Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luisa de Marilac de Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21547
Resumo: Esta tese propõe-se investigar a organização da EAA-RN (Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte) no período de 1909 a 1937, buscando compreender a sua materialidade, pelas incursões aos arquivos, pelas fontes selecionadas, pelo diálogo entre o entendimento de história das instituições educativas e seus agentes com a cultura escolar (ou práticas, na acepção de Roger Chartier). As fontes selecionadas foram: leis, decretos e regulamentos, mensagens dos governadores do Rio Grande do Norte, Relatórios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, correspondências e fotografias. Na análise das fontes documentais utilizamos as noções de agentes e sujeitos, em nossa pesquisa identificados como servidores e aprendizes/estudantes e cultura escolar. Compreendemos que houve um distanciamento entre o desejável, explicitado na legislação e o possível, revelado na cultura escolar/práticas educativas da instituição.
id UFRN_177f595b4daf54e3f87869578bec185a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21547
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Luisa de Marilac de CastroMenezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz deAzevedo, Crislane Barbosa deCavalcante, Ilane FerreiraNascimento, José Mateus doNunes, Maria Lúcia da SilvaBarbosa Júnior, Walter Pinheiro2017-01-02T19:48:31Z2017-01-02T19:48:31Z2016-02-29SILVA, Luisa de Marilac de Castro. Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937. 2016. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21547Esta tese propõe-se investigar a organização da EAA-RN (Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte) no período de 1909 a 1937, buscando compreender a sua materialidade, pelas incursões aos arquivos, pelas fontes selecionadas, pelo diálogo entre o entendimento de história das instituições educativas e seus agentes com a cultura escolar (ou práticas, na acepção de Roger Chartier). As fontes selecionadas foram: leis, decretos e regulamentos, mensagens dos governadores do Rio Grande do Norte, Relatórios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, correspondências e fotografias. Na análise das fontes documentais utilizamos as noções de agentes e sujeitos, em nossa pesquisa identificados como servidores e aprendizes/estudantes e cultura escolar. Compreendemos que houve um distanciamento entre o desejável, explicitado na legislação e o possível, revelado na cultura escolar/práticas educativas da instituição.In the first decades of the twentieth century, education began to occupy more and more space in the list of the republican government responsibilities. Following the principles of nationalism into force, the effort to educate the people gained more precise contours. In this context, the school plays an extremely important role and Craftsmen Apprentices Schools (EAA), in particular, take on the challenge of educating citizens useful to the nation, among the disadvantaged fortune. This work, entitled Between Desirable and possible: the School for Craftsmen of Rio Grande do Norte: 1909-1937, deals with the organization of these schools, located in Natal, considering the period from 1909, when they were created the EAA through Decree No. 7566 of September 23, until 1937, the year Capanema by Law 378 of 13 January, implemented a reform that, among other things, changed the name of the EAA, which began to call Lyceum Industrial. Our research aimed to investigate the process of organization of the School for Craftsmen of Rio Grande do Norte (EAA-RN), showing the relationship between what was proposed in the legislation and the actions taken in their daily lives. In this perspective, we seek to understand their materiality, the incursions to the files, the sources selected, the dialogue between the understanding of the history of educational institutions and their agents with the school culture. We defend the thesis that in Rio Grande do Norte, the School for Craftsmen contributed to the consolidation of the political-ideological project of construction of Brazilian nationality, to align the republican ideals that had in speech education and work as ingredients for construction of a modern country. However, their practices are aligned to the political and social project favoring elites as practiced strict discipline of disadvantaged fortune. In the analysis of documentary sources we base the thesis on theories of Justino Magalhães (2004), the use of agents and subject notions in our research identified as servers and learners / students. Along the way, the selected sources were: laws, decrees and regulations, posts of governors of Rio Grande do Norte, Ministry of Agriculture reports, Industry and Commerce, correspondence and photographs. In an attempt to approach the institutional routine, we still use the idea of