Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cídia Paula da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30711
Resumo: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) define o mestrado profissional como uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu que oferece cursos de natureza profissional, visando à capacitação científica e aplicada de professores da Educação Básica e/ou profissionais de ensino formal e não formal nos diferentes campos de conhecimento. Posto isto, o contexto desta pesquisa é o curso de mestrado profissional em ensino de Ciências Naturais e Matemática (CMPECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que iniciou suas atividades no 1º semestre de 2002, com o objetivo de qualificar, em nível de mestrado, licenciados ou outros graduados envolvidos em atividades docentes. A importância deste estudo está na necessidade de contar a trajetória do CMPECNM no que diz respeito às compreensões individuais dos coordenadores, dos professores e dos egressos sobre o desenvolvimento do Produto Educacional, exigência desta modalidade de mestrado. Como objetivo geral da pesquisa, elaboramos um estudo historiográfico acerca do entendimento dessas pessoas sobre Produto Educacional advindo desse CMPECNM da UFRN, no período de 2002 até 2016. Esse recorte temporal limita-se ao ano de 2016, devido à oferta, na estrutura curricular do curso, da disciplina Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais, cuja ementa trata da elaboração e da avaliação de Produtos Educacionais. Os procedimentos metodológicos têm por base os conceitos da história oral, a fim de tornar possível uma escrita histórica dessa temática. Os pressupostos teóricos têm seu fundamento em Meihy (2005), Alberti (2004a, 2004b), Lang (2011) e nos trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Para a escrita histórica, realizamos a intertextualidade na perspectiva de Ruiz e Faria (2012) e Oliveira e Brito (2013), considerando os depoimentos e os diversos documentos que se remetem aos mestrados profissionais. O Produto Educacional desta pesquisa é um vídeo que pode ser utilizado como uma tecnologia audiovisual com fins pedagógicos, intitulado: “Vídeo informativo sobre a importância dos Produtos Educacionais para o professor de Matemática”. Apresenta não apenas informações gerais sobre os Produtos Educacionais, voltados ao ensino de Matemática, que são elaborados pelos egressos do CMPECNM da UFRN, exaltando a sua importância nas aulas de Matemática, mas também como eles podem ser acessados. Por fim, a análise intertextual apontou que as compreensões dos depoentes acerca dos Produtos Educacionais não foram lineares e pacíficas, inclusive, com o passar do tempo e a consolidação do CMPECNM, vimos que os diferentes modos de compreendê-los alinham-se às reflexões contínuas e coletivas postas nos documentos oficiais da CAPES, de forma a assegurar que o professor que busca a modalidade profissional de mestrado, possa utilizá-los, em prol de uma aprendizagem matemática com significado.
id UFRN_16876061ab974a1c194eade453b5433f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30711
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Cídia Paula da Costahttp://lattes.cnpq.br/8292972208422586http://lattes.cnpq.br/8693761992237347Silva Junior, Carlos Neco dahttp://lattes.cnpq.br/0917006004895117Oliveira, Adriel Goncalveshttp://lattes.cnpq.br/2408911558037856Dalcin, Andréiahttp://lattes.cnpq.br/3679337032190887Gutierre, Liliane dos Santos2020-11-26T23:36:23Z2020-11-26T23:36:23Z2020-09-02ALVES, Cídia Paula da Costa. Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática. 2020. 255f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30711A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) define o mestrado profissional como uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu que oferece cursos de natureza profissional, visando à capacitação científica e aplicada de professores da Educação Básica e/ou profissionais de ensino formal e não formal nos diferentes campos de conhecimento. Posto isto, o contexto desta pesquisa é o curso de mestrado profissional em ensino de Ciências Naturais e Matemática (CMPECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que iniciou suas atividades no 1º semestre de 2002, com o objetivo de qualificar, em nível de mestrado, licenciados ou outros graduados envolvidos em atividades docentes. A importância deste estudo está na necessidade de contar a trajetória do CMPECNM no que diz respeito às compreensões individuais dos coordenadores, dos professores e dos egressos sobre o desenvolvimento do Produto Educacional, exigência desta modalidade de mestrado. Como objetivo geral da pesquisa, elaboramos um estudo historiográfico acerca do entendimento dessas pessoas sobre Produto Educacional advindo desse CMPECNM da UFRN, no período de 2002 até 2016. Esse recorte temporal limita-se ao ano de 2016, devido à oferta, na estrutura curricular do curso, da disciplina Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais, cuja ementa trata da elaboração e da avaliação de Produtos Educacionais. Os procedimentos metodológicos têm por base os conceitos da história oral, a fim de tornar possível uma escrita histórica dessa temática. Os pressupostos teóricos têm seu fundamento em