Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24566 |
Resumo: | Ler é uma habilidade fundamental para o sucesso na vida escolar e adulta. Para muitos indivíduos, os processos de decodificação da escrita e a compreensão leitora se desenvolvem paralelamente. Para outros, esses processos são dissociados, como é o caso de alguns educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam habilidades de decodificação da escrita superiores à compreensão leitora. Esses prejuízos podem acarretar dificuldades na aprendizagem. Nessa perspectiva, é fundamental o desenvolvimento de programas interventivos de leitura que possam minimizar, precocemente, os problemas de leitura evidenciados nessa população. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de uma adaptação do programa de intervenção leitora denominada RECALL (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) na compreensão oral da leitura de indivíduos com autismo. Participaram desta pesquisa uma criança com autismo, de 6 anos de idade e seu cuidador. O estudo, desenvolvido utilizando um delineamento intrasujeitos do tipo A-B (linha de base-intervenção) Follow-up, teve num primeiro momento como variável independente (VI) o programa de capacitação e como variável dependente (VD) o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto, por parte do cuidador. Em seguida, o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto se configurara como variável independente (VI) e as respostas da criança como variável dependente (VD). O cuidador participou de um programa de capacitação, onde aprendeu a fazer uso de diferentes estratégias interventivas com vistas a ampliar a compreensão oral da leitura da criança, aplicando-as em seguida, durante as rotinas de leitura em sua residência. As sessões foram videografadas e a frequência no uso das estratégias do programa por parte do cuidador e dos turnos comunicativos da criança (iniciativas e respostas) foram contabilizados. Uma análise qualitativa foi adicionalmente realizada. Os resultados evidenciaram ganhos quantitativos (aumento da frequência) no uso de algumas estratégias do programa adaptado do Recall por parte da mãe e ganhos qualitativos. Com relação à criança, os resultados mostraram ganhos qualitativos (engajamento na atividade) e, em menor magnitude, ganhos quantitativos (aumento de respostas corretas para algumas das estratégias do programa adaptado do Recall). Contribuições e limitações do estudo são discutidas. |
id |
UFRN_174b1dab205d8194de670b85fa8493e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24566 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Walter, Elizabeth Cynthiahttp://lattes.cnpq.br/8570208097843948https://orcid.org/0000-0001-8758-8916http://lattes.cnpq.br/1188086132826132Alves, Jefferson Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1834832958808690Gonçalves, Maria de Jesushttps://orcid.org/0000-0003-2580-485Xhttp://lattes.cnpq.br/1882493636300348Walter, Catia Crivelenti de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/4061818490832341Nunes, Leila Regina de Paulahttp://lattes.cnpq.br/3088935631734002Nunes, Débora Regina de Paula2018-01-18T11:43:36Z2018-01-18T11:43:36Z2017-07-31WALTER, Elizabeth Cynthia. Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. 2017. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24566Ler é uma habilidade fundamental para o sucesso na vida escolar e adulta. Para muitos indivíduos, os processos de decodificação da escrita e a compreensão leitora se desenvolvem paralelamente. Para outros, esses processos são dissociados, como é o caso de alguns educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam habilidades de decodificação da escrita superiores à compreensão leitora. Esses prejuízos podem acarretar dificuldades na aprendizagem. Nessa perspectiva, é fundamental o desenvolvimento de programas interventivos de leitura que possam minimizar, precocemente, os problemas de leitura evidenciados nessa população. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de uma adaptação do programa de intervenção leitora denominada RECALL (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) na compreensão oral da leitura de indivíduos com autismo. Participaram desta pesquisa uma criança com autismo, de 6 anos de idade e seu cuidador. O estudo, desenvolvido utilizando um delineamento intrasujeitos do tipo A-B (linha de base-intervenção) Follow-up, teve num primeiro momento como variável independente (VI) o programa de capacitação e como variável dependente (VD) o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto, por parte do cuidador. Em seguida, o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto se configurara como variável independente (VI) e as respostas da criança como variável dependente (VD). O cuidador participou de um programa de capacitação, onde aprendeu a fazer uso de diferentes estratégias interventivas com vistas a ampliar a compreensão oral da leitura da criança, aplicando-as em seguida, durante as rotinas de leitura em sua residência. As sessões foram videografadas e a frequência no uso das estratégias do programa por parte do cuidador e dos turnos comunicativos da criança (iniciativas e respostas) foram contabilizados. Uma análise qualitativa foi adicionalmente realizada. Os resultados evidenciaram ganhos quantitativos (aumento da frequência) no uso de algumas estratégias do programa adaptado do Recall por parte da mãe e ganhos qualitativos. Com relação à criança, os resultados mostraram ganhos qualitativos (engajamento na atividade) e, em menor magnitude, ganhos quantitativos (aumento de respostas corretas para algumas das estratégias do programa adaptado do Recall). Contribuições e limitações do estudo são discutidas.Reading is an essential skill for success at school and in adult life. For many individuals, the decoding processes and reading comprehension develop in parallel. For others, these processes are dissociated. Most students with Autism Spectrum Disorder (ASD) show better decoding than comprehension skills, which can lead to learning disabilities. In this perspective, it is essential to develop early reading intervention programs to diminish reading difficulties in this population. Therefore, the present study aims to evaluate the effects of an adapted version of the reading intervention program called Recall (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) on oral reading comprehension of individuals with ASD. Subjects of the study were a 6-year-old child with autism and his caretaker (mother). With them, we implemented a single-subject A-B (Baseline-Intervention) Follow- up design, in which the training program was taken as independent variable (IV) and the intervention program strategies used by the caretaker, taken as dependent variable (DV). Subsequently, the intervention program strategies by the caretaker was considered as independent variable (IV) and the child`s answers, as dependent variable (DV). Through training sessions, the caretaker learned to use different program strategies in order to expand the oral reading comprehension of the child. Such strategies were applied to the child during reading routines at his home. Sessions were videotaped and the frequency of use of each strategy by the mother, as well as the child`s communicative turns (initiatives and answers) were quantified. In addition, we carried out a qualitative analysis on the reading routines. Our results demonstrate both quantitative (frequency increment) and qualitative improvements in the use of certain Recall strategies by the caretaker. With respect to the child, we observed a quantitative improvement of smaller magnitude (increase of correct answers in some of the programs strategies) associated to a significant qualitative improvement (higher levels of activity engagement, longer sentences). Contributions and limitations of the study are discussed.