Fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26362 |
Resumo: | O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. As informações provenientes desse acompanhamento podem ser aproveitadas para decisões no âmbito do curso. A partir da observação de poucas informações acessíveis na coordenação do curso de Pedagogia presencial com o acompanhamento dessa atividade, buscou-se, nesta pesquisa, estabelecer um fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório, inserido no contexto de uma Política da Informação. Para isso, foram definidos os objetivos específicos: caracterizar os professores orientadores do estágio não obrigatório, descrever como os professores orientadores realizam as etapas do fluxo de acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar, junto aos sujeitos da pesquisa, elementos de melhoria para o fluxo de informações no contexto de uma política de informação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e classificada como descritiva. O método de investigação adotado foi o estruturalista, partindo de um fenômeno existente, que é o acompanhamento do estágio não obrigatório, com a pretensão de construir um modelo a partir de vivências e perspectivas dos próprios sujeitos, possível de ser concretamente aplicável. Os sujeitos do estudo foram professores orientadores do curso de Pedagogia presencial, supervisores de instituições concedentes e alunos com experiência em estágio não obrigatório, definidos por amostragem não probabilística, por conveniência. Como técnica de coleta de dados adotou-se entrevista semiestruturada. Os dados coletados com a realização de 31 entrevistas foram analisados com base na Análise de Conteúdo, alcançando oito categorias finais. A pesquisa confirmou a necessidade de um novo modelo de fluxo informacional para suprir todas as necessidades de informação dos professores orientadores. Assim, foi elaborada uma proposta de fluxo de informações do acompanhamento do estágio não obrigatório, baseado no modelo de Beal (2004). Sugere-se esse fluxo como parte de uma resolução, inserida, portanto, em um instrumento de Política da Informação, para implantação na coordenação do curso. |
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Rocha, Teresinha Pereira daSilva, Lenina Lopes SoaresMoreira, Luciana de AlbuquerqueBarbosa Neto, Pedro Alves2018-12-13T23:16:53Z2018-12-13T23:16:53Z2018-08-31ROCHA, Teresinha Pereira da. Fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26362O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. As informações provenientes desse acompanhamento podem ser aproveitadas para decisões no âmbito do curso. A partir da observação de poucas informações acessíveis na coordenação do curso de Pedagogia presencial com o acompanhamento dessa atividade, buscou-se, nesta pesquisa, estabelecer um fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório, inserido no contexto de uma Política da Informação. Para isso, foram definidos os objetivos específicos: caracterizar os professores orientadores do estágio não obrigatório, descrever como os professores orientadores realizam as etapas do fluxo de acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar, junto aos sujeitos da pesquisa, elementos de melhoria para o fluxo de informações no contexto de uma política de informação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e classificada como descritiva. O método de investigação adotado foi o estruturalista, partindo de um fenômeno existente, que é o acompanhamento do estágio não obrigatório, com a pretensão de construir um modelo a partir de vivências e perspectivas dos próprios sujeitos, possível de ser concretamente aplicável. Os sujeitos do estudo foram professores orientadores do curso de Pedagogia presencial, supervisores de instituições concedentes e alunos com experiência em estágio não obrigatório, definidos por amostragem não probabilística, por conveniência. Como técnica de coleta de dados adotou-se entrevista semiestruturada. Os dados coletados com a realização de 31 entrevistas foram analisados com base na Análise de Conteúdo, alcançando oito categorias finais. A pesquisa confirmou a necessidade de um novo modelo de fluxo informacional para suprir todas as necessidades de informação dos professores orientadores. Assim, foi elaborada uma proposta de fluxo de informações do acompanhamento do estágio não obrigatório, baseado no modelo de Beal (2004). Sugere-se esse fluxo como parte de uma resolução, inserida, portanto, em um instrumento de Política da Informação, para implantação na coordenação do curso.The non-compulsory supervised internship is an activity that is part of the professional training of many graduate students and requires the accompaniment of the guider teacher the educational institution. The information from this accompaniment can be used for decisions within the course. From the observation of little information accessible in the coordination of the course of presential Pedagogy with the accompaniment of this activity, it was intended, in this research, to establish an informational flow of accompaniment of the non-compulsory supervised internship, inserted in the context of an Information Policy. For this, the specific objectives were defined: characterize non-compulsory internship guider teachers, describe how guider teachers perform the follow-up flow stages of the noncompulsory internship and identify, with interviewed, elements of improvement for the flow of information in the context of an information policy. It is an applied research, with qualitative approach and classified as descriptive. The method of investigation adopted was the structuralist, starting from an existing phenomenon, which is the follow-up of the non-compulsory internship, with the pretension of constructing a model based on the subjects' own experiences and perspectives, and which can be concretely applied. The subjects of the study were guider teachers of the Pedagogy course, supervisors of granting institutions and students with non-compulsory internship experience, defined by non-probabilistic sampling, for convenience. As data collection technique a semi-structured interview was adopted. The data collected with the accomplishment of 31 interviews were analyzed based on Content Analysis, reaching eight final categories. The research confirmed the need for a new information flow model to meet all the information needs of the guider teachers. Thus, a proposal for the flow of information of the follow-up of the non-compulsory intership, based on the Beal (2004) model, was elaborated. This flow is suggested as part of a resolution, inserted, therefore, into an Information Policy instrument, for implementation in the coordination of the course.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOEstágio não obrigatórioPedagogiaGestão da informaçãoPolítica da informaçãoFluxo de informaçõesFluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFluxoinformacionalacompanhamento_Rocha_2018.pdf.txtFluxoinformacionalacompanhamento_Rocha_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain344945https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26362/2/Fluxoinformacionalacompanhamento_Rocha_2018.pdf.txtfdef84932adc00f08871a1bb28e848acMD52THUMBNAILFluxoinformacionalacompanhamento_Rocha_2018.pdf.jpgFluxoinformacionalacompanhamento_Rocha_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2819https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26362/3/Fluxoinformacionalacompanhamento_Rocha_2018.pdf.jpga26bf47c578898e923d0f1fb262cea27MD53ORIGINALFluxoinformacionalacompanhamento_Rocha_2018.pdfapplication/pdf1344182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26362/1/Fluxoinformacionalacompanhamento_Rocha_2018.pdf444f5cd76ec8859a9f4e8b8c2defc998MD51123456789/263622019-01-30 10:11:07.43oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T13:11:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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