Meihy (2005), Alberti (2004a, 2004b), Lang (2011) e nos trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Para a escrita histórica, realizamos a intertextualidade na perspectiva de Ruiz e Faria (2012) e Oliveira e Brito (2013), considerando os depoimentos e os diversos documentos que se remetem aos mestrados profissionais. O Produto Educacional desta pesquisa é um vídeo que pode ser utilizado como uma tecnologia audiovisual com fins pedagógicos, intitulado: “Vídeo informativo sobre a importância dos Produtos Educacionais para o professor de Matemática”. Apresenta não apenas informações gerais sobre os Produtos Educacionais, voltados ao ensino de Matemática, que são elaborados pelos egressos do CMPECNM da UFRN, exaltando a sua importância nas aulas de Matemática, mas também como eles podem ser acessados. Por fim, a análise intertextual apontou que as compreensões dos depoentes acerca dos Produtos Educacionais não foram lineares e pacíficas, inclusive, com o passar do tempo e a consolidação do CMPECNM, vimos que os diferentes modos de compreendê-los alinham-se às reflexões contínuas e coletivas postas nos documentos oficiais da CAPES, de forma a assegurar que o professor que busca a modalidade profissional de mestrado, possa utilizá-los, em prol de uma aprendizagem matemática com significado.The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) defines professional master’s course as a postgraduate modality Stricto Sensu that offers professional courses aiming to stimulate scientific capacity applied to the teachers from the basic education and/or professionals from formal and not formal teaching in the diverse fields of knowledge. The context of this research is the professional master’s course in the Natural Sciences and Mathematic (CMPECNM), from Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), that started its activities in the first half of 2002, aiming to qualify, in a master level, teaching graduated or bachelors involved in teaching activities. This study has importance due to necessity to tell the CMPECNM’s trajectory related to the individual understanding based on coordinators, teachers and students’ point of view in the development of Educational Product, that is an exigence of this master modality. As main objective, this research has a historiographic study related to understanding of these people about Educational Product as a result of CMPECNM of the UFRN, from 2002 to 2016. Research data is from 2016, due to the curricular structure of this course that offers the subject Developing and Evaluation of Instructional Materials, whose menu comprises elaboration and evaluation of Educational products. The methodologic proceedings are oral history concepts, to become possible a historiographic writing of this theme. Theoretical approaches are based on Meihy (2005), Alberti (2004a, 2004b), Lang (2011) and Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) studies. To the historiographic writing, it takes intertextuality based on Ruiz & Faria (2012) and Oliveira & Brito (2013) about interviews and many documents related to the professional master’s course. The Educational Product is a video that can be used as an audiovisual technology to pedagogical approaches, named “Informative video about the importance of Educational Products to the Mathematic teacher”. It presents not only general information about Educational Products concerned to Mathematic teaching, created by students from CMPECNM/UFRN, detaching its importance to the Mathematic classes, and how to access it. At last, this intertextual analyze showed that the interviewers’ comprehension about Educational Products are neither linear nor pacific, including, passing time and PPGECNM consolidation, there are different ways of understanding this theme due to continuous and collectives reflections presented in the CAPES’ official documents, to ensure that teacher, when choose this professional master modality, can use those products aiming a significant Mathematic learning.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilMestrado profissional em ensinoEnsino de MatemáticaProduto EducacionalVídeoUma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHistoriadeDesencontrosMestrado_Alves_2020.pdfapplication/pdf4479015https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30711/1/HistoriadeDesencontrosMestrado_Alves_2020.pdfedd1fd3af7d68ca30c17f2e99629436dMD51TEXTUmahistoriade(des)encontros_Alves_2020.pdf.txtUmahistoriade(des)encontros_Alves_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain566785https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30711/2/Umahistoriade%28des%29encontros_Alves_2020.pdf.txt1a840838b9e9004adef763b34988b6f4MD52THUMBNAILUmahistoriade(des)encontros_Alves_2020.pdf.jpgUmahistoriade(des)encontros_Alves_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30711/3/Umahistoriade%28des%29encontros_Alves_2020.pdf.jpgff190001553f7375be6ef18ae2b8c810MD53123456789/307112024-03-18 14:02:01.376oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30711Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-18T17:02:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
title Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
spellingShingle Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
