes frente à presença do aluno surdo em turma regular. Quanto aos procedimentos, assumimos entrevistas semiestruturadas, sessões reflexivas e videoformação. O registro desses procedimentos de construção de dados foi realizado por meio de filmagens, sendo os seus áudios posteriormente transcritos. A análise dos resultados para compreender a prática da professora de História foi feita em torno de dois eixos: planejamento docente frente à presença de aluno surdo em sala de aula; e, produção de material didático no contexto da prática pedagógica. Os resultados demonstraram que existe: uma cultura escolar que confunde barreira de comunicação com deficiência; indiferença e conformismo marcam a prática pedagógica e que trabalhar com o Surdo em sala de aula, não é tarefa de uma professora, mas de toda a escola. A pesquisa colaborativa contribui para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e a motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática.This dissertation, has as object of study the pedagogical practices of the teacher of History in high school in a regular class with the presence of deaf student. This research intends to answer the following question: how does the teacher of History of High School structure its practices in order to consider the specificities of deaf students? The objectives of this research are to understand the planning process of the History teacher acting in a regular classroom with the presence of deaf students and to analyze if the didactic materials used or produced by the History teacher meets the needs of the deaf student present in the class of hearing students. The research was carried out in collaboration with a teacher of High School History at the Berilo Wanderley State School located in the Neópolis neighborhood of the city of Natal, state of Rio Grande do Norte. To achieve the expected goal, a qualitative methodological approach was chosen, based on the principles of collaborative research proposed by Ibiapina (2008). The choice of methodology was closely linked to the motivation to carry out research that contributed to changes in attitudes towards the presence of the deaf student in a regular class. As for the procedures, we assume semi-structured interviews, reflective sessions and videotraining. The recording of these data collection procedures was done by means of filming, and their audios were later transcribed. The analysis of the results to understand the practice of the History teacher was built around two axes: teacher planning in front of the presence of deaf students in the classroom; and, production of didactic material in the context of pedagogical practice. The results showed that there is a school culture that confuses the communication barrier with disability; indifference and conformism mark the pedagogical practice and that working with the Deaf in the classroom is not the task of a teacher, but of the whole school. Collaborative research contributes to the teacher's awareness of the specific needs of the deaf student and motivated them to attitudinal changes that were reflected in their practice. This collaborative research contributes to the teacher's awareness of the specific needs of the deaf student and motivated attitudinal changes that were reflected in her practice.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPrática pedagógicaPesquisa colaborativaSurdoPráticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPráticaspedagógicasprofessor_Perales_2018.pdfapplication/pdf2298226https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25803/1/Pr%c3%a1ticaspedag%c3%b3gicasprofessor_Perales_2018.pdf5bea6c1ebedb7d75157241b17020f602MD51TEXTPráticaspedagógicasprofessor_Perales_2018.pdf.txtPráticaspedagógicasprofessor_Perales_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain434138https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25803/2/Pr%c3%a1ticaspedag%c3%b3gicasprofessor_Perales_2018.pdf.txt194f6a0f3b18f02b2fb1cf74ffefb73fMD52THUMBNAILPráticaspedagógicasprofessor_Perales_2018.pdf.jpgPráticaspedagógicasprofessor_Perales_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7928https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25803/3/Pr%c3%a1ticaspedag%c3%b3gicasprofessor_Perales_2018.pdf.jpgee87699207930c855f43f16f9ea1799dMD53123456789/258032019-01-30 00:01:31.919oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25803Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T03:01:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
title Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
spellingShingle Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
Perales, Heloisa Lima
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Prática pedagógica
Pesquisa colaborativa
Surdo
title_short Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
title_full Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
title_fullStr Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
title_sort Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo
author Perales, Heloisa Lima
author_facet Perales, Heloisa Lima
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guedes, Gilmar Barbosa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Amorim, Giovana Carla Cardoso
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Perales, Heloisa Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa de
contributor_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Prática pedagógica
Pesquisa colaborativa
Surdo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Pesquisa colaborativa
Surdo
description Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas do professor de História com a presença de aluno surdo. A presente pesquisa pretende responder a seguinte questão: como o professor de História do Ensino Médio estrutura suas práticas de modo a considerar as especificidades de alunos surdos? Os objetivos desta pesquisa são compreender o processo de planejamento do professor de História atuante em uma turma regular com a presença de aluno surdo e analisar se os materiais didáticos usados ou produzidos pelo professor de História atendem às necessidades do aluno surdo inserido em turma de alunos ouvintes. A pesquisa foi realizada em colaboração com uma professora de História de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, situada no bairro Neópolis, da cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, baseada nos princípios da pesquisa colaborativa propostos por Ibiapina (2008). A escolha da metodologia esteve intimamente ligada à motivação de realizar uma pesquisa que contribuísse para mudanças de atitudes frente à presença do aluno surdo em turma regular. Quanto aos procedimentos, assumimos entrevistas semiestruturadas, sessões reflexivas e videoformação. O registro desses procedimentos de construção de dados foi realizado por meio de filmagens, sendo os seus áudios posteriormente transcritos. A análise dos resultados para compreender a prática da professora de História foi feita em torno de dois eixos: planejamento docente frente à presença de aluno surdo em sala de aula; e, produção de material didático no contexto da prática pedagógica. Os resultados demonstraram que existe: uma cultura escolar que confunde barreira de comunicação com deficiência; indiferença e conformismo marcam a prática pedagógica e que trabalhar com o Surdo em sala de aula, não é tarefa de uma professora, mas de toda a escola. A pesquisa colaborativa contribui para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e a motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-10T23:17:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-10T23:17:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PERALES, Heloisa Lima. Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25803
identifier_str_mv PERALES, Heloisa Lima. Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25803/1/Pr%c3%a1ticaspedag%c3%b3gicasprofessor_Perales_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25803/2/Pr%c3%a1ticaspedag%c3%b3gicasprofessor_Perales_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25803/3/Pr%c3%a1ticaspedag%c3%b3gicasprofessor_Perales_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bea6c1ebedb7d75157241b17020f602
194f6a0f3b18f02b2fb1cf74ffefb73f
ee87699207930c855f43f16f9ea1799d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832912961372160