Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Louise Lira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46116
Resumo: Elegendo como objeto de estudo a ação de gamificação da McDonald’s Brasil no Mapa Méqui 1000, operacionalizada e ambientada no jogo virtual Minecraft, a presente monografia tem como objetivo analisar o esforço da referida marca alimentícia ao apropriar-se do universo game, retratando sua ação por meio de uma livestream apresentada por Marco Túlio em seu canal no YouTube - o AuthenticGames, um dos maiores do país voltado a jogos e pertencente ao próprio youtuber. A revisão teórica apropria-se de conceitos como cultura de convergência e de conexão, apresentados por Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford; narrativa ficcional, desenvolvida por João Carrascoza, além de autores correlatos à publicidade. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve uma netnografia em mídias sociais com base em Fernanda Carrera, Robert Kozinets e Débora Zanini. Como resultado da análise da ação digital publicitária da McDonald’s Brasil no universo dos games, nota-se a atenção da marca em aproximar-se de manifestações midiáticas contemporâneas, a fim de criar soluções comunicacionais originais e efetivamente persuasivas, em busca de um diálogo próximo com o público e contribuinte para o fortalecimento da marca em âmbito institucional e mercadológico.
id UFRN_183a9e3c1ac1619237fe80c9218111dd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46116
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lopes, Louise Lirahttp://lattes.cnpq.br/1202739681890893Chacel, Marcela Costa da CunhaOliveira, Raquel AssunçãoCarvalho, Breno da Silva2022-02-21T14:29:25Z2022-02-21T14:29:25Z2022-02-03LOPES, Louise Lira. Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao méqui 1000 no Minecraft. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46116Elegendo como objeto de estudo a ação de gamificação da McDonald’s Brasil no Mapa Méqui 1000, operacionalizada e ambientada no jogo virtual Minecraft, a presente monografia tem como objetivo analisar o esforço da referida marca alimentícia ao apropriar-se do universo game, retratando sua ação por meio de uma livestream apresentada por Marco Túlio em seu canal no YouTube - o AuthenticGames, um dos maiores do país voltado a jogos e pertencente ao próprio youtuber. A revisão teórica apropria-se de conceitos como cultura de convergência e de conexão, apresentados por Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford; narrativa ficcional, desenvolvida por João Carrascoza, além de autores correlatos à publicidade. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve uma netnografia em mídias sociais com base em Fernanda Carrera, Robert Kozinets e Débora Zanini. Como resultado da análise da ação digital publicitária da McDonald’s Brasil no universo dos games, nota-se a atenção da marca em aproximar-se de manifestações midiáticas contemporâneas, a fim de criar soluções comunicacionais originais e efetivamente persuasivas, em busca de um diálogo próximo com o público e contribuinte para o fortalecimento da marca em âmbito institucional e mercadológico.Electing as object of study the gamification action of McDonald's Brazil on the Map Méqui 1000, operationalized and set in the virtual game Minecraft, this monograph aims to analyze the effort of that food brand to appropriate the game universe, portraying his action through a livestream presented by Marco Túlio on his YouTube channel - the AuthenticGames, one of the largest in the country focused on games and owned by the youtuber himself. The theoretical review appropriates concepts such as convergence and connection culture, presented by Henry Jenkins, Joshua Green and Sam Ford; fictional narrative, developed by João Carrascoza, and authors related to advertising. Methodologically, the research develops a netnography in social media based on Fernanda Carrera, Robert Kozinets and Débora Zanini. As a result of the analysis of the digital advertising action of McDonald's Brazil in the universe of games, the attention of the brand in approaching contemporary media manifestations is noted, in order to create original and effectively persuasive communicational solutions, in search of a close dialogue with the public and contributor to the strengthening of the brand in institutional and marketing scope.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialPublicidadeJogosMinecraftRedes SociaisPublicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46116/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALPublicidadeAdvergame_Lopes_2022.pdfPublicidadeAdvergame_Lopes_2022.pdfapplication/pdf10175863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46116/1/PublicidadeAdvergame_Lopes_2022.pdfebe75b08079d0e3aa00d08de6cdd3bfcMD51123456789/461162023-01-12 17:17:35.866oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46116Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:17:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
title Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
spellingShingle Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
Lopes, Louise Lira
Publicidade
Jogos
Minecraft
Redes Sociais
title_short Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
title_full Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
title_fullStr Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
title_full_unstemmed Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
title_sort Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
author Lopes, Louise Lira
author_facet Lopes, Louise Lira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1202739681890893
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Louise Lira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Jogos
Minecraft
Redes Sociais
topic Publicidade
Jogos
Minecraft
Redes Sociais
description Elegendo como objeto de estudo a ação de gamificação da McDonald’s Brasil no Mapa Méqui 1000, operacionalizada e ambientada no jogo virtual Minecraft, a presente monografia tem como objetivo analisar o esforço da referida marca alimentícia ao apropriar-se do universo game, retratando sua ação por meio de uma livestream apresentada por Marco Túlio em seu canal no YouTube - o AuthenticGames, um dos maiores do país voltado a jogos e pertencente ao próprio youtuber. A revisão teórica apropria-se de conceitos como cultura de convergência e de conexão, apresentados por Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford; narrativa ficcional, desenvolvida por João Carrascoza, além de autores correlatos à publicidade. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve uma netnografia em mídias sociais com base em Fernanda Carrera, Robert Kozinets e Débora Zanini. Como resultado da análise da ação digital publicitária da McDonald’s Brasil no universo dos games, nota-se a atenção da marca em aproximar-se de manifestações midiáticas contemporâneas, a fim de criar soluções comunicacionais originais e efetivamente persuasivas, em busca de um diálogo próximo com o público e contribuinte para o fortalecimento da marca em âmbito institucional e mercadológico.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T14:29:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T14:29:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Louise Lira. Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao méqui 1000 no Minecraft. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46116
identifier_str_mv LOPES, Louise Lira. Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao méqui 1000 no Minecraft. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46116/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46116/1/PublicidadeAdvergame_Lopes_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
ebe75b08079d0e3aa00d08de6cdd3bfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833066925883392