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutismoCompreensão oral da leituraIntervenção precoceFamíliaOs efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txtElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain389816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/2/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txt3311d1840144fc6504ad9c2ee1e46e04MD52THUMBNAILElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/3/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgcd02fa18685a8e6df20f400dc144ee51MD53TEXTElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txtElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain389816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/2/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txt3311d1840144fc6504ad9c2ee1e46e04MD52THUMBNAILElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/3/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgcd02fa18685a8e6df20f400dc144ee51MD53ORIGINALElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdfElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdfapplication/pdf2810133https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/1/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf9f0f2f7bdccdeebbe235a8fcb3ab5effMD51123456789/245662022-05-25 17:52:04.936oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24566Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T20:52:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo |
title |
Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo |
spellingShingle |
Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo Walter, Elizabeth Cynthia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autismo Compreensão oral da leitura Intervenção precoce Família |
title_short |
Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo |
title_full |
Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo |
title_fullStr |
Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo |
title_full_unstemmed |
Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo |
title_sort |
Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo |
author |
Walter, Elizabeth Cynthia |
author_facet |
Walter, Elizabeth Cynthia |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8570208097843948 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8758-8916 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1188086132826132 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Alves, Jefferson Fernandes |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1834832958808690 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria de Jesus |
dc.contributor.referees2ID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2580-485X |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1882493636300348 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4061818490832341 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Nunes, Leila Regina de Paula |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3088935631734002 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Walter, Elizabeth Cynthia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Débora Regina de Paula |
contributor_str_mv |
Nunes, Débora Regina de Paula |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autismo Compreensão oral da leitura Intervenção precoce Família |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Compreensão oral da leitura Intervenção precoce Família |
description |
Ler é uma habilidade fundamental para o sucesso na vida escolar e adulta. Para muitos indivíduos, os processos de decodificação da escrita e a compreensão leitora se desenvolvem paralelamente. Para outros, esses processos são dissociados, como é o caso de alguns educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam habilidades de decodificação da escrita superiores à compreensão leitora. Esses prejuízos podem acarretar dificuldades na aprendizagem. Nessa perspectiva, é fundamental o desenvolvimento de programas interventivos de leitura que possam minimizar, precocemente, os problemas de leitura evidenciados nessa população. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de uma adaptação do programa de intervenção leitora denominada RECALL (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) na compreensão oral da leitura de indivíduos com autismo. Participaram desta pesquisa uma criança com autismo, de 6 anos de idade e seu cuidador. O estudo, desenvolvido utilizando um delineamento intrasujeitos do tipo A-B (linha de base-intervenção) Follow-up, teve num primeiro momento como variável independente (VI) o programa de capacitação e como variável dependente (VD) o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto, por parte do cuidador. Em seguida, o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto se configurara como variável independente (VI) e as respostas da criança como variável dependente (VD). O cuidador participou de um programa de capacitação, onde aprendeu a fazer uso de diferentes estratégias interventivas com vistas a ampliar a compreensão oral da leitura da criança, aplicando-as em seguida, durante as rotinas de leitura em sua residência. As sessões foram videografadas e a frequência no uso das estratégias do programa por parte do cuidador e dos turnos comunicativos da criança (iniciativas e respostas) foram contabilizados. Uma análise qualitativa foi adicionalmente realizada. Os resultados evidenciaram ganhos quantitativos (aumento da frequência) no uso de algumas estratégias do programa adaptado do Recall por parte da mãe e ganhos qualitativos. Com relação à criança, os resultados mostraram ganhos qualitativos (engajamento na atividade) e, em menor magnitude, ganhos quantitativos (aumento de respostas corretas para algumas das estratégias do programa adaptado do Recall). Contribuições e limitações do estudo são discutidas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-18T11:43:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-18T11:43:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WALTER, Elizabeth Cynthia. Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. 2017. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24566 |
identifier_str_mv |
WALTER, Elizabeth Cynthia. Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. 2017. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/2/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/3/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/2/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/3/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/1/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3311d1840144fc6504ad9c2ee1e46e04 cd02fa18685a8e6df20f400dc144ee51 3311d1840144fc6504ad9c2ee1e46e04 cd02fa18685a8e6df20f400dc144ee51 9f0f2f7bdccdeebbe235a8fcb3ab5eff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833006030880768 |