Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walter, Elizabeth Cynthia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24566
Resumo: Ler é uma habilidade fundamental para o sucesso na vida escolar e adulta. Para muitos indivíduos, os processos de decodificação da escrita e a compreensão leitora se desenvolvem paralelamente. Para outros, esses processos são dissociados, como é o caso de alguns educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam habilidades de decodificação da escrita superiores à compreensão leitora. Esses prejuízos podem acarretar dificuldades na aprendizagem. Nessa perspectiva, é fundamental o desenvolvimento de programas interventivos de leitura que possam minimizar, precocemente, os problemas de leitura evidenciados nessa população. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de uma adaptação do programa de intervenção leitora denominada RECALL (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) na compreensão oral da leitura de indivíduos com autismo. Participaram desta pesquisa uma criança com autismo, de 6 anos de idade e seu cuidador. O estudo, desenvolvido utilizando um delineamento intrasujeitos do tipo A-B (linha de base-intervenção) Follow-up, teve num primeiro momento como variável independente (VI) o programa de capacitação e como variável dependente (VD) o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto, por parte do cuidador. Em seguida, o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto se configurara como variável independente (VI) e as respostas da criança como variável dependente (VD). O cuidador participou de um programa de capacitação, onde aprendeu a fazer uso de diferentes estratégias interventivas com vistas a ampliar a compreensão oral da leitura da criança, aplicando-as em seguida, durante as rotinas de leitura em sua residência. As sessões foram videografadas e a frequência no uso das estratégias do programa por parte do cuidador e dos turnos comunicativos da criança (iniciativas e respostas) foram contabilizados. Uma análise qualitativa foi adicionalmente realizada. Os resultados evidenciaram ganhos quantitativos (aumento da frequência) no uso de algumas estratégias do programa adaptado do Recall por parte da mãe e ganhos qualitativos. Com relação à criança, os resultados mostraram ganhos qualitativos (engajamento na atividade) e, em menor magnitude, ganhos quantitativos (aumento de respostas corretas para algumas das estratégias do programa adaptado do Recall). Contribuições e limitações do estudo são discutidas.
id UFRN_174b1dab205d8194de670b85fa8493e2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24566
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Walter, Elizabeth Cynthiahttp://lattes.cnpq.br/8570208097843948https://orcid.org/0000-0001-8758-8916http://lattes.cnpq.br/1188086132826132Alves, Jefferson Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1834832958808690Gonçalves, Maria de Jesushttps://orcid.org/0000-0003-2580-485Xhttp://lattes.cnpq.br/1882493636300348Walter, Catia Crivelenti de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/4061818490832341Nunes, Leila Regina de Paulahttp://lattes.cnpq.br/3088935631734002Nunes, Débora Regina de Paula2018-01-18T11:43:36Z2018-01-18T11:43:36Z2017-07-31WALTER, Elizabeth Cynthia. Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. 2017. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24566Ler é uma habilidade fundamental para o sucesso na vida escolar e adulta. Para muitos indivíduos, os processos de decodificação da escrita e a compreensão leitora se desenvolvem paralelamente. Para outros, esses processos são dissociados, como é o caso de alguns educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam habilidades de decodificação da escrita superiores à compreensão leitora. Esses prejuízos podem acarretar dificuldades na aprendizagem. Nessa perspectiva, é fundamental o desenvolvimento de programas interventivos de leitura que possam minimizar, precocemente, os problemas de leitura evidenciados nessa população. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de uma adaptação do programa de intervenção leitora denominada RECALL (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) na compreensão oral da leitura de indivíduos com autismo. Participaram desta pesquisa uma criança com autismo, de 6 anos de idade e seu cuidador. O estudo, desenvolvido utilizando um delineamento intrasujeitos do tipo A-B (linha de base-intervenção) Follow-up, teve num primeiro momento como variável independente (VI) o programa de capacitação e como variável dependente (VD) o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto, por parte do cuidador. Em seguida, o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto se configurara como variável independente (VI) e as respostas da criança como variável dependente (VD). O cuidador participou de um programa de capacitação, onde aprendeu a fazer uso de diferentes estratégias interventivas com vistas a ampliar a compreensão oral da leitura da criança, aplicando-as em seguida, durante as rotinas de leitura em sua residência. As sessões foram videografadas e a frequência no uso das estratégias do programa por parte do cuidador e dos turnos comunicativos da criança (iniciativas e respostas) foram contabilizados. Uma análise qualitativa foi adicionalmente realizada. Os resultados evidenciaram ganhos quantitativos (aumento da frequência) no uso de algumas estratégias do programa adaptado do Recall por parte da mãe e ganhos qualitativos. Com relação à criança, os resultados mostraram ganhos qualitativos (engajamento na atividade) e, em menor magnitude, ganhos quantitativos (aumento de respostas corretas para algumas das estratégias do programa adaptado do Recall). Contribuições e limitações do estudo são discutidas.Reading is an essential skill for success at school and in adult life. For many individuals, the decoding processes and reading comprehension develop in parallel. For others, these processes are dissociated. Most students with Autism Spectrum Disorder (ASD) show better decoding than comprehension skills, which can lead to learning disabilities. In this perspective, it is essential to develop early reading intervention programs to diminish reading difficulties in this population. Therefore, the present study aims to evaluate the effects of an adapted version of the reading intervention program called Recall (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) on oral reading comprehension of individuals with ASD. Subjects of the study were a 6-year-old child with autism and his caretaker (mother). With them, we implemented a single-subject A-B (Baseline-Intervention) Follow- up design, in which the training program was taken as independent variable (IV) and the intervention program strategies used by the caretaker, taken as dependent variable (DV). Subsequently, the intervention program strategies by the caretaker was considered as independent variable (IV) and the child`s answers, as dependent variable (DV). Through training sessions, the caretaker learned to use different program strategies in order to expand the oral reading comprehension of the child. Such strategies were applied to the child during reading routines at his home. Sessions were videotaped and the frequency of use of each strategy by the mother, as well as the child`s communicative turns (initiatives and answers) were quantified. In addition, we carried out a qualitative analysis on the reading routines. Our results demonstrate both quantitative (frequency increment) and qualitative improvements in the use of certain Recall strategies by the caretaker. With respect to the child, we observed a quantitative improvement of smaller magnitude (increase of correct answers in some of the programs strategies) associated to a significant qualitative improvement (higher levels of activity engagement, longer sentences). Contributions and limitations of the study are discussed.