Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraft
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46116 |
Resumo: | Elegendo como objeto de estudo a ação de gamificação da McDonald’s Brasil no Mapa Méqui 1000, operacionalizada e ambientada no jogo virtual Minecraft, a presente monografia tem como objetivo analisar o esforço da referida marca alimentícia ao apropriar-se do universo game, retratando sua ação por meio de uma livestream apresentada por Marco Túlio em seu canal no YouTube - o AuthenticGames, um dos maiores do país voltado a jogos e pertencente ao próprio youtuber. A revisão teórica apropria-se de conceitos como cultura de convergência e de conexão, apresentados por Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford; narrativa ficcional, desenvolvida por João Carrascoza, além de autores correlatos à publicidade. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve uma netnografia em mídias sociais com base em Fernanda Carrera, Robert Kozinets e Débora Zanini. Como resultado da análise da ação digital publicitária da McDonald’s Brasil no universo dos games, nota-se a atenção da marca em aproximar-se de manifestações midiáticas contemporâneas, a fim de criar soluções comunicacionais originais e efetivamente persuasivas, em busca de um diálogo próximo com o público e contribuinte para o fortalecimento da marca em âmbito institucional e mercadológico. |
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Lopes, Louise Lirahttp://lattes.cnpq.br/1202739681890893Chacel, Marcela Costa da CunhaOliveira, Raquel AssunçãoCarvalho, Breno da Silva2022-02-21T14:29:25Z2022-02-21T14:29:25Z2022-02-03LOPES, Louise Lira. Publicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao méqui 1000 no Minecraft. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46116Elegendo como objeto de estudo a ação de gamificação da McDonald’s Brasil no Mapa Méqui 1000, operacionalizada e ambientada no jogo virtual Minecraft, a presente monografia tem como objetivo analisar o esforço da referida marca alimentícia ao apropriar-se do universo game, retratando sua ação por meio de uma livestream apresentada por Marco Túlio em seu canal no YouTube - o AuthenticGames, um dos maiores do país voltado a jogos e pertencente ao próprio youtuber. A revisão teórica apropria-se de conceitos como cultura de convergência e de conexão, apresentados por Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford; narrativa ficcional, desenvolvida por João Carrascoza, além de autores correlatos à publicidade. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve uma netnografia em mídias sociais com base em Fernanda Carrera, Robert Kozinets e Débora Zanini. Como resultado da análise da ação digital publicitária da McDonald’s Brasil no universo dos games, nota-se a atenção da marca em aproximar-se de manifestações midiáticas contemporâneas, a fim de criar soluções comunicacionais originais e efetivamente persuasivas, em busca de um diálogo próximo com o público e contribuinte para o fortalecimento da marca em âmbito institucional e mercadológico.Electing as object of study the gamification action of McDonald's Brazil on the Map Méqui 1000, operationalized and set in the virtual game Minecraft, this monograph aims to analyze the effort of that food brand to appropriate the game universe, portraying his action through a livestream presented by Marco Túlio on his YouTube channel - the AuthenticGames, one of the largest in the country focused on games and owned by the youtuber himself. The theoretical review appropriates concepts such as convergence and connection culture, presented by Henry Jenkins, Joshua Green and Sam Ford; fictional narrative, developed by João Carrascoza, and authors related to advertising. Methodologically, the research develops a netnography in social media based on Fernanda Carrera, Robert Kozinets and Débora Zanini. As a result of the analysis of the digital advertising action of McDonald's Brazil in the universe of games, the attention of the brand in approaching contemporary media manifestations is noted, in order to create original and effectively persuasive communicational solutions, in search of a close dialogue with the public and contributor to the strengthening of the brand in institutional and marketing scope.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialPublicidadeJogosMinecraftRedes SociaisPublicidade e advergame: ação da Mcdonald's em visita ao Méqui 1000 no Minecraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46116/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALPublicidadeAdvergame_Lopes_2022.pdfPublicidadeAdvergame_Lopes_2022.pdfapplication/pdf10175863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46116/1/PublicidadeAdvergame_Lopes_2022.pdfebe75b08079d0e3aa00d08de6cdd3bfcMD51123456789/461162023-01-12 17:17:35.866oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:17:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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