Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Isis Nobre
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57791
Resumo: O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. O ensino baseado em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nesses ambientes, surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas: 1) análise documental de protocolos e diretrizes para a elaboração da matriz de competências inicial semiestruturada; 2) construção coletiva da matriz de competências final através do método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores e as competências para o primeiro ano de Residência Médica. A maior taxa de discordância ocorreu entre os métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos.
id UFRN_e5c545e26a3f288a9b2bd404f7b1e358
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57791
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Isis Nobrehttp://lattes.cnpq.br/5303691662035807https://orcid.org/0000-0002-8765-8571http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Diniz, Rosiane Viana ZuzaTertulino, Franklin de FreitasDiniz Júnior, JoséVilar, Maria José Pereira2024-03-05T23:22:49Z2024-03-05T23:22:49Z2023-12-12DANTAS, Isis Nobre. Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Orientadora: Dra. Maria José Pereira Vilar. 2023. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57791O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. O ensino baseado em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nesses ambientes, surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas: 1) análise documental de protocolos e diretrizes para a elaboração da matriz de competências inicial semiestruturada; 2) construção coletiva da matriz de competências final através do método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores e as competências para o primeiro ano de Residência Médica. A maior taxa de discordância ocorreu entre os métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos.The medical training process in Brazil and around the world has been improving in recent decades, mainly due to changes in the structure of medical curriculum. Competency-based teaching has been the main focus of curricular changes, both at undergraduate and postgraduate levels, as it strives for quality training results. These are the objectives that every student must achieve at the end of the course, with the preceptor as an indispensable agent in this process when taking on the challenge of combining teaching with care work. To standardize the training process in these environments, there is a need to develop competency matrices for each specialty. The Medical Residency Programs in Radiology and Imaging Diagnosis (PRM-RDI) encompass several subspecialties, including Ultrasonography, which has peculiar characteristics. In this context, there is a lack of clarity regarding specific competencies for Ultrasonography. This study sought to determine the Ultrasonography Competency Matrix for the PRM-RDI of the Onofre Lopes University Hospital of the Federal University of Rio Grande do Norte. It is an exploratory descriptive study that had the participation of nine preceptors and was developed in two stages: 1) documentary analysis of protocols and guidelines for the preparation of the initial semi-structured competency matrix; 2) collective construction of the final competency matrix using the Delphi method. After three rounds of interactive questionnaires between November 2022 and April 2023, with closed and open questions, a consensus of participants' opinions was reached and the final competency matrix was obtained. Coherence was observed between the quantitative aspect of the answers to the closed questions and the opinions of the participants in the open questions. The highest rate of agreement occurred between general competencies, with its teaching methods, specific competencies in the medical areas that are most developed by preceptors, and competencies for the first year of Medical Residency. The highest rate of disagreement occurred between assessment methods and in some activities with little or no training opportunities. The final competency matrix was constructed respecting the requirements of official guidelines established in the area of diagnostic imaging and the particularities of practice scenarios, valuing the actors involved.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação baseada em competênciasUltrassonografiaResidência médicaCurrículoEnsinoMatriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMatrizcompetenciasarea_Dantas_2023.pdfapplication/pdf3680747https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57791/1/Matrizcompetenciasarea_Dantas_2023.pdfd9b2a52a8ac6fb8669e6a1a13eb5fda7MD51123456789/577912024-03-05 20:23:20.012oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57791Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-05T23:23:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
spellingShingle Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Dantas, Isis Nobre
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação baseada em competências
Ultrassonografia
Residência médica
Currículo
Ensino
title_short Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title_full Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title_fullStr Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title_full_unstemmed Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title_sort Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
author Dantas, Isis Nobre
author_facet Dantas, Isis Nobre
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5303691662035807
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8765-8571
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4265369922470937
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Tertulino, Franklin de Freitas
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Diniz Júnior, José
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Isis Nobre
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vilar, Maria José Pereira
contributor_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
Vilar, Maria José Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação baseada em competências
Ultrassonografia
Residência médica
Currículo
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação baseada em competências
Ultrassonografia
Residência médica
Currículo
Ensino
description O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. O ensino baseado em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nesses ambientes, surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas: 1) análise documental de protocolos e diretrizes para a elaboração da matriz de competências inicial semiestruturada; 2) construção coletiva da matriz de competências final através do método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores e as competências para o primeiro ano de Residência Médica. A maior taxa de discordância ocorreu entre os métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-05T23:22:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-05T23:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Isis Nobre. Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Orientadora: Dra. Maria José Pereira Vilar. 2023. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57791
identifier_str_mv DANTAS, Isis Nobre. Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Orientadora: Dra. Maria José Pereira Vilar. 2023. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57791/1/Matrizcompetenciasarea_Dantas_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9b2a52a8ac6fb8669e6a1a13eb5fda7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117766593904640