A geografia escolar e o agrário: o ensino de Geografia como possibilidade da formação cidadã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27316 |
Resumo: | Desde a sua inserção como disciplina escolar, no início do século XIX, a Geografia tinha como principal objetivo, formar cidadãos. Ao longo da sua trajetória, novos direcionamentos foram tomados, e a mesma deixou de ser uma ciência meramente descritiva, assumindo uma postura crítica e reflexiva. Os conteúdos trabalhados em sala de aula deveriam assumir um caráter transformador, permitindo a construção do pensamento geográfico. Diretrizes Nacionais estabeleceram parâmetros que norteariam a abordagem dos conteúdos da disciplina. A formação docente, juntamente com a prática de sala de aula, deverá aproximar a universidade e a escola, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem, assim como a formação cidadã. A presente dissertação tem por finalidade analisar a abordagem dos temas de Geografia Agrária no ensino básico de 6º ao 9º ano e ensino médio da rede pública de ensino na cidade do Natal/RN, assim como sua contribuição para construção do pensamento geográfico e formação cidadã. Para atingir esse objetivo, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais que norteam o ensino no país como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, análise do livro didático e entrevista com os docentes da rede pública de ensino. A mesma está estruturada em três capítulos, os quais analisam: Os temas de Geografia Agrária no ensino básico; Os professores de geografia do ensino básico da rede pública de Natal e suas relações com os PCNs, a Base Nacional Comum Curricular e o Programa Nacional do Livro Didático, e por fim, o ensino de geografia agrária na rede pública de ensino básico de Natal: práticas e possibilidades, que além de tratar dos temas da Geografia Agrária, irá propor um conjunto de sequências didáticas para o ensino de Geografia. Com a realização desse trabalho constatou-se que mesmo com as diretrizes e reformas para o ensino no país, ainda persistem algumas lacunas no ensino da Geografia Agrária, exigindo do professor a atenção necessária em fomentar a problematização e reflexão das questões que envolvem o campo, assim como a construção de uma postura e mentalidade cidadã e reflexiva por parte dos alunos. |
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Diretrizes Nacionais estabeleceram parâmetros que norteariam a abordagem dos conteúdos da disciplina. A formação docente, juntamente com a prática de sala de aula, deverá aproximar a universidade e a escola, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem, assim como a formação cidadã. A presente dissertação tem por finalidade analisar a abordagem dos temas de Geografia Agrária no ensino básico de 6º ao 9º ano e ensino médio da rede pública de ensino na cidade do Natal/RN, assim como sua contribuição para construção do pensamento geográfico e formação cidadã. Para atingir esse objetivo, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais que norteam o ensino no país como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, análise do livro didático e entrevista com os docentes da rede pública de ensino. A mesma está estruturada em três capítulos, os quais analisam: Os temas de Geografia Agrária no ensino básico; Os professores de geografia do ensino básico da rede pública de Natal e suas relações com os PCNs, a Base Nacional Comum Curricular e o Programa Nacional do Livro Didático, e por fim, o ensino de geografia agrária na rede pública de ensino básico de Natal: práticas e possibilidades, que além de tratar dos temas da Geografia Agrária, irá propor um conjunto de sequências didáticas para o ensino de Geografia. Com a realização desse trabalho constatou-se que mesmo com as diretrizes e reformas para o ensino no país, ainda persistem algumas lacunas no ensino da Geografia Agrária, exigindo do professor a atenção necessária em fomentar a problematização e reflexão das questões que envolvem o campo, assim como a construção de uma postura e mentalidade cidadã e reflexiva por parte dos alunos.Since its insertion as a school discipline, at the beginning of the nineteenth century, the Geography had as its main objective, to form citizens. Throughout its trajectory, new directions have been taken, and it has ceased to be a merely descriptive science, assuming a critical and reflective posture. The contents worked in the classroom should take on a transforming character, allowing the construction of geographic thought. National Guidelines established parameters that would guide the content of the subject. Teacher training, together with classroom practice, should join the university with the school, resorting the teaching and learning process, as well as the citizen training. The purpose of this dissertation is to analyze the approach of the themes of Agrarian Geography in primary education