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutismoCompreensão oral da leituraIntervenção precoceFamíliaOs efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txtElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain389816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/2/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txt3311d1840144fc6504ad9c2ee1e46e04MD52THUMBNAILElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/3/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgcd02fa18685a8e6df20f400dc144ee51MD53TEXTElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txtElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain389816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/2/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txt3311d1840144fc6504ad9c2ee1e46e04MD52THUMBNAILElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/3/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpgcd02fa18685a8e6df20f400dc144ee51MD53ORIGINALElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdfElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdfapplication/pdf2810133https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/1/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf9f0f2f7bdccdeebbe235a8fcb3ab5effMD51123456789/245662022-05-25 17:52:04.936oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24566Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T20:52:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
title Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
spellingShingle Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
Walter, Elizabeth Cynthia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Autismo
Compreensão oral da leitura
Intervenção precoce
Família
title_short Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
title_full Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
title_fullStr Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
title_full_unstemmed Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
title_sort Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
author Walter, Elizabeth Cynthia
author_facet Walter, Elizabeth Cynthia
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8570208097843948
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8758-8916
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1188086132826132
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1834832958808690
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gonçalves, Maria de Jesus
dc.contributor.referees2ID.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2580-485X
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1882493636300348
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4061818490832341
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nunes, Leila Regina de Paula
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3088935631734002
dc.contributor.author.fl_str_mv Walter, Elizabeth Cynthia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
contributor_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Autismo
Compreensão oral da leitura
Intervenção precoce
Família
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Compreensão oral da leitura
Intervenção precoce
Família
description Ler é uma habilidade fundamental para o sucesso na vida escolar e adulta. Para muitos indivíduos, os processos de decodificação da escrita e a compreensão leitora se desenvolvem paralelamente. Para outros, esses processos são dissociados, como é o caso de alguns educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam habilidades de decodificação da escrita superiores à compreensão leitora. Esses prejuízos podem acarretar dificuldades na aprendizagem. Nessa perspectiva, é fundamental o desenvolvimento de programas interventivos de leitura que possam minimizar, precocemente, os problemas de leitura evidenciados nessa população. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de uma adaptação do programa de intervenção leitora denominada RECALL (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) na compreensão oral da leitura de indivíduos com autismo. Participaram desta pesquisa uma criança com autismo, de 6 anos de idade e seu cuidador. O estudo, desenvolvido utilizando um delineamento intrasujeitos do tipo A-B (linha de base-intervenção) Follow-up, teve num primeiro momento como variável independente (VI) o programa de capacitação e como variável dependente (VD) o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto, por parte do cuidador. Em seguida, o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto se configurara como variável independente (VI) e as respostas da criança como variável dependente (VD). O cuidador participou de um programa de capacitação, onde aprendeu a fazer uso de diferentes estratégias interventivas com vistas a ampliar a compreensão oral da leitura da criança, aplicando-as em seguida, durante as rotinas de leitura em sua residência. As sessões foram videografadas e a frequência no uso das estratégias do programa por parte do cuidador e dos turnos comunicativos da criança (iniciativas e respostas) foram contabilizados. Uma análise qualitativa foi adicionalmente realizada. Os resultados evidenciaram ganhos quantitativos (aumento da frequência) no uso de algumas estratégias do programa adaptado do Recall por parte da mãe e ganhos qualitativos. Com relação à criança, os resultados mostraram ganhos qualitativos (engajamento na atividade) e, em menor magnitude, ganhos quantitativos (aumento de respostas corretas para algumas das estratégias do programa adaptado do Recall). Contribuições e limitações do estudo são discutidas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-18T11:43:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-18T11:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WALTER, Elizabeth Cynthia. Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. 2017. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24566
identifier_str_mv WALTER, Elizabeth Cynthia. Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. 2017. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/2/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/3/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/2/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/3/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24566/1/ElizabethCynthiaWalter_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3311d1840144fc6504ad9c2ee1e46e04
cd02fa18685a8e6df20f400dc144ee51
3311d1840144fc6504ad9c2ee1e46e04
cd02fa18685a8e6df20f400dc144ee51
9f0f2f7bdccdeebbe235a8fcb3ab5eff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833006030880768