Alves, Cídia Paula da Costa
Mestrado profissional em ensino
Ensino de Matemática
Produto Educacional
Vídeo
title_short Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
title_full Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
title_fullStr Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
title_full_unstemmed Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
title_sort Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
author Alves, Cídia Paula da Costa
author_facet Alves, Cídia Paula da Costa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8292972208422586
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8693761992237347
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva Junior, Carlos Neco da
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0917006004895117
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Adriel Goncalves
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2408911558037856
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dalcin, Andréia
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3679337032190887
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Cídia Paula da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
contributor_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional em ensino
Ensino de Matemática
Produto Educacional
Vídeo
topic Mestrado profissional em ensino
Ensino de Matemática
Produto Educacional
Vídeo
description A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) define o mestrado profissional como uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu que oferece cursos de natureza profissional, visando à capacitação científica e aplicada de professores da Educação Básica e/ou profissionais de ensino formal e não formal nos diferentes campos de conhecimento. Posto isto, o contexto desta pesquisa é o curso de mestrado profissional em ensino de Ciências Naturais e Matemática (CMPECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que iniciou suas atividades no 1º semestre de 2002, com o objetivo de qualificar, em nível de mestrado, licenciados ou outros graduados envolvidos em atividades docentes. A importância deste estudo está na necessidade de contar a trajetória do CMPECNM no que diz respeito às compreensões individuais dos coordenadores, dos professores e dos egressos sobre o desenvolvimento do Produto Educacional, exigência desta modalidade de mestrado. Como objetivo geral da pesquisa, elaboramos um estudo historiográfico acerca do entendimento dessas pessoas sobre Produto Educacional advindo desse CMPECNM da UFRN, no período de 2002 até 2016. Esse recorte temporal limita-se ao ano de 2016, devido à oferta, na estrutura curricular do curso, da disciplina Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais, cuja ementa trata da elaboração e da avaliação de Produtos Educacionais. Os procedimentos metodológicos têm por base os conceitos da história oral, a fim de tornar possível uma escrita histórica dessa temática. Os pressupostos teóricos têm seu fundamento em Meihy (2005), Alberti (2004a, 2004b), Lang (2011) e nos trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Para a escrita histórica, realizamos a intertextualidade na perspectiva de Ruiz e Faria (2012) e Oliveira e Brito (2013), considerando os depoimentos e os diversos documentos que se remetem aos mestrados profissionais. O Produto Educacional desta pesquisa é um vídeo que pode ser utilizado como uma tecnologia audiovisual com fins pedagógicos, intitulado: “Vídeo informativo sobre a importância dos Produtos Educacionais para o professor de Matemática”. Apresenta não apenas informações gerais sobre os Produtos Educacionais, voltados ao ensino de Matemática, que são elaborados pelos egressos do CMPECNM da UFRN, exaltando a sua importância nas aulas de Matemática, mas também como eles podem ser acessados. Por fim, a análise intertextual apontou que as compreensões dos depoentes acerca dos Produtos Educacionais não foram lineares e pacíficas, inclusive, com o passar do tempo e a consolidação do CMPECNM, vimos que os diferentes modos de compreendê-los alinham-se às reflexões contínuas e coletivas postas nos documentos oficiais da CAPES, de forma a assegurar que o professor que busca a modalidade profissional de mestrado, possa utilizá-los, em prol de uma aprendizagem matemática com significado.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-26T23:36:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-26T23:36:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Cídia Paula da Costa. Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática. 2020. 255f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30711
identifier_str_mv ALVES, Cídia Paula da Costa. Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática. 2020. 255f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30711/1/HistoriadeDesencontrosMestrado_Alves_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30711/2/Umahistoriade%28des%29encontros_Alves_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30711/3/Umahistoriade%28des%29encontros_Alves_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv edd1fd3af7d68ca30c17f2e99629436d
1a840838b9e9004adef763b34988b6f4
ff190001553f7375be6ef18ae2b8c810
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117667393372160