from 6th to 9th grade and high school in Natal, in Rio Grande do Norte, as well as its contribution to the construction of geographic thought and citizen education. In order to reach this objective, methodological procedures were adopted for bibliographical research, analysis of official documents that guide the teaching in the country as the National Curricular Parameters (NCPs) and the National Curricular Common Base (NCCB), analysis of the didactic book and interview with the teachers of the public network of teaching. It is structured in three chapters, which will analyze: The themes of Agrarian Geography in basic education; The teachers of basic education geography from the public Natal network and its relations with NCPs, NCCB and the National Didatic Book Program; and finally, the teaching of agrarian geography in the public basic education network from Natal: practices and possibilities, which besides addressing the themes of Agrarian Geography, will propose a set of didactic sequences for the teaching of Geography. With the realization of this work, it was observed that even with the guidelines and reforms for education in the country, there are still some gaps in the teaching of Agrarian Geography, demanding from the teacher the necessary attention in fomenting the problematization and reflection of the questions that involve the field, as well as the construction of a posture and citizen mentality and reflexive on the part of the students.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino de geografia agráriaFormação docenteFormação cidadãRede pública de ensino de Natal-RNA geografia escolar e o agrário: o ensino de Geografia como possibilidade da formação cidadãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGeografiaescolaragrário_Queiroz_2019.pdf.txtGeografiaescolaragrário_Queiroz_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain478826https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27316/2/Geografiaescolaragr%c3%a1rio_Queiroz_2019.pdf.txt6ab34e07e906c5a440dbbac09ca2558eMD52THUMBNAILGeografiaescolaragrário_Queiroz_2019.pdf.jpgGeografiaescolaragrário_Queiroz_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27316/3/Geografiaescolaragr%c3%a1rio_Queiroz_2019.pdf.jpg4771988c8f51ef59260bb3fac764ccbbMD53ORIGINALGeografiaescolaragrário_Queiroz_2019.pdfapplication/pdf2402213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27316/1/Geografiaescolaragr%c3%a1rio_Queiroz_2019.pdf38ebd29e28408d5c40404121bb402e33MD51123456789/273162019-07-21 02:16:04.431oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27316Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-21T05:16:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Desde a sua inserção como disciplina escolar, no início do século XIX, a Geografia tinha como principal objetivo, formar cidadãos. Ao longo da sua trajetória, novos direcionamentos foram tomados, e a mesma deixou de ser uma ciência meramente descritiva, assumindo uma postura crítica e reflexiva. Os conteúdos trabalhados em sala de aula deveriam assumir um caráter transformador, permitindo a construção do pensamento geográfico. Diretrizes Nacionais estabeleceram parâmetros que norteariam a abordagem dos conteúdos da disciplina. A formação docente, juntamente com a prática de sala de aula, deverá aproximar a universidade e a escola, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem, assim como a formação cidadã. A presente dissertação tem por finalidade analisar a abordagem dos temas de Geografia Agrária no ensino básico de 6º ao 9º ano e ensino médio da rede pública de ensino na cidade do Natal/RN, assim como sua contribuição para construção do pensamento geográfico e formação cidadã. Para atingir esse objetivo, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais que norteam o ensino no país como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, análise do livro didático e entrevista com os docentes da rede pública de ensino. A mesma está estruturada em três capítulos, os quais analisam: Os temas de Geografia Agrária no ensino básico; Os professores de geografia do ensino básico da rede pública de Natal e suas relações com os PCNs, a Base Nacional Comum Curricular e o Programa Nacional do Livro Didático, e por fim, o ensino de geografia agrária na rede pública de ensino básico de Natal: práticas e possibilidades, que além de tratar dos temas da Geografia Agrária, irá propor um conjunto de sequências didáticas para o ensino de Geografia. Com a realização desse trabalho constatou-se que mesmo com as diretrizes e reformas para o ensino no país, ainda persistem algumas lacunas no ensino da Geografia Agrária, exigindo do professor a atenção necessária em fomentar a problematização e reflexão das questões que envolvem o campo, assim como a construção de uma postura e mentalidade cidadã e reflexiva por parte dos alunos. |
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