Fatores de movimento de Laban na análise de roteiros de audiodescrição de videodanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria da Conceição Barros de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49969
Resumo: O acesso ao entretenimento, à cultura e à arte em suas diversas linguagens, nos mais variados contextos, deve ser oportunizado a todos. A disponibilização de trabalhos artísticos por meio de meios audiovisuais e virtuais é uma crescente, dentre esses trabalhos apresentam-se as videodanças. Diante disso, faz-se necessário pensar em estratégias que possibilitem a apreciação dessa forma de arte híbrida, sobretudo, por pessoas com deficiência visual. Sendo assim, o objeto de estudo da presente pesquisa é a análise de roteiros de audiodescrição de videodanças, considerando os fatores de movimento de Laban e a utilização destes para a criação de roteiros de audiodescrição para videodanças. A Audiodescrição é uma modalidade de tradução intersemiótica e um recurso de acessibilidade comunicacional que transforma o visual em verbal, podendo contribuir para o entendimento de pessoas com deficiência visual, intelectual, baixa visão, dislexia e idosos. E os fatores do movimento são parâmetros por meio dos quais Laban buscou codificar as características gerais e comuns a qualquer movimento. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, configurando-se como estudo de caso, de natureza descritivo-exploratória. O corpus da investigação constituiu-se dos roteiros de três videodanças, Zero gravity, Solarliod e Heart of stone, apresentadas na Mostra Internacional de Videodança com Audiodescrição, realizada durante o primeiro semestre de 2021, com exibição gratuita no Youtube e em redes sociais da Companhia Artesãos do Corpo, Centro de Referência da Dança (SP) e Ver com Palavras. Os sujeitos da pesquisa foram a audiodescritora dos roteiros originais, o audiodescritor consultor e um grupo focal constituído por quatro voluntários com deficiência visual e/ou com baixa visão. Partindo da análise dos roteiros, com base nos parâmetros do movimento de Laban, as versões das videodanças com audiodescrição analisadas foram apresentadas ao grupo focal, com os roteiros originais. Posteriormente, foram reelaborados os roteiros, a partir da apreensão da percepção do grupo focal, com o apoio do audiodescritor consultor. Espera-se que essa pesquisa contribua para a ampliação dos estudos acerca da contribuição dos parâmetros do movimento de Laban para a elaboração de roteiros de audiodescrição para videodança, em seus mais diversos meios de apresentação.
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Diante disso, faz-se necessário pensar em estratégias que possibilitem a apreciação dessa forma de arte híbrida, sobretudo, por pessoas com deficiência visual. Sendo assim, o objeto de estudo da presente pesquisa é a análise de roteiros de audiodescrição de videodanças, considerando os fatores de movimento de Laban e a utilização destes para a criação de roteiros de audiodescrição para videodanças. A Audiodescrição é uma modalidade de tradução intersemiótica e um recurso de acessibilidade comunicacional que transforma o visual em verbal, podendo contribuir para o entendimento de pessoas com deficiência visual, intelectual, baixa visão, dislexia e idosos. E os fatores do movimento são parâmetros por meio dos quais Laban buscou codificar as características gerais e comuns a qualquer movimento. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, configurando-se como estudo de caso, de natureza descritivo-exploratória. O corpus da investigação constituiu-se dos roteiros de três videodanças, Zero gravity, Solarliod e Heart of stone, apresentadas na Mostra Internacional de Videodança com Audiodescrição, realizada durante o primeiro semestre de 2021, com exibição gratuita no Youtube e em redes sociais da Companhia Artesãos do Corpo, Centro de Referência da Dança (SP) e Ver com Palavras. Os sujeitos da pesquisa foram a audiodescritora dos roteiros originais, o audiodescritor consultor e um grupo focal constituído por quatro voluntários com deficiência visual e/ou com baixa visão. Partindo da análise dos roteiros, com base nos parâmetros do movimento de Laban, as versões das videodanças com audiodescrição analisadas foram apresentadas ao grupo focal, com os roteiros originais. Posteriormente, foram reelaborados os roteiros, a partir da apreensão da percepção do grupo focal, com o apoio do audiodescritor consultor. Espera-se que essa pesquisa contribua para a ampliação dos estudos acerca da contribuição dos parâmetros do movimento de Laban para a elaboração de roteiros de audiodescrição para videodança, em seus mais diversos meios de apresentação.Access to entertainment, culture, and art in their various languages, in the most varied contexts, must be given to everyone. The availability of artistic works through audiovisual and virtual means is increasing, among these works are videodances. Because of this, it’s necessary to think of strategies that allow the appreciation of this hybrid art form, above all, by people with visual impairments. Therefore, the object of study of this research is the analysis of audio description scripts for videodances, considering Laban's movement factors and their use to create audio description scripts for videodances. Audio description is a modality of intersemiotic translation and a communicational accessibility resource that transforms the visual into verbal and can contribute to the understanding of people with visual, intellectual, low vision, dyslexia, and elderly people. And the movement factors are parameters through which Laban sought to codify the general and common characteristics of any movement. This is an investigation of a qualitative nature, configuring itself as a case study, of a descriptiveexploratory nature. The research corpus consisted of the scripts of three videodances, Zero Gravity, Solarliod and Heart of Stone, presented at the International Videodance Show with Audio Description, held during the first half of 2021, with the free exhibition on Youtube and in the social networks of Companhia Artesãos do Corpo, Centro de Referência da Dança (SP) and Ver com Palavras. The research subjects were the audio-descriptor of the original scripts, the consulting audio-descriptor, and a focus group consisting of four visually impaired and/or low-vision volunteers. Starting from the analysis of the scripts, based on the parameters of Laban's movement, the versions of the videodances with audiodescription that were analyzed were presented to the focus group, with the original scripts. Subsequently, the scripts were re-elaborated, based on the perception of the focus group, with the support of the audiodescriptor consultant. It is hoped that this research will contribute to the expansion of studies on the contribution of the parameters of Laban's movement to the elaboration of audio description scripts for video dance, in its most diverse means of presentation.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAudiodescriçãoVideodançaDançaAcessibilidadeDeficiência visualFatores de movimento de Laban na análise de roteiros de audiodescrição de videodançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFatoresmovimentoLaban_Souza_2022.pdfapplication/pdf5058756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49969/1/FatoresmovimentoLaban_Souza_2022.pdf99b4afd065a909d2ca6b42f2c1e56976MD51123456789/499692022-12-05 09:36:04.687oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49969Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-05T12:36:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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