school culture (Julia, 2014) or educational practices (Chartier, 1990).porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória das instituições educativasEducação escolarEnsino profissionalEntre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEntreDesejávelPossível_Silva_2016.pdfEntreDesejávelPossível_Silva_2016.pdfapplication/pdf1847214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/1/EntreDesej%c3%a1velPoss%c3%advel_Silva_2016.pdfea52497543da16d88cc40dca6b432269MD51TEXTLuisaDeMarilacDeCastroSilva_TESE.pdf.txtLuisaDeMarilacDeCastroSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain265953https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/4/LuisaDeMarilacDeCastroSilva_TESE.pdf.txt56ab8f5e3aee0087d7745e84eabc678cMD54EntreDesejávelPossível_Silva_2016.pdf.txtEntreDesejávelPossível_Silva_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain265943https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/6/EntreDesej%c3%a1velPoss%c3%advel_Silva_2016.pdf.txtf583b3a0d59742d8e63cce0e97c76021MD56THUMBNAILLuisaDeMarilacDeCastroSilva_TESE.pdf.jpgLuisaDeMarilacDeCastroSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2272https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/5/LuisaDeMarilacDeCastroSilva_TESE.pdf.jpg5d3bf2de61b114605efc2ef60c4f3aa9MD55EntreDesejávelPossível_Silva_2016.pdf.jpgEntreDesejávelPossível_Silva_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/7/EntreDesej%c3%a1velPoss%c3%advel_Silva_2016.pdf.jpg69aebc73e64dc6d6f4181ab3ec6a950cMD57123456789/215472019-06-23 02:16:44.667oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21547Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:16:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
title Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
spellingShingle Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
Silva, Luisa de Marilac de Castro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
História das instituições educativas
Educação escolar
Ensino profissional
title_short Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
title_full Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
title_fullStr Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
title_full_unstemmed Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
title_sort Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
author Silva, Luisa de Marilac de Castro
author_facet Silva, Luisa de Marilac de Castro
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Nunes, Maria Lúcia da Silva
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luisa de Marilac de Castro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
História das instituições educativas
Educação escolar
Ensino profissional
dc.subject.por.fl_str_mv História das instituições educativas
Educação escolar
Ensino profissional
description Esta tese propõe-se investigar a organização da EAA-RN (Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte) no período de 1909 a 1937, buscando compreender a sua materialidade, pelas incursões aos arquivos, pelas fontes selecionadas, pelo diálogo entre o entendimento de história das instituições educativas e seus agentes com a cultura escolar (ou práticas, na acepção de Roger Chartier). As fontes selecionadas foram: leis, decretos e regulamentos, mensagens dos governadores do Rio Grande do Norte, Relatórios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, correspondências e fotografias. Na análise das fontes documentais utilizamos as noções de agentes e sujeitos, em nossa pesquisa identificados como servidores e aprendizes/estudantes e cultura escolar. Compreendemos que houve um distanciamento entre o desejável, explicitado na legislação e o possível, revelado na cultura escolar/práticas educativas da instituição.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-02T19:48:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-02T19:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luisa de Marilac de Castro. Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937. 2016. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21547
identifier_str_mv SILVA, Luisa de Marilac de Castro. Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937. 2016. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/1/EntreDesej%c3%a1velPoss%c3%advel_Silva_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/4/LuisaDeMarilacDeCastroSilva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/6/EntreDesej%c3%a1velPoss%c3%advel_Silva_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/5/LuisaDeMarilacDeCastroSilva_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21547/7/EntreDesej%c3%a1velPoss%c3%advel_Silva_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea52497543da16d88cc40dca6b432269
56ab8f5e3aee0087d7745e84eabc678c
f583b3a0d59742d8e63cce0e97c76021
5d3bf2de61b114605efc2ef60c4f3aa9
69aebc73e64dc6d6f4181ab3ec6a950c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117784590614528